O que a sigla ESG quer dizer sobre uma empresa?

Você já ouviu falar em ESG? O conceito por trás desta sigla tem se tornado cada vez mais popular no mundo empresarial, com muitos teóricos e analistas afirmando que ele tem moldado o capitalismo e o modo como os negócios são feitos nos dias de hoje.

Dessa forma, empreendedores, gestores e demais indivíduos que desejam evoluir e crescer profissionalmente precisam estar atentos às práticas que englobam este conceito. Não apenas para atingir o sucesso em suas carreiras, mas para contribuir com o meio onde estão inseridos e com a sociedade como um todo.

O que é ESG?

ESG é a sigla usada para Environmental, Social and Governance, traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança. Basicamente, o conceito define as práticas que uma empresa ou organização toma em relação a estas três áreas.

Em outras palavras, essa abordagem engloba as ações e medidas tomadas pela empresa para reduzir os impactos causados no meio ambiente, contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária ao mesmo tempo em que busca melhores processos e práticas para a administração do negócio.

À primeira vista, parece que é impossível que esses ideais andem juntos. Afinal, como buscar soluções mais ecológicas e socialmente responsáveis sem abrir mão dos lucros ou do crescimento do negócio? De fato, há diversos desafios que podem surgir ao adotar uma postura ESG, como algumas mudanças na estrutura de um negócio para que este objetivo seja alcançado.

funcionário de uma empresa chegando no trabalho de bicicleta, uma prática sustentável que pode ser adotada pelas equipes das empresas

Porém, engana-se quem pensa que a empresa em si não é beneficiada por essas mudanças. Nos dias atuais, para se ter sucesso no mercado não é preciso apenas oferecer um bom produto ou serviço, mas sim ter diferenciais que atraiam a atenção dos consumidores

Por que esta sigla se tornou tão importante no mundo dos negócios?

Nossa sociedade tem passado por diversas mudanças nos últimos anos, com muitas situações impactando o mundo dos negócios.

Entre as principais, está a visão dos consumidores em relação às marcas atuantes no mercado. Se outrora o que mais importava para conseguir destaque eram a qualidade e o preço do produto ou serviço ofertado, as empresas agora devem se atentar a outros requisitos solicitados pelos clientes.

Entre eles, está o quão sustentável é o modelo de negócios. Uma pesquisa feita pelo Capterra mostrou que 7 em cada 10 brasileiros afirmam que a sustentabilidade é um dos critérios utilizados na hora de escolher um produto/serviço e até mesmo o fornecedor para os seus empreendimentos.

Cerca de metade dos entrevistados ainda se mostrou disposta a pagar um pouco a mais por isso. "Notamos que, mais consciente e preocupado com sustentabilidade, o consumidor brasileiro tem sido coerente com seus posicionamentos ao realizar compras”, disse Marcela Gava, responsável pelo estudo.

mulher fazendo compras e colocando as frutas em uma sacola de pano ao invês de um saco plástico, o que mostra a preocupação dos consumidores com práticas mais sustentáveis

Outro ponto que tem se tornado uma “exigência” dos consumidores é o apoio a causas sociais. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva mostrou que quase 50% dos entrevistados preferem produtos de uma empresa que presta suporte a uma causa. Além disso, 8 em cada 10 afirmaram que deixariam de ser clientes de uma marca caso ela se envolvesse em algum escândalo ou fosse acusada de ferir alguma minoria.

Com os dados apresentados acima, podemos concluir que, para ter relevância no mercado e conseguir captar o maior número de clientes e negócios possível, é preciso adotar práticas ESG. Neste ponto, muitos gestores e donos de negócios acabam batendo a cabeça em relação a como incluir estes conceitos em seus modelos de negócios.

Como ser ESG?

Antes de tudo, salientamos que não é preciso mudar totalmente a estrutura de um negócio para que ele se torne ESG. Se a sua empresa ou local de trabalho ainda não adota essas práticas, é sim recomendado que sejam estabelecidas mudanças para este rumo, mas cuide para que não haja nenhuma transformação abrupta que coloque em risco toda a operação da empresa.  

No entanto, não hesite em apoiar causas sociais, principalmente aquelas que tem a ver com o seu negócio ou com os seus clientes. Por exemplo, se a maioria da sua clientela for mulher, que tal destinar parte da sua receita para uma ONG ou instituição que ajude em alguma causa feminina?

Além disso, busque maneiras de reduzir o impacto ambiental que a organização tem causado. Isso pode ser feito ao adotar materiais e insumos recicláveis ou produzidos de forma sustentável e inserir na sua cadeia de suprimentos fornecedores comprometidos com esta causa.

Outra dica é em relação ao descarte do lixo gerado pela organização. Além de aderir a coleta seletiva, sua empresa pode participar do ReCiclo, o programa de reciclagem de resíduos de suprimentos para escritório da Contabilista. Visando soluções e ações que  reduzem o impacto negativo no meio ambiente, criamos um programa de logística reversa de suprimentos, que dá o destino correto a diversos itens, como pilhas, tintas de impressora e cápsulas de café usadas. Para saber mais sobre o projeto e como participar, clique aqui

Fonte(s):

Exame e UDOP.

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