Quais acessórios são essenciais para organizar a papelada do seu home office?

Trabalhar em casa é o sonho de muita gente, mas muitos quanto têm a oportunidade acabam perdidos em meio à papelada e à rotina diferente de organização. Por isso, é preciso ter em mente que alguns acessórios para organizar o home office são essenciais.

Seja você um iniciante no mundo do trabalho remoto ou mesmo alguém já com uma ampla experiência nisso, sem as ferramentas adequadas é bem provável que em pouco tempo o seu cômodo vire uma bagunça. Mas fique calmo: resolver isso é bastante simples se você tiver à mão alguns dos itens que vamos sugerir logo abaixo.

1. Organizadores móveis

Uma mesa de trabalho limpa e que contém apenas os itens necessários para a execução das suas tarefas é o primeiro passo para se tornar mais produtivo. Evite acumular papéis e objetos que tenham pouca serventia. Ambientes de trabalho poluídos contribuem para aumentar os níveis de estresse e para que você perca tempo procurando o que realmente importa.

Uma boa dica é recorrer às caixas organizadoras. Com elas, fica muito mais fácil guardar coisas que não precisam estar ocupando espaço na mesa. Além disso, recomendamos o uso de caixas, cestos, pastas, arquivos e porta-objetos. Tudo isso contribui para que cada coisa fique no seu devido lugar e a bagunça não tome conta do seu ambiente de trabalho.

2. Armários e gaveteiros

Armários e gaveteiros são outros grandes aliados da organização em home office. Tenha em mente que, em um escritório na sua casa, a frequência de limpeza provavelmente será menor do que em um ambiente corporativo e por essa razão é muito fácil se perder em meio à bagunça. É melhor não facilitar e ter um lugar para guardar aquilo que não é utilizado diariamente.

Pastas, arquivos-mortos e material de escritório, por exemplo, podem muito bem ser acomodados em uma gaveta ao invés de ficarem sobre uma mesa. Gaveteiros também são muito bem-vindos para guardar pastas com documentos de consulta rápida e notas fiscais. Crie a consciência de que cada coisa deve ter o seu devido lugar.

3. Mesas e cadeiras adequadas

A partir do momento que você decide montar um home office, é fundamental que você deixe o improviso de lado e foque em mesas adequadas para trabalhar. Mesas emprestadas de outros cômodos da casa ou cadeiras da mesa da cozinha certamente não são as mais adequadas para o trabalho. Além disso, trazer itens de outras partes da casa para o escritório contribui bastante para a desorganização.

A sua cadeira é um item essencial. É nela que você passará a maior parte do tempo, portanto não vale a pena economizar nesse item. Escolha o modelo mais confortável possível e que se adapte melhor às suas necessidades. No caso da mesa, certifique-se que ela é durável e tem a altura e o tamanho ideal para seu notebook, monitor ou desktop.

4. Tenha um quadro para organizar seus lembretes

Muitas pessoas enchem as laterais do monitor com post-its para lembretes. Isso pode até funcionar se você tiver uma ou duas anotações, mas a partir de um certo momento ele se torna tão poluído que fica difícil perceber o que é relevante ou urgente e o que ficará ali pendurado para sempre.

Seguindo a ideia de que cada coisa deve ter o seu lugar, providencie também um quadro de avisos para centralizar os seus lembretes. O ideal é recorrer a um quadro no qual além de colar post-its você também possa fazer anotações. Ter todas essas informações acessíveis em um único lugar ajuda na visualização e, consequentemente, faz com que você se perca menos em seus compromissos.

5. Bandejas para trabalhos pendentes

Deixar pilhas de trabalho acumulado sobre a mesa não é o melhor a se fazer. No máximo, você deve ter itens apenas do seu trabalho atual e do próximo. Por essa razão, organizar o dia ou a semana de trabalho é o melhor caminho para ter em mente apenas o que precisa ser feito, e não outras pendências anexas.

Um acessório que ajuda bastante a organizar a papelada é a bandeja com dupla ou tripla divisória. Nesse caso, o fluxo de trabalho segue uma ordem definida, pois você passa de uma bandeja para outra. Assim, mantém-se a organização e sobre a mesa fica apenas aquilo que precisa estar. Você pode colocar a bandeja ainda sobre o gaveteiro ou mesas auxiliares, liberando mais espaço.

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