Como montar uma sala de reunião produtiva e funcional?

Em muitas empresas, a sala de reunião é um dos ambientes mais importantes que existe. Além de ser o local ideal para reunir a equipe, ela funciona também como uma espécie de cartão de visitas, pois muitas vezes é nela que você recebe os clientes e fornecedores, que precisam se sentir à vontade. Porém, como montar uma sala de reunião que seja produtiva e funcional?

São muitos os itens que devem ser levados em consideração para que o ambiente possa atender aos anseios de todos. Mobiliário adequado, iluminação, cadeiras confortáveis e os recursos tecnológicos mais modernos estão entre eles. Nesse artigo, listamos algumas dicas para que você possa estruturar um ambiente moderno e elegante em seu escritório.

Pense em tecnologia

Além de contar com um espaço adequado, uma sala de reunião moderna precisa estar preparada para receber todos os aparatos tecnológicos dos seus visitantes. Tomadas, por exemplo, não devem faltar, uma vez que sempre terá alguém precisando recarregar o celular ou o notebook.

Uma boa TV, com fácil acesso às conexões, também é um ponto importante, pois muitas das apresentações serão exibidas por lá. Certifique-se de ter os cabos e adaptadores necessários para conectar celulares, tablets e notebooks à TV, pois sempre vai ter alguém precisando deles. Itens como projetor e data show, se forem necessários, também devem estar presentes.

Mesa: o centro das atenções

Entre todos os itens presentes em uma sala de reunião, certamente aquele que mais se destaca é a mesa. Por isso, é justamente nela que você deve investir um pouco mais. Esse é um móvel que precisa ser imponente e atender as suas necessidades. Além de representar a imagem da sua companhia, ela precisa ser versátil para receber o maior número possível de pessoas.

Para reuniões com muitas pessoas, o ideal é uma mesa retangular, pois elas comportam mais gente. Já para as reuniões interativas, uma mesa redonda é mais interessante, pois todos podem ver uns aos outros. Por fim, para salas pequenas as mesas quadradas se mostram mais adequadas.

Pense em cadeiras confortáveis

Há muitas pessoas que na hora de pensar em uma sala de reunião escolhem cadeiras apenas pelo design. O resultado disso é que, embora elas até possam ser bonitas, nem sempre elas são confortáveis. Nessas ocasiões, pense que o conforto deve estar em primeiro lugar. Imagine passar algumas horas sentado em uma cadeira desconfortável?

Além disso, tenha sempre um número de cadeiras extras. Isso evita aquela situação desconfortável no começo de uma reunião em que um funcionário sai pelo escritório em busca de cadeiras vazias para trazer para a sala de reunião. E lembre-se: cadeiras confortáveis são indispensáveis.

Tenha um espaço adequado

Não é qualquer sala que pode servir como sala de reuniões. Você precisa pensar em um local adequado e que comporte um número mínimo de pessoas. O ideal é que as salas de reunião possam comportar pelo menos de 8 a 10 pessoas. Menos do que isso é quase certeza que em algum momento pode faltar espaço, especialmente em empresas de médio porte.

Recorde-se que esse é um ambiente para diálogo, portanto ele deve ter uma acústica boa. Se for preciso, providencie isolamento acústico tanto para que o barulho da rua não seja um incomodo como para evitar que as suas conversas particulares sejam ouvidas do lado de fora.

O layout é fundamental: consulte um especialista

Por fim, tenha em mente que não basta apenas ter os móveis adequados, mas também é preciso pensar na disposição correta deles no ambiente. Na maioria dos casos, recorrer a um arquiteto ou designer para projetar como ficarão as coisas é o melhor caminho. Isso dará a certeza de que todos na sala estarão em uma posição confortável e poderão ver tudo o que é apresentado.

Além disso, fique de olho também na escolha das cores. Prefira os tons mais neutros ao invés das cores chamativas. As cores mais vibrantes podem causar distrações. Como reuniões nem sempre são agradáveis, minimizar elementos de distração ou que possam causar desconforto é essencial para tornar os seus encontros mais produtivos.