2022 está chegando: Confira as datas comemorativas para celebrar na empresa

2022 está cada vez mais próximo, e as empresas precisam estar prontas para todos os desafios e oportunidades que este novo ano irá oferecer. Muitas vezes, o ambiente de um escritório ou negócio acaba sendo muito sério. Por isso, nada melhor do que usar uma data comemorativa para trazer mais alegria e leveza para o dia a dia da empresa e a rotina dos seus colaboradores.

Datas especiais, como o aniversário da empresa, por exemplo, são ótimas chances de reunir todo o pessoal e ter um tempo de confraternização. Todavia, existem diversas datas comemorativas que donos de negócios, gestores e líderes ou então o time de RH podem usar para promover uma iniciativa importante ou então um clima mais alegre.

Pensando nisso, criamos este artigo destacando as principais datas de 2022, para que você possa ajudar na programação anual de sua empresa.

1. Janeiro

Janeiro é um dos meses mais discretos em relação a datas comemorativas. Além do tradicional Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 1º, o mês não possui muitos dias conhecidos. No entanto, há uma ótima opção para a sua empresa adotar:

  • 18/01 – Dia Internacional do Riso

Esta data não é muito famosa no Brasil, mas pode ser ótima para a sua empresa. Neste dia, é bem provável que todos os colaboradores ainda estejam se adaptando ao início do ano, após com lembranças muito recentes do período de festas do fim do ano anterior e talvez férias coletivas.

Nada melhor do que promover alguma atividade, como um show de stand-up por exemplo, ou então algo mais simples, mas descontraído, para garantir a alegria dos funcionários neste dia.

2. Fevereiro

Fevereiro é o mês do Carnaval, uma das datas mais marcantes do país. Muitas empresas acabam paralisando as suas atividades durante esse período, que em 2022 acontecerá oficialmente entre os dias 25 de fevereiro a 5 de março.

Mesmo que sua empresa pare ou então trabalhe com quadro reduzido de funcionários durante esses dias, é super legal fazer uma decoração temática no escritório e convidar os funcionários a irem fantasiados ou usando acessórios divertidos.  

3. Março

Março possui duas datas que além de serem celebradas, podem ser usadas como temas importantes para conscientizar os funcionários:

  • 08/03 – Dia da Mulher
  • 31/03 – Dia da Saúde e Nutrição

Para o Dia da Mulher, além de presentear as colaboradoras da empresa, uma boa alternativa é promover palestras ou informações que inspirem a atuação das mulheres no mundo dos negócios.

O Dia da Saúde e Nutrição também é uma ótima oportunidade para realizar palestras com profissionais da área da saúde, ou divulgar informações sobre como ter uma dieta equilibrada e saudável. O rendimento dos colaboradores sempre será melhor se a saúde deles estiver boa, logo, a empresa também sai ganhando com isso.

4. Abril

O quarto mês do ano possui uma das datas mais lembradas do ano: a Páscoa, comemorada em 2022 no dia 17 de Abril.

Além de ser uma das datas mais importantes do cristianismo, a Páscoa é tradicionalmente lembrada por ser o período onde as pessoas se presenteiam com chocolates. Por isso, não deixe essa data passar em branco, demonstre o seu carinho pela sua equipe e garanta uma lembrancinha para cada um dos seus colaboradores.

5. Maio

No mês de Maio, duas datas importantes merecem destaque:

  • 01/05 – Dia do Trabalho
  • 15/05 – Dia das Mães

O Dia do Trabalho é marcado pelo feriado, mas pode ser usado como oportunidade para a empresa destacar o desempenho que os colaboradores estão realizando, fazendo eles se sentirem mais valorizados.

Já o Dia das Mães é uma das datas mais celebradas do país. Dessa forma, é comum que as empresas prestem homenagem às funcionárias que possuem filhos, seja com um cartão ou com uma lembrancinha.

6. Junho

Junho é conhecido por ser o mês das festas juninas, muito tradicionais em nosso país. No dia Dia de São João, comemorado em 24 de Junho, você pode promover uma festa no escritório, decorando o ambiente, oferecendo doces e comidas típicas ou fazendo brincadeiras e gincanas como pescaria ou quadrilha, por exemplo. 

7. Julho

  • 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
  • 30/07 – Dia do Amigo

Essas são duas datas de menor expressão no Brasil, mas que são ótimas para presentear os colaboradores, fazendo o clima ficar mais leve na empresa, além de fazer com que cada funcionário se sinta valorizado.

8. Agosto

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também é uma data super importante para ser incluído no seu calendário de datas comemorativas de 2022. Não deixe de prestar homenagem aos colaboradores que são pais.  

9. Setembro

Este mês é marcado pela campanha do Setembro Amarelo, que visa promover a valorização da vida e o combate e prevenção ao suicídio. É sempre válido organizar palestras ou eventos com profissionais da área, para conscientizar os funcionários sobre a saúde mental e emocional.

10.  Outubro

Em Outubro, é comemorado o Dia das Crianças (12) e o Dia das Bruxas (31). Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, vale a pena promover festas ou fazer decorações com essas temáticas. Além disso, Outubro é conhecido por ser o mês rosa, marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Com o intuito de propagar as informações dessa campanha, muitas empresas criam materiais de divulgação sobre o assunto ou promovem palestras com profissionais da saúde. Afinal, a melhor forma de prevenção é a informação. 

11.  Novembro

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha do Novembro Azul, um mês mundial destinado à conscientização sobre a saúde do homem e ao combate ao câncer de próstata. Assim como no mês anterior, é indicado que as empresas instruam seus colaboradores a respeito do tema, criando materiais ou oportunidades que possam ajudá-los a compreender a importância do cuidado com a saúde.

12.  Dezembro

O último mês do ano é marcado pelo Natal e pelas confraternizações. Este período é uma ótima oportunidade para refletir e agradecer todos os colaboradores pela dedicação diária, por isso, em forma de gratidão, muitas empresas promovem uma festa de encerramento e outras optam por presentear os funcionários. Confira algumas dicas de como presentear os funcionários no fim de ano.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir o nosso site. Lá, você encontra tudo para a sua empresa! Trabalhamos com mais de 8.000 itens para completar e facilitar o dia a dia do seu escritório, durante o ano todo!