Copa 2022 na empresa: dicas para curtir os jogos e manter a produtividade

Que o Brasil é o país do futebol todo mundo sabe. Poucos povos amam tanto este esporte quanto o nosso. E para os fãs, nada melhor do que assistir uma Copa, torneio de seleções que ocorre de quatro em quatro anos. A próxima edição acontecerá no Qatar em novembro deste ano, e como sempre, nossa seleção está entre as favoritas para vencer a disputa.

Mesmo que você não goste de futebol, é muito provável que boa parte da sua equipe ou quadro de funcionários aprecie o esporte e estejam animados para ver os jogos da seleção. Quando o assunto é Copa, os dias em que a nossa seleção joga são tratados como datas especiais.

Mesmo que os dias de jogos do Brasil não sejam considerados feriados, com as empresas não sendo obrigadas a dar folgas para os seus funcionários, muitas organizações flexibilizam a jornada de trabalho ou suspendem suas atividades na hora dos jogos para manter a alegria dos seus colaboradores.

funcionários de folga assistindo a Copa em casa

Apesar do período de Copa 2022 ser algo incrível, ele acaba gerando alguns desafios para os gestores e profissionais de RH. Um dos principais é como fazer os funcionários curtirem o torneio sem perderem a produtividade. Se você anda pensando nisso em relação a sua empresa ou equipe, está no lugar certo. Vamos mostrar como conciliar as duas coisas e conseguir torcer pelos nossos jogadores sem prejudicar as suas metas profissionais.

Como aproveitar a Copa 2022 na empresa?

Como comentado acima, a Copa é um dos eventos mais aguardados por boa parte dos brasileiros. Por isso, quando a competição inicia, ela será o principal assunto entre os funcionários da organização.

Com isso em mente, não adianta tentar ignorar o evento. A melhor coisa a se fazer é abraçar a causa e levar o ambiente de torcida para dentro da sua empresa, desde que isso não atrapalhe o seu negócio, é claro. Nesse sentido, tudo vai depender de qual segmento a sua empresa atua.

Por isso, busque decorar alguns ambientes da empresa com bandeiras, bexigas e outros itens nas cores da seleção. Se o uniforme não for um item obrigatório na sua empresa, você também pode incentivar o uso da camiseta da seleção nos dias dos jogos do Brasil. 

Em relação aos jogos, muitas empresas e departamentos de RH acabam dando folga nos dias ou horários em que eles acontecem. Se não for possível fazer isso na sua empresa, garanta que haja uma boa TV ou projetor para que os colaboradores possam torcer e se divertir juntos durante as partidas.

funcionários assistindo a Copa na empresa

Sabemos que alguns modelos de negócios ou departamentos não podem se dar ao luxo de ficarem “fora do ar” enquanto as partidas acontecem. Nesses casos, a melhor coisa a se fazer é estabelecer equipes de plantão. Converse com os seus funcionários e faça um bom cronograma para que todos possam curtir pelo menos um jogo, priorizando o trabalho neste período para aqueles que não ligam muito para a seleção – mas lembre-se de recompensar esses funcionários com folgas em outros períodos, para ser justo com todos.

O papel do RH nas partidas

O RH será crucial para que a empresa consiga se manter produtiva durante o período de Copa. Este departamento deve ser o responsável, juntamente com os gestores e diretores da organização, em definir quais ações serão tomadas para que os funcionários possam curtir a competição.

Entre as principais, estão a definição de como ocorrerá a flexibilização ou liberação do trabalho durante os jogos, definir quem ficará de plantão, decorar o local de trabalho e promover outras iniciativas para melhorar o ambiente de trabalho e trazer mais destaque para a organização – nas outras edições da Copa, muitas empresas causaram boa impressão com o público em geral ao promover ações festivas em relação ao torneio.

O RH ainda deve atuar como o principal canal de comunicação para informar os funcionários das ações que devem ser seguidas durante os jogos. Além disso, ele deve monitorar juntamente com os gestores e líderes de equipe se os funcionários estão conseguindo entregar os resultados necessários durante esses dias.

O que fazer para assistir à Copa 2022 sem perder produtividade?

Manter o foco tanto no trabalho quanto nos jogos não é das tarefas mais fáceis, mas é sim possível! Por isso, separamos algumas dicas que podem ser seguidas para que a sua empresa consiga manter bons resultados durante a Copa:

Antecipe as tarefas mais importantes

Uma boa opção para garantir que o máximo de funcionários possa curtir os jogos é incentivar toda a equipe a priorizar e concluir as tarefas mais importantes do dia antes das partidas começarem. Assim, será possível torcer com a tranquilidade de que as coisas mais importantes e problemas mais urgentes já foram resolvidos.

Nesse sentido, os próprios funcionários já irão trabalhar com mais disposição, afinal, todo mundo vai querer curtir o torneio. Caso a empresa adote jornadas flexíveis, é possível definir com os colaboradores para que eles entrem duas horas antes no serviço, conseguindo assim antecipar o máximo de tarefas possíveis.

Comunique os seus clientes e fornecedores

Sua empresa costuma atender muitos clientes e fornecedores, seja presencialmente ou por chamadas? Em alguns casos, não será possível ignorá-los, ainda mais se você trabalha em um estabelecimento comercial. Nesse caso, será preciso definir uma equipe de plantão para fazer esses atendimentos.

Porém, em todos os casos, é recomendado comunicar aos seus clientes, fornecedores e demais interessados que a sua empresa irá trabalhar com equipe reduzida, ou então irá paralisar suas atividades, durante o horário dos jogos. Assim, eles saberão que o melhor horário para entrar em contato é antes ou depois das partidas, dando mais “folga” para você e seus funcionários enquanto a seleção vai em busca do hexa.

Faça ações de marketing e endomarketing

Você pode aproveitar o período de Copa para promover ações que divulguem a sua empresa com o público externo e seus funcionários. Assim, será possível até mesmo alavancar seus resultados ao deixar o seu negócio mais conhecido.

Fique atento aos horários dos jogos 

O Brasil já tem as datas e horários dos jogos da fase de grupos definidos:

  • Brasil x Sérvia – 24/11 às 16h (de Brasília)
  • Brasil x Suíça – 28/11 às 13h (de Brasília)
  • Brasil x Camarões – 02/12 às 16h (de Brasília)

Portanto, você já pode programar como será a rotina da sua empresa ou equipe nessas datas e horários. Caso o Brasil passe de fase e for avançando na competição, novas partidas serão realizadas, com o planejamento devendo se estender para as novas datas e horários.

Fonte(s):

Betterfly, Flexform e Runrun.it.

Tags: copa 2022