Escritório virtual: 5 vantagens em contratar essa solução para o seu negócio

Com a possibilidade de trabalhar via internet, muitas empresas passaram a perceber que ter uma sede física completa, ociosa na maior parte do tempo, não é uma boa ideia. Foi assim que surgiram os escritórios virtuais.

Essa é uma prática cada vez mais comum entre aqueles que precisam manter um certo nível de formalidade, recebendo eventuais clientes para reuniões, mas não estão dispostos a arcar com custos mensais de manutenção. Há muitas vantagens em adotar esse modelo, vamos conhecer algumas delas.

Antes de tudo: o que são escritórios virtuais?

Empresas em estágio inicial e profissionais autônomos nem sempre têm condições – ou mesmo razões – para alugar uma sala comercial e manter um escritório. Os coworkings têm se mostrado uma solução atrativa para muitos, mas é possível reduzir ainda mais os custos operacionais.

Os escritórios virtuais são voltados para aqueles que precisam de uma sala esporadicamente, seja para trabalho ou reuniões. Além disso, esses espaços oferecem um endereço comercial, no qual você pode receber correspondências e até mesmo ter uma secretária para atender as suas ligações.

Como o espaço é compartilhado com outros escritórios – e você só paga efetivamente aquilo que utilizar – os custos vão lá embaixo. Em termos de imagem profissional você passa a impressão de formalidade necessária, aumentando a confiança dos clientes no seu trabalho.

1. Tenha um endereço corporativo

Certos condomínios são bastante burocráticos no que diz respeito ao recebimento de entregas e correspondências. Essas características podem ser inviáveis para quem planeja um negócio no qual possa trabalhar de casa. Além disso, muitos clientes ainda desconfiam da qualidade do trabalho quando descobrem que não há um endereço físico.

Para transmitir maior credibilidade e ainda por cima resolver problemas burocráticos, um endereço comercial resolve esse problema de uma vez por todas. Você fica mais livre para estar na rua por mais tempo e quando passar na sede poderá receber suas correspondências e encomendas normalmente.

2. Tenha uma secretária à sua disposição

Atendimento telefônico e uma secretária para agilizar certos aspectos da rotina de trabalho são essenciais à medida que uma empresa cresce. Porém, para quem está começando ou trabalha sozinho, arcar com esse custo pode inviabilizar novas oportunidades de negócio.

Em um escritório virtual esses serviços são compartilhados com outros profissionais, o que ajuda a reduzir significativamente seus custos. Como a demanda é baixa, é possível para uma secretária gerenciar a agenda de várias companhias simultaneamente.

3. Economia com aluguel, limpeza e mobiliário

Ao montar uma sala comercial muitos custos vêm embutidos no pacote. Por exemplo, além de pagar aluguel, você paga também água, luz, telefone e internet. Será preciso investir em móveis para o local e a limpeza também é outra tarefa a ser incorporada à sua rotina – ou terceirizada.

Um escritório virtual engloba todos esses serviços em um custo operacional muito menor. Mediante um valor fixo você não precisa se preocupar com mais nenhum desses itens e sobra mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: os rumos do seu negócio.

4. Serviços administrativos disponíveis sob demanda

Nem todas as empresas precisam ter uma impressora ou um scanner o tempo todo. Alguns profissionais liberais utilizam esse tipo de equipamento pouquíssimas vezes por mês. Porém, quando trabalham por conta, precisam investir neles e na manutenção desses equipamentos.

Os escritórios virtuais incorporam esse tipo de trabalho, disponibilizando o equipamento necessário, e rateando o valor entre as empresas participantes. No final das contas, sai muito mais barato para todos os envolvidos e não há motivos para se preocupar com manutenção.

5. Possibilidade de crescer conforme a demanda

Você não precisa fazer um investimento alto logo no início do seu próprio negócio para montar um escritório. Nesse momento, o capital é escasso e suas atenções devem estar voltadas para soluções que permitam que o negócio cresça. Comece pequeno e dentro das suas possibilidades.

À medida que as coisas forem se ajeitando e dando certo, então você poderá pensar em expandir seu escritório, talvez pegando uma sala privativa. Somente depois disso é que será preciso recorrer ao aluguel de uma sala própria, com todas as despesas acessórias que ela inclui.

***

Seja um escritório virtual ou físico, a Contabilista oferece os melhores suprimentos para ele.  Visite a nossa loja online e confira!

Fonte(s): Virtual OfficeBlog Soften, Desk Coworking, The Future of Work Today, Exame, Impact Hub e Coworking Brasil