Régua, esquadro, compasso e transferidor: para que serve cada um?

O início do ano letivo é marcado pelas famosas listas de material escolar. A cada ano há novidades, e alguns utensílios, embora sejam familiares, podem despertar dúvidas depois de muito tempo sem contato com eles. Por exemplo: régua, esquadro, compasso e transferidor, você lembra para que servem?

Não se preocupe. Muitas pessoas não conseguem ir além da régua na hora de descrever a utilidade exata para cada um desses itens. Por essa razão, elaboramos este texto para que você possa ter mais consciência na hora de escolher esses itens da lista de material escolar. Que tal relembrar para que eles servem e ensinar os seus filhos?

Régua e escala: você sabe a diferença?

Aquilo que chamamos de régua é, na verdade, uma escala, você sabia disso? A diferença é bastante sutil, mas popularmente o termo régua foi o mais utilizado. As réguas são utilizadas para traçar linhas retas. No entanto, elas não precisam ter, necessariamente, marcações indicando centímetros ou milímetros.

Quando as medidas estão descritas, aí estamos falando da escala, que nada mais é do que uma régua “com medidas”. Nesse caso, esse instrumento é utilizado para outros tipos de marcações, não sendo o mais indicado para desenhos. Terminologias à parte, em termos práticos não há muita dúvida aqui: procure uma régua com escala que atenda às necessidades da lista.

Esquadros: entendendo o par

Quando falamos de um esquadro, na verdade estamos nos referindo a dois deles. O kit completo é composto por uma peça que tem dois ângulos de 45º e outra que tem ângulos de 30º e 60º. Complementares, eles são utilizados para traçar linhas oblíquas, paralelas e perpendiculares. Raramente você vai encontrá-los sendo vendidos separadamente.

Para quem não sabe fazer a transferência de ângulos, existe um modelo de esquadro que pode ser utilizado em conjunto com um transferidor. Trata-se de um acessório utilizado tanto  pelos alunos dos ensinos médio e fundamental quanto por universitários dos cursos de engenharias e áreas correlatas nas universidades.

criança usando um kit de esquadros na escola ao fazer uma prova

Para que serve o compasso?

Já o compasso tem uma forma de utilização mais intuitiva e, por essa razão, muitos devem se lembrar. Uma ponta possui um grafite enquanto a outra funciona como um ponto de apoio. A partir desse ponto é possível desenhar círculos perfeitos, com diferentes diâmetros, além de linhas curvas e arcos.

Aqui, existem muitos tipos de modelos, desde os mais simples, os chamados “escolares”, até aqueles com recursos extras, destinados à utilização profissional ou acadêmica em universidades. Para os estudantes mais jovens, os modelos mais simples são capazes de suprir todas as necessidades.

Como usar um transferidor?

Outro acessório bastante solicitado nas listas de material escolar é o transferidor, indicado para a medição de ângulos. No ensino fundamental e médio, os transferidos de 180º são mais do que suficientes para as aulas. Já na faculdade e em ambientes de trabalho, opte pela versão 360º, pois ela será muito mais útil.

Escalímetro: conheça e saiba como utilizá-lo

O escalímetro não é utilizado com tanta frequência nas escolas como os demais materiais desta lista, mas ainda assim é uma boa opção para aqueles que farão estudos e trabalhos relacionados a desenhos.

escalímetro em cima do desenho de uma planta de uma casa

Basicamente, ele é um conversor de desenhos em dimensões reais. O escalímetro funciona como uma régua de três faces, com cada uma delas contendo duas escalas diferentes – seis ao todo.

Dessa forma, é possível definir a real dimensão dos objetos usados em um desenho. Não por acaso, esse item é frequentemente usado por arquitetos e engenheiros em plantas, por exemplo.

Para fazer ou disponibilizar a leitura do tamanho real do desenho, é preciso primeiramente identificar ou então definir qual escala será utilizada. Em seguida, coloque o escalímetro sobre o objeto desenhado que você deseja criar ou medir, com o zero estando alinhado com uma das extremidades desse objeto.

Encontre a linha que representa a medida desse objeto. Por exemplo, se você estiver desenhando um armário de 2 metros de comprimento, identifique na escala usada quantos centímetros representam 2 metros. Repita esse processo para criar ou medir os demais itens do seu desenho.

Material escolar com bom preço é na Contabilista

Agora que você já sabe para que serve cada um desses itens e como escolher cada um deles, vale lembrar que pesquisar é sempre o melhor negócio na hora de comprar material escolar. A Contabilista tem preços especiais para a linha de produtos para a volta às aulas e comprar tudo em um só lugar gera economia ao reduzir significativamente os custos de frete. Antes de fechar negócio, pesquise a sua lista de materiais com a gente.

Fonte(s):

Grafitti Artes.