Como a leitura na infância pode influenciar no desenvolvimento de seu filho?

Com os avanços tecnológicos, está cada vez mais difícil uma criança trocar os aparelhos eletrônicos por um momento de leitura. Neste contexto, o incentivo à leitura por parte dos pais ou responsáveis desde cedo é fundamental para o desenvolvimento mental, social e criativo da criança. A leitura faz com que o ser em formação entre no mundo da imaginação e explore inúmeras possibilidades com histórias incríveis que irão ajudar a moldar seu caráter e jeito de ser futuramente.

O ato de ler desde cedo traz muitos benefícios não só para as crianças, mas para os pais também. Essa interação entre pais e filhos por meio da leitura faz com que a criança se sinta acolhida e amada. Mas afinal, quando começar a incentivar meu filho a ler?

Os primeiros passos começam na leitura

A imersão do universo literário pode começar a partir de 2 anos, quando a criança passa a compreender a fala e se comunicar. Neste caso, começar por histórias curtas é o mais indicado. 

Posteriormente, na fase de aprendizado da leitura, os pais podem começar a incentivar a criança a ler sozinha, acompanhando os ensinamentos escolares. É importante que essa iniciativa seja incrementada antes de frequentar a escola, despertando o interesse de aprender a ler o quanto antes.

Assim que a criança passar a ler sozinha, é a hora dos pais começarem a explorar histórias de interesse do filho. Comece procurando livros que se enquadrem no gosto da criança ou até mesmo incentivando que ela escolha seus livros sozinhos. 

A Contabilista conta com diversas opções de livros infanto-juvenis, desde livros narrativos até interativos, desenvolvendo ainda mais a criatividade e imaginação. 

Veja a seguir os benefícios que incentivar a leitura na infância proporcionará:

1. Desenvolvimento da linguagem culta

O enriquecimento do vocabulário é um dos benefícios imediatos da prática da leitura. É nos livros que a criança aprende inúmeras novas expressões que fogem do senso comum do dia a dia. 

Além disso, é na fase infantil que o cérebro aprende com maior facilidade comparado com outras fases da vida, daí a importância de alimentá-lo com diversos conhecimentos. Quanto mais contato com novas linguagens e costumes, maior o conhecimento cultural e social que a criança irá adquirir.

A leitura também despertará a curiosidade da criança por meio das novas palavras e seus significados, fase típica infantil em que surgem os “porquês”.

2. Incentivo à Imaginação e Criatividade

Assim como citado no tópico anterior, a leitura incentiva muito a imaginação, e isso vai além do significado das novas palavras. Histórias com mundos fantásticos e “faz de conta” incentivam a criatividade. Imagine o poder que uma boa história cheia de mistérios pode fazer com a imaginação de uma mente infantil!

3. Aproximação entre pais e filhos

A contação de histórias é um bom momento para unir toda a família. Nesse tempo, a atividade proporciona uma proximidade entre adultos e crianças, fazendo com que vivam a aventura proposta juntos.

Além disso, os pais estão em prontidão para qualquer dúvida que a criança tenha referente a palavras, expressões ou acontecimentos no texto, aumentando as possibilidades de aprendizado. 

4. Aperfeiçoamento da concentração

Na infância, é bem comum que a criança se distraia com qualquer coisa que aconteça ao seu redor quando é necessário se concentrar com algo. A leitura é uma das ferramentas que podem ajudar a resolver esse problema. 

Lendo por um período diariamente, a criança aprenderá a ter foco e concentração quando exercer tal atividade e assim se concentrando por momentos mais longos conforme vá realizando frequentemente a prática.

5. Compreensão das emoções

Durante a fase da juventude, a leitura tem um papel muito importante. Nessa etapa da vida, os adolescentes estão se descobrindo e passam por uma enxurrada de mudanças e emoções. Por isso, os livros podem ser bons aliados para norteá-los nessa fase.

Por meio da imersão fazendo com que o leitor se sinta dentro do personagem, é possível ir conhecendo e literalmente “sentindo” tais emoções expostas nas histórias, fazendo com que a imaginação tome conta e passe a percepção real daquele momento ilusório.

6. Interpretação de textos

A interpretação de texto é uma habilidade importantíssima que a criança irá desenvolver conforme vá lendo. O ato de entender o que se lê, ajudará futuramente nos estudos. 

A interpretação também desenvolve o senso crítico, fazendo com que a criança passe a ver as situações do cotidiano de diversos pontos diferentes e suas realidades, aperfeiçoando seu entendimento e julgamento.

7. Redução do estresse diário

A leitura é um ótimo método de redução do estresse e da ansiedade. Ler faz com que a criança permaneça concentrada, calma e relaxada.  

…..

Agora que você já sabe o quão bem a leitura faz para o desenvolvimento do seu filho, basta incentivá-lo a praticar com maior frequência. Compre seus livros agora mesmo pelo site da Contabilista e receba em casa ou encontre uma loja mais próxima de você