5 ideias de como aproveitar melhor o espaço em escritórios pequenos

As coisas começam a dar certo para o seu negócio, mais pessoas são contratadas e o espaço no escritório começa a ficar pequeno. A solução imediata, para muitos, é mudar de sede e ir em busca de um lugar maior. Entretanto, isso muitas vezes ocorre porque não há muita consciência sobre como aproveitar melhor o espaço em escritórios pequenos.

Para isso, planejamento é essencial. E quando falamos sobre isso não nos referimos apenas aos móveis, mas também à maneira como os itens estarão dispostos no ambiente. Afinal, a grande questão aqui não é fazer caber mais gente, mas sim fazer com que todos os trabalhadores tenham um espaço com condições perfeitas para desenvolver o seu trabalho.

Felizmente, algumas dicas simples podem ser aplicadas para qualquer tipo de escritório. Listamos aqui 5 maneiras de como aproveitar melhor o espaço em escritórios pequenos.

1. Funcionalidade e design devem caminhar juntos

Muitas pessoas ainda têm uma ideia errada de que peças com design mais moderno são necessariamente desconfortáveis. Isso não é verdade. As tendências de design da atualidade pregam que, no caso dos escritórios, a forma não deve se sobrepor à função. Em outras palavras, não basta que o item em questão seja bonito, ele precisa ser funcional.

Sendo assim, os móveis planejados podem, inicialmente, custar um pouco mais caros, mas em médio e longo prazo eles farão com que você economize. A ideia é que a partir de um projeto você tenha a noção exata de quantas pessoas caberão no local e não seja preciso fazer testes ou deixar trabalhadores aglomerados apenas para que eles “caibam” na sala.

2. Trabalhe com as cores

Se você trabalha em um ambiente pequeno, cores claras nas paredes vão ajudar a dar uma sensação de que a sala é maior do que realmente é. Diferente dos tons mais escuros, as cores claras transmitem uma sensação de amplitude, algo que torna o espaço menos cansativo para as pessoas que passarão boa parte do dia dentro dele.

Se houver necessidade de fazer separações, opte por divisórias de vidro, acrílico ou materiais translúcidos mais claros. Novamente, essa escolha favorece a sensação de um ambiente melhor iluminado. As paredes divisórias de concreto, compensado ou qualquer outro material, além de darem uma sensação de enclausuramento, não são a tendência dos escritórios modernos.

3. Fuja da escuridão

No item anterior, falamos da importância de se utilizar cores claras nas paredes. Porém, essa não é a única dica nesse sentido para ajudar a deixar o ambiente mais agradável. É de suma importância que o local de trabalho seja muito bem iluminado, de preferência com luz natural. Se não for possível, entretanto, garanta uma boa luminosidade sobre todas as mesas.

Uma das exigências do Ministério do Trabalho é que os escritórios tenham boas condições de ergonomia e luminosidade para os seus empregados. Assim, vale a pena investir em luminárias e outras fontes de luz que façam com que ninguém fique na escuridão. Se puder utilizar a luz solar para isso, perfeito.

4. Reorganize o layout

Quando você precisa de um técnico para a sua rede de computadores, o que você faz? Tenta resolver tudo sozinho ou contrata um profissional especializado? Provavelmente a sua resposta foi a segunda opção. Então por qual motivo quando se trata de mexer no layout da sua empresa você tentaria fazer as coisas sozinho?

Todos nós temos uma noção de espaço e cada um sabe como a disposição de móvel agrada mais. Entretanto, são profissionais como decoradores de interiores, arquitetos e designers que têm as dicas certas para fazer com que aquele espaço seja renovado, com um baixo custo, e proporcionando um ambiente de muita qualidade.

Lembre-se de um velho ditado: o barato pode acabar saindo caro.

5. Menos é mais: não polua o ambiente

Por fim, vamos falar da decoração. Incluir determinados itens no ambiente, como plantas, quadros ou esculturas, ajuda a quebrar a monotonia e faz com que cada cantinho seja particular e diferenciado. Entretanto, incluir itens de decoração no ambiente não significa que você precise espalhá-los por todos os lugares.

Lembre-se de um conselho de van der Rohe repetido muitas vezes por Steve Jobs, cofundador da Apple: “menos é mais”. Ou seja, coloque elementos marcantes nos pontos certos, mas não abuse carregando as paredes e as mesas com itens que servirão apenas para distrair a sua atenção. Acima de tudo, o mais importante é sentir confortável onde quer que você esteja.