Saiba por que o tema ESG deve interessar aos pequenos negócios

O termo ESG tomou conta do mundo empresarial, consolidando-se como uma das principais tendências do setor. Isso se deve após grandes companhias passarem a adotar boas práticas ambientais, sociais e de governança em seus modelos de operação.

Apesar do conceito estar na moda, sua adesão não tem sido tão grande em pequenos negócios. Isso é natural, visto que o foco maior de empreendedores e gestores dessas empresas é o de tornar seus modelos rentáveis e se solidificar no mercado.

No entanto, é justamente neste ponto que o ESG se torna um diferencial, visto que a implementação de práticas que englobam este conceito pode garantir um crescimento constante e sustentável a longo prazo.

Além disso, adotar essa nova forma de se fazer e gerir negócios (quando eles ainda estão nos seus estágios iniciais) será muito mais fácil de implementar se comparado ao momento em que a empresa expandir a sua estrutura, quadro de funcionários e ramos de atuação.

Por isso, não perca mais tempo e siga com a gente para saber qual valor o ESG pode proporcionar aos pequenos negócios e como adotá-lo no seu empreendimento ou local de trabalho.

Quais são as vantagens do ESG para pequenos negócios?

ESG é a sigla usada para os termos Environmental, Social and Governance, traduzidos como Ambiental, Social e Governança. Em outras palavras, ele aborda a adoção de boas práticas relacionadas a estes três pilares.

Por exemplo, pequenos negócios ESG estarão preocupados não apenas em reduzir os custos de sua produção e operação, mas também em reduzir o impacto ambiental gerado no meio ambiente.

conceito de redução de custos e sustentabilidade representado por uma lâmpada cheia de moedas e uma planta com o caula inserido em uma tomada

À primeira vista, o conceito não parece muito atrativo, ainda mais para aqueles que estão preocupados em crescer e se tornar mais rentáveis. No entanto, os ganhos, principalmente a longo prazo, podem ser bem maiores do que os esforços para se tornar ESG.

Isso porque o mercado consumidor está cada vez mais consciente sobre questões que englobam os três pilares deste conceito. Pesquisas mostram que a população brasileira adota cada vez mais como critério causas e questões ambientais na hora de escolher um produto ou marca.

Ou seja, pequenos negócios que adotam boas práticas relacionadas à sociedade e ao meio ambiente podem crescer em prestígio e valor, conseguindo assim expandir suas clientelas e receitas.

Uma melhor estruturação interna também é valiosa. É neste ponto que entra a Governança. Empresas focadas neste pilar conseguem atrair e manter seus melhores funcionários, aumentando o seu valor e reduzindo custos com a busca e contratação de novos.

O ESG pode ainda ajudar pequenos negócios a fechar parcerias ou conseguir crédito no mercado. Isso porque instituições bancárias e companhias maiores veem com bons olhos a adoção dessas práticas, o que pode tornar a empresa mais valiosa e mais suscetível a conseguir capitalizar novos recursos e fechar parcerias comerciais.

Como implementar o ESG nos pequenos negócios?

Quaisquer pequenos negócios, independente do seu ramo ou tempo de atuação no mercado, pode começar a adotar práticas ESG. Muitas vezes, aderir a este estilo é menos custoso e mais fácil do que muitos gestores e empreendedores acreditam.

Confira a seguir algumas iniciativas que podem ser tomadas em cada um dos pilares do ESG.

Ambiental

O pequeno negócio pode adotar ações e iniciativas para reduzir o consumo de certos insumos e o seu impacto no meio ambiente. Isso pode ir desde ações simples, como não utilizar copos plásticos na cozinha e incentivar que cada funcionário leve a sua garrafa e caneca, até decisões como passar a comprar insumos e matérias-primas recicladas ou produzidas com materiais que não prejudiquem a natureza.

Outra questão a se atentar é em relação ao descarte do lixo e demais materiais que não serão mais utilizados.  

Social

A empresa deve se comprometer com a igualdade salarial entre os gêneros e buscar ter um quadro de funcionários que apoie a diversidade e inclusão. Nesse sentido, é preciso se atentar para que o ambiente corporativo seja de boa qualidade para todos os colaboradores.

funcionários felizes no ambiente corporativo

Além disso, os pequenos negócios podem se engajar e passar a promover e apoiar causas sociais relacionadas a minorias, buscando conscientizar seus colaboradores e clientes sobre a importância dessas causas.

Governança

Para este pilar, podem ser incluídos a adoção de regras de conduta e políticas de compliance, treinamentos para a capacitação de seus funcionários, a busca de parcerias estratégicas com empresas comprometidas com as mesmas causas e a criação de um modelo de negócios e cultura organizacional comprometida com o ESG como um todo.

Ser ESG não é uma tarefa simples, mas com toda a certeza é algo benéfico para qualquer empresa, mesmo aquelas que ainda possuem um pequeno modelo de negócios. 

Caso você ainda tenha dúvidas se vale realmente a pena caminhar neste sentido ou deseja saber mais sobre o tema, clique aqui

Fonte(s):

Agência Sebrae de Notícias e Sebrae Santa Catarina.