Fim do suporte ao Windows 7 e Office 2010: confira as recomendações da Microsoft

Usuários que ainda têm versões do sistema operacional Windows 7 e da suíte de aplicativos Office 2010 ativas precisam ficar atentos: a partir de 2020 ambos perderão o suporte de segurança, conforme informação publicada pela Microsoft.

A recomendação, em ambos os casos, é buscar uma atualização mais recente o quanto antes. No caso do sistema operacional, o Windows 10 é a versão mais atual enquanto para o Office a solução é buscar o Office 365. O fim do suporte não impedirá o funcionamento dos softwares, mas eles poderão ficar vulneráveis sem as atualizações periódicas de segurança fornecidas pela Microsoft.

Windows 7: fim do suporte em 14 de janeiro

O suporte ao Windows 7 será oferecido somente até o próximo dia 14 de janeiro. Portanto, entre os dois aplicativos, essa é a maior urgência em termos de atualização. Lançado em julho de 2009, o Windows 7 já completou uma década de existência. Nesse período já foram lançadas algumas versões do Windows 8 e o Windows 10 – o mais atual e recomendado.

Relatório publicado pela NetApplications em março deste ano apontava que o Windows 7 ainda estava presente em cerca de 40% dos desktops. Como já mencionado, o fim do suporte não implicará no encerramento do funcionamento do sistema operacional – ele continuará rodando perfeitamente na sua máquina.

Entretanto, isso significa que a Microsoft não mais liberará atualizações de segurança ou fará correções de bugs. Assim, quem optar por seguir com essa versão certamente estará mais vulnerável a eventuais ataques de vírus e malwares. O fim do suporte ao Windows 7 marca também o encerramento das atividades do Internet Explorer – o Microsoft Edge assumirá o seu lugar em definitivo.

Uma das exceções ficará por conta de usuários que contrataram suporte estendido para o sistema operacional. Estes receberão atualizações de segurança até 2023. No entanto, as condições de suporte serão informadas caso a caso e é recomendável que os responsáveis pela sua equipe de TI entrem em contato com a empresa para obter informações mais detalhadas.

Para quem utiliza o Windows 8 ainda não há com o que se preocupar: essa versão continuará recebendo atualizações até 10 de janeiro de 2023.

Office 2010: o adeus depois de uma década

Quem também deixará de receber suporte em 2020 é o Office 2010. A suíte de aplicativos de escritório tem a sua data final prevista para 13 de outubro de 2020. A partir desta data os usuários também não receberão mais atualizações de segurança ou suporte assistido, seja ele pago ou gratuito.

Nesse caso, a recomendação da Microsoft é para que os usuários migrem para versões mais recentes como o Office 2013, o Office 2016 ou o Office 2019. Outra opção – a mais recomendada por sinal – é a contratação do Office 365. A solução online da Microsoft oferece licenças anuais para os consumidores, além de uma série de benefícios como espaço de armazenamento no OneDrive e sincronização de conteúdo entre dispositivos.

Alguns serviços dentro do Office deixam de funcionar antes mesmo de outubro de 2020. É o caso, por exemplo, do Microsoft Forepoint Endpoint Protection 2010 (descontinuado desde 7 de julho de 2019. No dia 14 de janeiro de 2020 é a vez do Microsoft Exchange Server 2010 Enterprise e do Microsoft Exchange Server 2010 Standard perderem o suporte). 

Depois, em 14 de abril de 2020, termina a assistência para o Microsoft Forefront Threat Management Gateway 2010 Enterprise, o Microsoft Forefront Threat Management Gateway 2010 Standard e o Microsoft Forefront Unified Access Gateway 2010.

.....

Seja para a compra de uma versão mais atualizada de software, caso do Office 365 ou do Windows 10, ou para a aquisição de uma nova máquina que já venha com essas versões dos aplicativos embarcadas, a Contabilista oferece todas as soluções possíveis. Inclua a atualização das suas licenças em sua lista de compras para 2020 e evite que a falta de suporte técnico deixe os dados da sua empresa na mão.