Procura por produtos sustentáveis impulsiona ESG nas empresas

Adotar práticas sociais e ambientais deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente uma obrigatoriedade nos últimos anos. Acha que estamos exagerando? No Brasil, uma pesquisa feita pela Opinion Box em 2022 mostrou que, na hora de escolher um produto, cerca de 70% da população adota como critério o fato da empresa ter uma postura ESG.

Três em cada quatro brasileiros ainda afirmam serem mais suscetíveis a se tornar clientes de empresas que contribuem com questões sociais e ambientais. Para se ter uma ideia de como este conceito pode influenciar um negócio, mais da metade dos consumidores entrevistados disse já ter desistido de um produto ou marca quando souberam que ela prejudica o meio ambiente.

Sendo assim, para atrair mais consumidores, é preciso se aprofundar nesta área. Não por acaso, um estudo da KPMG aponta que 76% das empresas brasileiras já incluem práticas ESG nos seus modelos de negócio.

Se você não conhece o conceito ESG a fundo ou então não sabe como adotá-lo em sua empresa, fique tranquilo. Siga com a gente para saber como ele pode impulsionar o seu negócio.

 

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, traduzido como Ambiental, Social e Governança. Basicamente, pode ser definido como a introdução desses três pilares em um modelo de negócios.

No quesito Ambiental, significa que a empresa que adotar o movimento buscará formas de mitigar ou reverter os impactos que o seu modelo de negócios causa no meio ambiente. 

Além de se tornar mais sustentável, a organização também buscará se conscientizar sobre as questões sociais do meio onde está inserida, podendo adotar ou então apoiar causas que se referem a grupos minoritários, por exemplo.

Ainda no quesito Social, vale mencionar o cuidado para com os próprios funcionários da organização, ou seja, haverá um maior cuidado com a qualidade de vida, saúde e bem-estar de seus colaboradores.

Por fim, o pilar Governança se refere principalmente à transparência que as empresas precisam adotar para os seus negócios e modelo de gestão. Com essa base, são incorporadas práticas que prezam pela honestidade, não somente em relação aos seus consumidores, mas também com fornecedores, funcionários e demais partes interessadas. 

Por que ser ESG?

Conhecer o ESG a fundo ajuda a entender porque os consumidores procuram cada vez mais por produtos que estejam de acordo com este conceito. A população como um todo tem se preocupado cada vez mais com questões ecológicas, como poluição e aquecimento global. Dessa forma, empresas que não compartilham dessa conscientização são geralmente mal  vistas pelos consumidores, que não se sentem à vontade em adquirir os produtos oferecidos por essas instituições.

Além disso, a representatividade também tem estado cada vez mais em evidência. As pessoas querem não apenas um produto que satisfaça as suas necessidades ou desejos, mas também que os represente. 

No entanto, os benefícios da prática ESG não se limitam apenas em atrair mais clientes. Ao inserir estes conceitos na sua gestão de negócios, a empresa consegue atrair os melhores funcionários do mercado, além de investidores, fornecedores e demais parceiros de negócios que também estejam alinhados com estas práticas. 

ESG na prática

De fato, ser uma empresa 100% ESG exige, em muitos casos, uma total reestruturação dos modelos de produção e gestão de uma empresa. É preciso ter em mente que isto não será feito da noite para o dia e exigirá esforços e um bom planejamento.

Além disso, é possível que haja impactos no financeiro a curto prazo. Por exemplo, matérias-primas e insumos recicláveis ou ecológicos podem custar mais caro do que aqueles materiais que causam maior impacto no meio ambiente.

No entanto, como foi possível observar, ser ESG pode significar não somente um possível crescimento de uma empresa a longo prazo, mas também a sua sobrevivência em um mercado onde a demanda por produtos sustentáveis está cada vez maior.

Como dica, comece com ações simples de conscientização, como incentivar o uso de garrafas ao invés de copos plásticos descartáveis, por exemplo. Outra ótima alternativa é contar com parceiros de negócios que já trilham este caminho a mais tempo.

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