A importância do planejamento semanal nos estudos e no trabalho

Você não tem dado conta de todas as tarefas e compromissos que o seu trabalho ou vida acadêmica demandam? Muito provavelmente, isso tem acontecido pela falta de um bom planejamento semanal.

De fato, muitas pessoas têm uma vida tão corrida que parece que 24 horas é pouco para fazer tudo que tem que ser feito e ainda conseguir descansar. Mas, com uma boa organização, é sim possível cumprir com todos os compromissos e ainda ter um tempinho para desfrutar de um hobby ou curtir com a família e amigos. Siga com a gente para conferir a importância de ter um bom planejamento semanal e como organizar a sua próxima semana.

Por que ter um planejamento semanal é necessário?

Os estudos e o trabalho são duas das áreas mais importantes na vida de qualquer pessoa. Por isso, é preciso se organizar para conseguir ter um bom desempenho nestes dois segmentos. É nessa hora que um planejamento semanal faz toda a diferença. Ele consiste em listar todas as tarefas, compromissos e metas que devem ser realizadas durante a semana, separando-as em nível de prioridade e em qual período elas precisam ser cumpridas.

homem fazendo o planejamento semanal de suas atividades em uma agenda

Dessa forma, o planejamento semanal evita dois problemas. O primeiro, é o esquecimento de um compromisso ou tarefa que deveria ser realizada. Em um dia lotado de reuniões no trabalho, você pode acabar se esquecendo de enviar aquele relatório que um departamento da empresa pediu, por exemplo.

Outro problema mitigado pelo planejamento semanal é a procrastinação. Quem nunca disse para si mesmo que não estudaria hoje mas recompensaria no dia seguinte, não é mesmo? Ao definir os horários em que os seus compromissos devem ser realizados, você evita deixar tudo para a última hora.

Com isso, os principais benefícios que um planejamento semanal oferece são:

  • Garantia de que as tarefas serão feitas e entregues no prazo
  • Economia de tempo
  • Aumento de produtividade
  • Evitar o cansaço e estresse de deixar tudo para a última hora
  • Conseguir conciliar os compromissos com as atividades da rotina, como exercícios físicos, tempo de qualidade com familiares e amigos e descanso

Como fazer o seu planejamento semanal

Viu só como um planejamento semanal pode ter grande serventia na sua rotina? Confira algumas dicas de como criar o seu.

Separe um tempo específico para fazer o seu planejamento

Realizar um bom planejamento semanal irá consumir parte do seu tempo. Mas fique tranquilo, esse tempo será bem gasto e pode fazer ter ainda mais tempo livre lá na frente.

Por isso, veja qual período da sua semana é o melhor para organizar a semana seguinte. Geralmente, domingo à noite ou segunda-feira de manhã são os horários mais indicados, mas você pode escolher outro período. O importante é que o planejamento esteja montado antes das suas tarefas e compromissos começarem.

homem fanzendo o planejamento semanas de suas atividades em um planner

Liste todas as suas obrigações

De nada adianta ter um bom planejamento semanal se ele não abrigar todas as suas tarefas e compromissos da semana. Por isso, é importante listá-las e indicar em quais dias e horários elas precisam ser feitas.

Esteja pronto para possíveis imprevistos

Mesmo com um planejamento semanal, é possível que alguns imprevistos aconteçam. Por isso, esteja preparado e evite colocar realizações de tarefas de forma tão próxima às suas entregas. Por exemplo, se você precisa entregar um trabalho da faculdade até a noite de quinta-feira, não separe a sua tarde deste dia para fazê-lo, pois alguma emergência pode te impossibilitar.

Marcar a realização deste trabalho para quarta e deixar tarefas menos importantes para quinta a tarde é a melhor opção, pois assim você poderá fazer ajustes no seu planejamento caso seja necessário.

Anote tudo

Por melhor que seja a sua memória, não confie nela para guardar o seu planejamento semanal. Ele deve estar listado em algum papel, quadro ou planilha. Assim, você evita que algo seja esquecido, além de sempre checar o que está por vir nos próximos dias e aquilo que já foi feito.

Como última dica, recomendamos o calendário semanal Post-It, que pode ser preenchido com as notas adesivas. Com ele, você pode fazer todas as anotações necessárias no seu planejamento, podendo ainda mover livremente os post-its caso precise reagendar ou modificar alguma etapa.

Acesse o nosso site e confira este e outros produtos que podem lhe ajudar a se organizar e ser mais produtivo nos seus estudos ou trabalho.

Fonte(s):

Artia e Notícias e Concursos.