5 ideias simples para reduzir custos na empresa

Não há gestor ou empresário que não queira reduzir os custos operacionais do seu negócio. Entretanto, nem sempre ideias inovadoras para reduzir custos na empresa vêm à mente. É preciso quebrar a cabeça para encontrar soluções criativas e que não impliquem simplesmente em reduzir pessoal.

Felizmente, o mundo dos negócios está repleto de exemplos de outras empresas que podem ser seguidos pela sua companhia. Muitas vezes, ideias simples ou investimentos certeiros podem representar uma economia significativa no final do mês sem que isso implique em uma produtividade menor.

Administrar bem os recursos que você tem é o primeiro passo para o sucesso. Depois, busque automatizar processos que levam tempo e se resumem a tarefas manuais. Além disso, fique de olho nessas cinco dicas inovadoras que vão ajudar você a reduzir custos operacionais.

1. Valorize boas parcerias

Parceiros de longa data são capazes de oferecer condições melhores de negociação. Como você já tem abertura e o outro lado da mesa conhece as suas necessidades, fica mais fácil fazer propostas que fujam do convencional e que possam representar uma forma mais interessante de compra, com preços mais atrativos ou condições especiais.

Assim, procure estabelecer contatos com seus principais fornecedores de maneira que eles possam auxiliar o desenvolvimento da sua empresa. Uma relação saudável entre ambas as partes pode render frutos que vão muito além de preços mais atrativos ou condições de pagamento facilitadas. Oportunidades de negócio por meio de indicações mútuas também são um ponto forte desse modelo.

Muitas vezes, centralizar algumas demandas em um único fornecedor reduz custos ocultos que não reparamos com tanta facilidade, como tempo de deslocamento, tempo pra lançar várias NFs, pagamento de vários boletos e assim por diante. Compreender esse fluxo pode te ajudar a fazer cálculos assertivos nas suas compras.

2. Tenha um software de gestão empresarial

Outro ativo no qual você deve investir é o tempo. Quanto mais tempo livre os seus colaboradores tiverem para focar nos objetivos do negócio e em análises de cenário, maiores são as chances de que sua empresa obtenha bons resultados. Isso porque há companhias que têm muitos processos manuais, que são onerosos e demandam muito tempo.

Um software de gestão empresarial, por exemplo, é uma alternativa excelente para reduzir custos. Claro, em um primeiro momento será necessário fazer um investimento, mas a partir de então, com o controle de fluxo de caixa integrado a setores como marketing ou compras, sobrará muito mais tempo para análise dos dados disponíveis.

3. Crowdsourcing: quando a união faz a força

Por qual razão empresas maiores conseguem obter preços mais interessantes junto aos fornecedores? Geralmente isso ocorre em razão do volume de pedidos: quanto maior a quantidade, menor o custo unitário. Para empresas menores ou com uma demanda inferior, competir nesses termos diretamente fica mesmo complicado.

Porém, você pode se unir com outras empresas, sejam elas concorrentes ou não, e centralizar os pedidos em um só lugar. Quando quatro ou cinco companhias se unem, juntas conseguem obter um volume de pedidos maior, resultando em um custo menor para todos. O grande segredo aqui é organização é diálogo com os seus parceiros. Será que você não está perdendo oportunidades de negócio?

4. Invista em treinamento

Muitas vezes imaginamos que fazemos as coisas da melhor maneira possível. Porém, quando conversamos com pessoas de fora da empresa ou mesmo buscamos auxílio nos livros, é normal que encontremos uma maneira de fazer as coisas que pode ser mais simples, mais rápida ou mais barata. É justamente por isso que conhecimento nunca é demais.

Quando falamos de conhecimento para os seus colaboradores, não há melhor maneira de melhorar a qualidade do trabalho do que investindo em treinamento. Funcionários que sabem escolher as opções mais eficientes para fazer uma determinada tarefa se tornam mais produtivos e diminuem o índice de erros. Além disso, a valorização do currículo profissional é um grande incentivo para aqueles que querem crescer.

5. Abra espaço para iniciativas dos seus colaboradores

A solução para a redução de custos na sua empresa pode estar dentro dela mesma. Uma boa maneira de obter resultados é reunindo os seus colaboradores e estimulando-os a elaborarem projetos ou dar ideia criativas de como melhorar o setor no qual trabalham. Os funcionários gostam de se sentir parte dos processos, mas muitas empresas insistem em deixá-los alheios às decisões.

Ouça todas as sugestões dos seus funcionários e avalie a viabilidade de cada uma delas. Eles são os maiores interessados em fazer com que as coisas deem certo, pois muitas companhias acreditam que cortar vagas é a única solução para redução de custos. Portanto, abra as portas para a inovação e não tenha medo de adotar ideias diferentes.