Como evitar ciberataques no home office: Saiba tudo!

Os avanços tecnológicos na área da informática estão trazendo diversos benefícios para a sociedade, impactando positivamente a forma como pessoas e organizações realizam as suas atividades. Infelizmente, esses avanços também estão sendo usados em atividades ligadas a hackers e grupos de criminosos digitais. Por causa disso, saber como evitar ciberataques se tornou algo de suma importância nos dias atuais.

Diversas empresas especializadas em cibersegurança e profissionais da área de TI têm ajudado as organizações e usuários a lidar com possíveis ameaças. No entanto, a pandemia tem trazido novos desafios. Isso devido ao fato de diversos trabalhadores passarem a fazer home office, precisando acessar sua rede local para realizar suas atividades, estando assim mais vulneráveis a possíveis ataques.

Não por acaso, hackers viram nessas mudanças uma boa janela de oportunidade, com o número de tentativas de ciberataques no Brasil ultrapassando a marca de 8,4 bilhões somente em 2020, segundo dados do FortiGuard Labs.

Pensando nisso, preparamos este artigo que pode auxiliar você a ficar mais protegido contra esses possíveis ataques, conseguindo ter mais tranquilidade e segurança enquanto realiza seu trabalho em home office. Vamos lá!

Quais os principais tipos de ciberataques para ficar de olho?

Ciberataques, também conhecidos como crimes cibernéticos ou virtuais, são fraudes cometidas na internet que buscam enganar ou roubar dados de suas vítimas, como senhas de banco e números de cartão de crédito.

Em casos envolvendo empresas, é comum que esses hackers ainda busquem sequestrar informações confidenciais ou então necessárias para que as atividades da organização sejam realizadas, exigindo pagamentos para a recuperação desses dados.

Conforme destacado anteriormente, grupos de criminosos virtuais estão se especializando cada vez mais nessas atividades, criando novas formas de conseguir lesar suas vítimas. O primeiro passo para evitar um ciberataque é saber reconhecer os principais tipos usados pelos hackers, que são:

Malware

Tipo de ciberataque mais comum dos dias atuais. Um malware pode ser entendido como um software criado para prejudicar a performance de um equipamento, como um computador por exemplo, ou então executar algumas operações sem o consentimento do usuário. Normalmente ele é introduzido em um dispositivo através de programas ilegais e piratas ou por e-mails e arquivos de documentos falsos.

Ransomware

Mais prejudicial às organizações, o ransomware pode chegar a interromper o funcionamento de uma máquina ou software e roubar informações contidas nestes dispositivos. Isso porque ele é capaz de criptografar os dados do equipamento e obter controle total sobre eles. Geralmente, hackers cobram um pagamento pelo resgate dos dados que foram sequestrados.

Phising

Forma muito usada para roubar dados, como logins e senhas de uma rede social e até mesmo de contas bancárias. Basicamente, ele simula uma página falsa, levando o usuário a acreditar que está acessando normalmente a sua conta em um site, e com isso as suas informações são roubadas.

Como se proteger durante o home office?

Cair em algum desses ataques pode trazer diversos problemas e frustrações, como prejuízos financeiros, vazamento de informações próprias, da empresa ou de seus clientes, fraude e interrompimento das atividades essenciais durante o trabalho. Por isso, siga essas dicas para conseguir ter mais segurança durante o seu home office.

Conte com um bom antivírus

Parece ser algo simples, mas é o primeiro passo para ter mais segurança contra ciberataques. Existem diversas opções disponíveis no mercado, algumas sendo totalmente gratuitas. Encontre um antivírus confiável e instale-o em seu computador antes de começar a realizar suas atividades profissionais.

Atualize seu computador

Computadores e notebooks com software e hardware mais antigos estão mais suscetíveis a invasões e ataques. Isso porque em muitos casos eles não recebem novas atualizações que deixam os seus sistemas mais fortes e protegidos contra hackers.

Por isso, sempre atualize o seu sistema operacional ou considere investir em uma máquina mais nova. Apesar de ser necessário investir um valor financeiro nessa compra, um ciberataque pode causar muito mais prejuízo.

Faça backups

Faça backups das principais informações e dados que você utilize durante o seu trabalho, e guarde-as em locais seguros fora do seu disco local, como o Google Drive ou Dropbox. Dessa forma, você não terá o risco de perder essas informações caso alguma tentativa de sequestro ocorra na sua máquina.

Cuidado com outros dispositivos

Quando um malware é conectado diretamente a um computador, torna- se muito difícil proteger essa máquina contra ele. Dessa forma, cuide dos sites e arquivos que você acessa. Não faça o download de programas piratas e não abra documentos de e-mails duvidosos.

Também cuide de dispositivos pessoais que podem ser conectados ao seu PC, como pen drives e HDs externos. Caso esses aparelhos estejam infectados com algum vírus, eles podem danificar ou roubar informações do seu computador.

Utilize senhas complexas

Nada de colocar senhas fáceis de serem identificadas, como a data de aniversário ou o nome do seu cachorrinho. Utilize senhas mais complexas e difíceis de serem reconhecidas, envolvendo não apenas letras, mas também números e caracteres especiais sempre que possível.

Além disso, não use a mesma senha para diversos sites e programas, e utilize a verificação de dois fatores, como o Google Authenticator quando possível. Por fim, troque as suas senhas com uma certa frequência.

Invista criptografia

Uma ótima opção para deixar seu computador pessoal mais seguro para o home office é criptografar o disco da máquina. Dessa forma, em tentativas de roubo do dispositivo ou de sequestro de dados, as informações contidas não serão acessadas pelo hacker.

Gostou das nossas dicas? Então basta começar a usá-las e passar a desfrutar de mais segurança durante o seu trabalho! E não deixe de visitar o nosso site e conferir nossa seleção de produtos para turbinar o seu home office.

Links: Digital Certificadora, Digital Work, Encontre um nerd, CISO Advisor