Limpeza no ambiente de trabalho: 5 dicas para aumentar a produtividade e evitar problemas de saúde

A pandemia do coronavírus que está afetando todas as regiões do mundo tem provocado a mudança de hábitos nas pessoas. Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, usar álcool gel e evitar contatos sociais passou a ser regra nos últimos meses.

Porém, a limpeza no ambiente de trabalho não é algo com o qual você deve se preocupar apenas durante esse período crítico. Grande parte dos problemas de saúde apresentados pelos funcionários pode ter relação direta com agentes alérgenos presentes na poeira ou mesmo nos filtros de ar-condicionado.

Neste artigo, apresentamos cinco dicas práticas para que você possa implementar esses hábitos no ambiente de trabalho, mesmo depois que a pandemia passar.

1. Faça a limpeza regular do ar-condicionado

Está na lei: todos os edifícios, sejam eles públicos ou privados, devem fazer a manutenção regular e a limpeza dos sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Quando o ar-condicionado não tem os seus filtros trocados ou quando não recebe a limpeza correta, o equipamento pode acumular bactérias, fungos e vírus.

Quando o aparelho é ligado, esses elementos alérgenos se espalham pelo ar, podendo agravar sintomas em pessoas que já têm problemas respiratórios. Uma pessoa doente no ambiente pode propagar a doença para outras, comprometendo a produtividade do escritório como um todo. Por fim, tenha em mente que um ar-condicionado limpo consome menos energia.

2. Mantenha o ambiente organizado

A metodologia 5S prevê que todos os colaboradores da empresa podem se envolver em atividades que contribuam para um ambiente mais organizado. A técnica é pautada por 5 sensos: utilização, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina.

Na prática, o método consiste em regras simples e claras para todos no que diz respeito ao uso de itens de uso coletivo. Se utilizou algo, guarde-o no devido lugar depois. Tenha um lugar próprio para guardar cada item. Por fim, estimule cada colaborador a cuidar do seu próprio espaço.

3. Mantenha a mesa de trabalho limpa

Em muitas empresas os profissionais de limpeza se encarregam de limpar as áreas comuns, como corredores, banheiros, cozinha e demais instalações. Porém, a mesa de trabalho é responsabilidade de quem a ocupa. Por mais alguém passe um pano de vez em quando, é sua missão mantê-la organizada e limpa.

Crie o hábito de todos os dias ao final da jornada de trabalho reorganizar os itens. Papeis ou itens que podem ser descartados não devem ficar acumulados. Lave copos, xícaras ou canecas para evitar que restos de bebida fiquem expostos de um dia para o outro. Por fim, passe um pano úmido com desinfetante pelo menos uma vez por semana para tirar o excesso de poeira da mesa.

4. Lave as mãos várias vezes ao dia

Com a pandemia do coronavírus, certamente a essa altura você já criou o hábito de lavar as mãos com água e sabão com maior frequência. Porém, você não deve abandonar esse costume quando a pandemia passar. Não nos damos conta do quanto as nossas mãos se sujam ao longo do dia e colocá-las nos olhos, no nariz ou na boca aumenta as chances de que vírus e bactérias nos infectem.

Criar o hábito de passar álcool gel nas mãos várias vezes ao dia é uma ótima dica de higiene. De preferência, tenha um disponível na sua mesa para sempre. Além disso, sempre que tocar em arquivos ou áreas de uso comum, lave as mãos com água e sabão. Essa dica simples pode poupá-lo de desenvolver muitas doenças ao longo do ano.

5. Tenha cuidado com móveis e equipamentos

Móveis velhos podem ser perigosos para a saúde. Cadeiras com furos no estofado ou com braços quebrados e mesas com parafusos enferrujados podem se tornar depósitos de sujeiras. Isso também se aplica ao seu smartphone ou ao computador que você utiliza. É preciso ter cuidado com eles para aumentar a vida útil dos produtos.

Porém, itens quebrados aumentam riscos de acidentes, diminuem a produtividade e ainda são mais propensos a acumular sujeiras. A sugestão é substituir itens quebrados por novos e, a partir de então, cuidar deles com maior atenção. Utilize produtos de limpeza específicos, recomendados pelos fabricantes, e crie o hábito de manter as coisas organizadas para evitar danos em decorrência de má utilização.

.....

Precisa de material de limpeza para o seu escritório ou está na hora de trocar móveis e equipamentos eletrônicos? A Contabilista tem uma linha completa de produtos para escritório, com tudo que você precisa para aumentar a produtividade na sua empresa.