Como deixar o computador mais rápido? Confira 8 dicas

Você tem notado que o seu computador já não funciona com a mesma rapidez e bom desempenho de antigamente? É comum que essas máquinas, depois de algum tempo de uso, comecem a sofrer alguns travamentos e lentidão. Porém, há alternativas simples que podem ser aplicadas para deixar o seu computador mais rápido.

Caso o seu desktop ou notebook já esteja em um nível de lentidão que está o tornando quase impossível de ser usado, siga as nossas dicas. Você não precisa ser um expert em informática para aplicá-las, e por mais que algumas ações tomem um pouco do seu tempo, você irá economizar um bom dinheiro ao não precisar adquirir uma nova máquina.

1. Verifique o espaço livre

O seu computador precisa de espaço para desempenhar corretamente as suas atividades. Isso porque os arquivos e carregamentos de programas exigem um espaço mínimo para serem executados.

Certifique-se de sempre manter entre 20% e 30% dos drives reservados, e nunca preencha totalmente a capacidade de armazenamento do seu HD ou SSD. Dessa forma, o seu sistema operacional será capaz de localizar e executar os dados ou arquivos que você deseja com mais agilidade.

2. Exclua programas que não utilize mais

Sabe aquele jogo que há meses você não joga, ou então aquele software de edição de fotos que você nunca mais usou? Talvez eles sejam um dos motivos do seu computador estar tão lento. Isso porque esses programas acabam ocupando espaço e ainda interferem no processo de outros softwares do seu computador.

Por isso, desinstale os programas que você não utiliza mais. Para facilitar esse processo, você pode acessar o Painel de Controle. Nessa tela, você pode verificar todos os itens que estão no seu computador, apagando os que não são mais necessários.

3. Otimize os discos

Caso você utilize o Windows, é preciso saber que o próprio sistema acaba fragmentando alguns arquivos em seu HD. Por isso, fazer desfragmentação, processo também conhecido como otimizar, ajuda o computador a ficar mais organizado, liberando assim mais espaço.

Para realizar o processo, basta abrir o Explorador de Arquivos e clicar em Este Computador. Em seguida, clique no botão direito sobre a unidade de armazenamento Disco Local (C:). Na opção Propriedades e em Geral e Ferramentas, ative as funções Limpeza de Disco e Otimizar, respectivamente.

4. Use programas de limpeza

Outra ótima alternativa para liberar ainda mais espaço do seu computador é baixar e utilizar programas especializados em limpeza e otimização. Por mais que seja necessário tempo para fazer o download e instalação desses softwares, eles são seguros e oferecem ótimos resultados, podendo ser o diferencial para fazer a sua máquina voltar a ter um bom desempenho. Confira nossa lista de programas compatíveis com o Windows que podem te auxiliar nesse processo.

5. Verifique a memória RAM do seu computador

A memória RAM é parte crucial para determinar a agilidade do seu computador. Por isso, é recomendável fazer uma limpeza dos encaixes dessas placas de vez em quando. Isso porque um acúmulo de sujeira pode prejudicar o seu funcionamento, e em alguns casos, impedir que o computador ligue.

Além disso, investir em uma memória RAM mais nova e com maior capacidade de armazenamento também pode ser uma ótima solução, fazendo com que o desempenho da sua máquina melhore. Apesar de precisar investir um valor nesses produtos, a opção acaba tendo um custo bem menor do que ser necessário comprar um novo computador.

6. Atualize o seu sistema operacional

Sabemos que precisar atualizar o sistema operacional da sua máquina é uma tarefa entediante. Muitas vezes, as notificações de novas atualizações aparecem em momentos em que precisamos realizar alguma atividade no computador, e acabamos esquecendo de realizar esses updates.

No entanto, essa tarefa é muito importante. As atualizações trazem consigo correções de erros e bugs do sistema, que podem estar atrapalhando o desempenho da sua máquina. Por isso, assim que possível, faça a atualização mais recente do seu software.

7. Armazene seus arquivos na nuvem

Outra tarefa simples, mas que pode fazer uma enorme diferença. Ao passar a armazenar os seus arquivos na nuvem, você passa a liberar ainda mais espaço no seu computador, ajudando ele a ter um desempenho melhor. Sem falar que os seus arquivos podem estar mais seguros, caso sua máquina pare de funcionar e você não tenha mais acesso a eles.

8. Não deixe muitas abas em aberto

Se você tem o costume de deixar muitas abas abertas no seu navegador, talvez esse seja um dos principais fatores que está fazendo o seu computador ficar lento. Isso porque esses navegadores são um dos programas que mais consomem a memória RAM, prejudicando o desempenho do seu computador quando feito em excesso. Por isso, deixe em aberto somente as abas e janelas que você esteja usando.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de dar uma olhada nos conteúdos disponíveis em nosso blog. Aqui você encontra outras sugestões que podem te ajudar no seu dia a dia de trabalho.

Links: UOL, TecMundo, Razor Computadores