Qual a diferença entre meta e objetivo?

Qual é a diferença entre meta e objetivo? Quando alguém pede para que você coloque as suas metas ou objetivos no papel, é bem possível que venha à sua mente a ideia de que se trata dos pontos que você pretende alcançar.

Entretanto, pensando em termos de significado, as duas palavras têm nuances diferentes. Elas até podem ser usadas como sinônimos, mas entender o contexto de cada uma delas pode ajudar você a ser mais específico na hora de cumprir uma demanda. Por isso, vamos entender qual é a ideia por trás de cada um desses termos.

O que é um objetivo?

Ter um objetivo é o mesmo que ter o propósito de realizar alguma coisa. A concepção de um objetivo prevê uma direção para se seguir de forma que seja possível alcançar uma determinada posição no futuro. É como se fosse um sonho a ser realizado, um desejo a ser alcançado. A título de exemplo: se uma pessoa deseja fazer uma viagem para o exterior, então podemos dizer que esse é um objetivo.

O que é meta?

Já a palavra meta significa algo que pode ser alcançado, mas sob uma ótica de quantificação. Em outros termos, é como se as metas fossem pequenos passos ou etapas para se alcançar um objetivo. As metas têm um tempo determinado para serem concluídas, um prazo definido. Voltando ao nosso objetivo de fazer uma viagem para o exterior, a meta seria a definição de quando essa viagem vai ocorrer, quanto ela vai custar e como isso será possível.

Metas e objetivos: o que esses conceitos podem ensinar para a sua empresa

Agora que você já sabe qual é a diferença entre objetivo e meta, isso nos permite abrir espaço para debater como esses dois conceitos devem ser trabalhados na sua empresa. Quando falamos de objetivos, parece muito clara a facilidade de estabelecê-los, seja lá em qual contexto for.

Por exemplo, sua empresa pode ter como objetivo ser a mais popular da sua cidade. Isso é algo claro e plausível. No entanto, se metas não forem estabelecidas para que a empresa chegue nesse patamar, é muito provável que nada aconteça e esse objetivo fique sempre restrito a uma inscrição em um pedaço de papel.

Para que a sua empresa se torne a mais popular da cidade, será preciso agir. São essas ações que devem ser colocadas como metas: aumentar os investimentos em publicidade, mensurar a eficácia das campanhas, fazer ações de reforço de marca, ampliar as parcerias com os fornecedores, todas essas ideias são as suas metas. E, para que elas sejam efetivamente vistas assim, deve haver um prazo.

Sendo assim, “aumentar os investimentos em publicidade” é um objetivo, mas “aumentar em 20% os investimentos em publicidade até o final de 2018” é uma meta. Percebeu a diferença?

No primeiro caso temos algo amplo e vago, sem data de conclusão e sem caráter de urgência. É como se fosse uma carta de intenções. No segundo caso, temos uma quantificação e uma data limite, criando uma obrigação. Nessas circunstâncias, é como se a meta fosse um contrato, ao qual você terá que se esforçar para cumprir.

Saber a diferença entre esses dois conceitos é essencial para motivar as equipes ou para fazer que os seus colaboradores compreendam o grau de comprometimento que cada ação precisa ter. Por isso, para ser mais efetivo em seu planejamento, é fundamental observar o que é objetivo e o que é meta. Somente assim a sua empresa criará as condições adequadas para alcançar os resultados que tanto almeja.