Como usar o dicionário em inglês durante a leitura

Deseja aprender ou então melhorar o seu nível de fluência em inglês? Se a resposta for sim, então você deveria considerar o uso de um dicionário. Isso porque eles serão extremamente úteis quando você se deparar com alguma palavra desconhecida, ou quando precisar traduzir algum termo do português para inglês.

Fazer a leitura de algum texto em inglês pode ser algo desafiador inclusive para aqueles que já estão habituados com o idioma, visto que a língua inglesa possui mais de 250 mil palavras distintas, segundo a EF.

No entanto, apenas ter um dicionário em inglês ao seu lado não é o suficiente. É preciso saber como utilizá-lo! Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar. Confira como o dicionário em inglês pode alavancar seus estudos e como fazer um bom uso dessa ferramenta.

Qual dicionário em inglês escolher?

Antes de saber como usar um dicionário em inglês, é preciso encontrar qual modelo se adequa melhor às suas necessidades. Existem hoje no mercado diversas opções disponíveis, que vão desde temáticas até aquelas totalmente voltadas para a gramática.

Independente de qual modelo escolher, prefira adquirir um que seja bilíngue. Ou seja, aquele onde há traduções de um termo em inglês para português e vice-versa. Essa opção se torna mais vantajosa do que os dicionários monolíngues, especialmente para os iniciantes.

Como sugestão, indicamos os modelos disponíveis em nosso site. Você pode utilizar um dicionário em inglês mini, ideal para aqueles que passam boa parte do tempo fora de casa e gostam de estudar em diversos locais, ou então um modelo escolar, que além de mostrar os significados das palavras, ainda contém informações sobre abreviações da língua inglesa, significado de expressões e termos e regras de ortografia.

Dicas de como usar o dicionário em inglês

1. Escolha um texto

homem usando dicionário em inglês para traduzir um texto que está lendo

Você pode folhear seu dicionário em inglês para expandir seu vocabulário, buscando aprender novos termos de forma livre.  Alguns indivíduos adotam algumas regras como aprender uma nova palavra por dia, por exemplo. No entanto, a melhor forma de potencializar o uso desta ferramenta é através da leitura de textos.

Por isso, encontre algum livro ou texto na internet em inglês referente a um assunto que você goste. Mas, é importante que o conteúdo seja condizente com o seu nível de conhecimento do idioma.

Se você está iniciando seus estudos, evite pegar textos muito complexos. Prefira algo simples e breve, como uma história infantil ou juvenil, por exemplo.

2. Faça a primeira leitura do texto

Escolhendo qual texto será usado no seu estudo, tente lê-lo pela primeira vez sem o uso do dicionário. Esta primeira leitura deve ser rápida, visto que seu intuito é ver se você consegue entender o significado do texto como um todo. Se esse objetivo for alcançado, você pode seguir com o uso desse conteúdo. Se não, escolha um texto mais simples.

3. Grife as palavras que você não conhece

Leia novamente o texto escolhido, dessa vez com mais calma. Se atente a cada palavra e grife ou então anote aquelas que você não sabe o significado. Se você conseguiu entender o que o texto tem a dizer de forma geral, mesmo não sabendo a tradução dessas palavras, é porque é possível ter um palpite do que elas significam pela frase ou parágrafo onde elas estão localizadas.

mulher fazendo anotações em um dicionário em inglês

4. Use o dicionário em inglês

Busque no seu dicionário em inglês os significados das palavras anotadas. Provavelmente, algumas delas terão dois ou mais sinônimos em português. É o caso do termo “close”, que pode ser traduzido como “fechar” e também “perto”. Devido a isso, anote todos os significados.

5. Leia o texto novamente

Faça a leitura do texto novamente, com calma. Quando se deparar com as palavras cujo significado você não saiba, veja as possíveis traduções que elas possuem e identifique qual delas melhor se adequa ao contexto da frase ou do texto como um todo.

Após fazer este processo com todas as palavras selecionadas, você pode fazer outra leitura do texto, dessa vez de forma mais rápida, para ajudar a fixar melhor o conteúdo aprendido.

Obviamente, este processo pode se tornar demorado em textos mais longos. No entanto, ele é menos maçante do que ficar procurando no dicionário o significado de cada palavra não compreendida na primeira leitura.

Além disso, ele é mais eficaz em ajudar você a realmente aprender e expandir o seu vocabulário. Porém, nada lhe impede de testar ou criar outros métodos que melhor se adequem à sua rotina e forma de aprendizado. De qualquer forma, o dicionário em inglês é uma ótima ferramenta para aqueles que querem expandir seus conhecimentos sobre o idioma.

Fonte(s):

English Live e inFlux.