Roteador Mesh: Conheça os benefícios da tecnologia Wi-Fi

Está tendo dificuldade em conectar seus dispositivos à rede da sua casa? Utilizar um roteador Mesh pode solucionar esse problema. Nos dias atuais, ter uma internet veloz deixou de ser um luxo e passou a ser uma exigência para os mais variados tipos de pessoas. Isso se deve pela quantidade cada vez maior de produtos smart que possuem conexão Wi-Fi, sem falar em serviços de streaming, jogos online e até mesmo atividades do trabalho para aqueles que fazem home office.

Se a internet era algo legal para passar o tempo no início desse século, hoje ela é algo essencial no nosso dia a dia, e ter a sua disposição uma rede lenta e que se desconecta a toda hora é uma verdadeira dor de cabeça.

Por sorte, assim como os dispositivos eletrônicos, softwares e demais serviços digitais estão evoluindo, a conexão Wi-Fi também está em progresso. Afinal, é preciso que sejam criadas redes cada vez mais robustas para suportar todos os aparelhos conectados e oferecer uma conexão estável e veloz. É neste momento que a tecnologia Mesh entra em ação.

Siga com a gente neste artigo para descobrir como ela funciona e quais benefícios ela pode trazer para o seu lar ou ambiente de trabalho.

O que é a tecnologia Mesh?

A palavra “mesh” pode ser traduzida do inglês como “malha” e define bem como essa nova tecnologia Wi-Fi opera, visto que ela pretende criar uma rede sem fio capaz de cobrir todo o ambiente desejado.

Em nosso país, quando um serviço de internet é contratado, é instalado um modem para transmitir o sinal da banda larga para todos os cômodos do local. No entanto, se o ambiente for muito grande, ou contar com muitas paredes e móveis ou então com uma grande quantidade de dispositivos conectados, é bem provável que este aparelho não seja capaz de oferecer sinal para todos os lugares ou dispositivos desejados.

roteador mesh em cima da mesa da sala

Nesse sentido, o Wi-Fi Mesh apresenta uma evolução considerável para redes sem fio. Sua tecnologia usa uma topologia de malhas onde os terminais são conectados entre si, formando uma única rede sem fio com diversos pontos espalhados. Dessa forma, ao usar dois ou mais roteadores Mesh, você consegue criar uma única rede Wi-Fi com uma área de cobertura muito maior sem perder a velocidade e estabilidade da sua internet.

Como funciona o sistema de rede Mesh?

Diferente do tradicional modem Wi-Fi, roteadores Mesh são geralmente vendidos e usados em duas ou mais unidades. A ideia é posicioná-los em locais estratégicos do local para que haja uma maior cobertura do sinal wireless.

Vale ressaltar que em muitos casos, especialmente para imóveis menores, um par de roteadores Mesh já é capaz de dar conta do recado. Mas se você tem notado que o sinal wireless está fraco em cômodos ou ambientes longes do seu roteador, basta adquirir novos módulos e instalá-los nestes locais.

A este respeito, muitos acabam confundindo ou assemelhando roteadores Mesh com repetidores de sinal. Porém, eles possuem sistemas diferentes. Mesmo que repetidores de sinal consigam expandir a cobertura da rede sem fio, eles acabam criando uma rede secundária para isso, oferecendo uma velocidade de internet menor do que a rede principal emitida pelo modem.

Já a tecnologia Mesh oferece uma transmissão de internet muito mais rápida e estável, já que todos os seus módulos operam em conjunto e em total sintonia, expandindo o sinal wireless com máxima eficiência. Além disso, caso um de seus roteadores apresente algum problema, os demais seguem operando e sustentando todo o sistema, garantindo que você não fique impossibilitado de usar a sua internet.

Principais benefícios

Ainda está na dúvida se vale a pena adquirir esse tipo de roteador? Então confira abaixo os principais benefícios que o WI-Fi Mesh pode lhe trazer:

Maior área de cobertura

A utilização de dois ou mais módulos garante que toda a área desejada tenha sinal wireless, algo muito mais complicado de ser conquistado via roteadores comuns ou repetidores de sinal. Além disso, a tecnologia Mesh usa o recurso beamforming, que transmite o sinal da rede em uma direção específica, deixando ela menos suscetível a interferências e instabilidades.

roteador mesh em uma de centro no escritório

Distribuição uniforme da rede

Como mencionado anteriormente, repetidores de sinal possuem como ponto fraco não conseguirem transmitir a rede sem fio com a mesma velocidade do modem. Isso não ocorre com os módulos Mesh, que garantem que toda a área coberta tenha acesso à internet veloz.

Dual band automático

Roteadores Mesh conseguem transmitir o sinal WI-Fi na melhor opção de frequência disponível (2,4 GHz e 5 GHz) de forma automática, sem ser necessário ficar configurando os aparelhos a todo momento. A tecnologia cria uma única rede para ambas as conexões, fazendo uma seleção automática para os dispositivos que desejam se conectar à rede.

Mais aparelhos conectados

Para aqueles que querem investir em aparelhos inteligentes e em automação residencial, o Wi-Fi Mesh é a melhor opção. A tecnologia é capaz de suportar uma grande quantidade de aparelhos conectados à internet, sendo ainda possível priorizar quais devem ter melhor acesso à rede.

Fácil de ser instalado e configurado

Não é um expert em rede? Fique tranquilo!  A instalação e configuração dos modelos Mesh são extremamente fáceis, sendo necessário somente ligá-los na tomada, conectá-los na internet e seguir os passos indicados pelo fabricante em um aplicativo para smartphones.

Podemos destacar o alto valor como o único ponto negativo dos roteadores Mesh, que são comercializados a preços mais elevados do que repetidores de sinal e roteadores comuns. Por sorte, podemos lhe ajudar neste caso. Temos uma opção deste roteador com um preço atrativo em relação ao mercado em nosso site! Clique aqui e confira!

Fonte(s):

Canaltech, Tecnoblog e TecMundo.