Como ajudar seu filho a se adaptar em uma nova escola?

Como pais e mães, nós tentamos estruturar a vida de nossos filhos de modo a evitar instabilidades ao prover rotinas previsíveis e eliminando mudanças emocionalmente difíceis. 

Contudo, não importa o quanto tentarmos, algumas mudanças vão ocorrer na vida de qualquer criança e às vezes serão impactantes. Uma das mudanças mais comuns na vida de uma criança é a mudança de escola e a adaptação escolar. 

Se sua família está passando por uma mudança de empregos que requer realocação para uma nova cidade, ou se seu filho está passando do jardim de infância para o ensino fundamental, mudar de escola é quase uma certeza.

Os primeiros dias ou semanas em uma nova escola podem ser empolgantes, mas também podem ser cheios de medo e ansiedade. Separamos algumas dicas que podem ajudar seu filho no processo de adaptação escolar.

Adaptação escolar é complicado. Mantenha-se positivo!

Não há nada melhor para manter seu filho animado com a possibilidade de mudar de escola do que se você se mantiver animado também. Se você estiver preocupado com a transição e deixar este sentimento transparecer, seu filho vai se preocupar junto. 

Nada impede que vocês conversem sobre  os medos e expectativas da criança, mas assegure ela de que ela vai ter um excelente ano. Deixe claro para seu filho que muitas outras crianças estão passando pelo mesmo processo e esta também é uma oportunidade para fazer novos amigos.

Deixe bem claro: Vocês estão nessa juntos

Se os adultos já ficam ansiosos ao ter que se adaptar a um novo espaço, imagine como se sentem as crianças! Por isso, é fundamental que toda a família exercite a sua empatia para com as crianças. 

O diálogo é essencial para que as crianças possam passar por esse momento com acolhimento e positividade. 

Se possível, leve a criança para conhecer o colégio antes do início efetivo das aulas. Mostre onde ficam as salas, os banheiros, a quadra de esportes, o refeitório, a biblioteca e as demais áreas comuns. Dessa forma, no primeiro dia de aula, a criança não se sentirá perdida no local.

Se a criança tiver idade suficiente, ela pode ajudar na escolha da escola com o programa de ensino mais interessante. Manter uma comunicação diária sempre aberta é primordial nestes casos. Estar fisicamente e emocionalmente disponível para a criança e para o adolescente ajuda muito na adaptação escolar.

Envolva seu filho(a) no processo

Envolver a criança nas atividades escolares também é uma excelente forma de ajudar com o processo de mudança de escola. Isso diminui o medo e as ajuda a conhecer novos colegas com interesses similares. 

Embora você não deva forçá-las a fazer nada, fornecer motivação para novas aulas e atividades vai ajudá-las a criar novos laços de amizade e isso é a base de uma boa convivência em uma nova comunidade, fazendo com que a criança sinta pertencimento. 

Estudantes com mais idade que participam de atividades, clubes ou esportes tendem a se sentir mais conectados e performam melhor academicamente. Se envolver em atividades extracurriculares fora da sala de aula pode ajudar a criança a se sentir mais conectada dentro dela.

Tenha uma boa noite de sono

Cada vez mais estudos confirmam o que pais já sabiam há muitos anos: ter uma boa noite de sono é necessário para que seus filhos cresçam saudáveis. 

A rotina de sono deve ser ajustada com antecedência, especialmente se a criança está em fase de adaptação escolar. Para que este processo seja mais fácil, você pode começar a aplicá-lo algumas semanas antes do início do ano letivo. Isso vai assegurar que a transição escolar não coincida com uma transição de ciclo de sono.

Deixe tudo em ordem e não se apresse

A manhã do primeiro dia escolar pode, muitas vezes, criar um clima caótico - especialmente se você possui mais de um filho.

Para evitar atrasos, a dica é deixar o máximo de coisas prontas na noite anterior. Assegure-se de que os materiais escolares estão organizados na mochila e o uniforme separado. Caso a criança não coma no refeitório da escola, deixe o lanche preparado também. Frutas, sucos, iogurte e sanduíche natural são algumas das opções mais práticas e saudáveis para o dia a dia.

É imprescindível envolver as crianças nos preparativos, como arrumar a mochila e a lancheira, por exemplo. Isso permite com que ela se envolva no processo e se sinta participante.

O grande dia

Por mais que você tenha deixado tudo preparado com antecedência, é normal que a ansiedade esteja presente neste primeiro dia. 

Lembre-se de manter-se calmo para transmitir tranquilidade à criança. O processo de adaptação escolar normalmente dura entre uma e duas semanas. E por mais doloroso que seja para ambos, é extremamente necessário. 

Não esqueça que as escolas estão completamente preparadas para lidar com as possíveis dificuldades dessas adaptações e são capacitadas para promover um bom acolhimento das crianças. Então, confie na instituição e nos profissionais que irão receber o seu filho! 

Estas são dicas muito valiosas para que você transforme a experiência de adaptação escolar do seu filho em algo simples e tranquilo. Conte conosco na hora de comprar o material escolar do seu filho!