Tecnologia promove eficiência nos processos e torna supply chain mais resiliente

Independente do tipo de negócio e ramo de atuação, o supply chain é uma das áreas de maior importância de uma empresa. Este termo, que pode ser traduzido como cadeia de suprimentos, engloba todos os processos envoltos na produção dos bens ou serviços que a organização oferta no mercado, indo desde a compra da matéria-prima até a entrega final ao cliente.

Dessa forma, realizar uma boa gestão do supply chain é essencial para que o negócio se mantenha rentável e tenha êxito a longo prazo. Isso se torna um desafio, visto que, em alguns casos, a cadeia de suprimentos é extensa e engloba diversas atividades, colaboradores e outras organizações como fornecedores, por exemplo.

Diversos imprevistos podem acontecer e, cedo ou tarde, irão. Além disso, não otimizar cada etapa da cadeia de suprimentos pode trazer ineficiência e até colocar em risco todo o negócio. Por sorte, a tecnologia pode ser uma grande aliada para tornar o supply chain mais resiliente.

A era da tecnologia

Desde a criação da máquina a vapor no século XVII, que deu início à primeira Revolução Industrial, o ser humano tem se tornado cada vez mais dependente da tecnologia. Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar nossas vidas sem dispositivos digitais, como smartphones, computadores e TVs, sem falar da internet como um todo.

Atualmente, vivemos o início da quarta Revolução Industrial, que marca a convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Trazendo para o mundo dos negócios, isso significa que se modernizar é preciso, e isso inclui adotar novos recursos tecnológicos.

homem usando tecnologia para controle de estoque de uma empresa

Um exemplo disso são as redes sociais. Muitas lojas e comércios conseguem, no dia de hoje, ter mais relevância e atrair mais clientes nessas plataformas do que em seus estabelecimentos físicos. Com isso em mente, por que não adotar tecnologias para otimizar o seu supply chain?

Como a tecnologia pode melhorar o supply chain

Atualmente, existem diversas tecnologias que auxiliam empresas e profissionais a monitorar e otimizar uma cadeia de suprimentos. Entre os principais, estão recursos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), machine learning e blockchain.

Em entrevista ao Valor Econômico, Flávio Barreiros, líder de Supply Chain e Operations da Accenture para o Brasil e América Latina, afirma que diversas companhias dos mais variados setores buscam esses e outros recursos tecnológicos, pois eles são capazes de tornar suas respectivas cadeias de suprimentos mais eficientes. Entre os principais benefícios estão a otimização de etapas, aumento da produtividade, redução de custos, maior controle em relação a possíveis riscos e auxílio na tomada de decisões.

Entre os exemplos, podemos listar a ação conjunta feita por marcas de luxo como a Prada e Louis Vuitton, que encontraram na blockchain uma nova forma de combate à falsificação de suas peças. Cada peça de vestuário produzida pela empresa ganha um certificado na rede, permitindo que seus clientes tenham acesso a toda a cadeia de suprimentos que o produto precisou passar, comprovando assim a sua autenticidade.

Já o uso da robótica tem resultado em grandes reduções de erros e custos em relação a estoques, aumentando a margem de lucro da companhia e otimizando o espaço disponível para armazenamento de produtos e insumos. A Amazon, por exemplo, utiliza diversos robôs em seus armazéns, conseguindo assim ter um sistema de entregas muito mais eficiente e rápido para os seus clientes.

robô sendo usado no estoque de uma empresa, como parte da otimização do supply chain

Por fim, vale destacar o impacto que a IA terá nos próximos anos. Ao utilizar programas baseados em Inteligência Artificial, empresas poderão otimizar as operações envolvidas em seus supply chains, devido à enorme quantidade de dados e informações que essa tecnologia consegue agrupar e disponibilizar para tomadas de decisões.

Um cenário em que um programa consegue identificar quando determinado produto está acabando e já realizar cotações entre os fornecedores de forma automática não é mais algo distante. Por isso, modernizar é preciso.

Os desafios para tornar o supply chain resiliente

Apesar dos enormes benefícios que a tecnologia pode trazer para uma cadeia de suprimentos, essa modernização cobrará um preço. Além de ser necessário investir para digitalizar e inserir novos recursos no supply chain, é necessário preparar todas as partes envolvidas no processo para utilizar esses novos mecanismos.

A este respeito, Barreiros afirma que mesmo com a tecnologia sendo o fator essencial de mudança, o protagonismo deve continuar com os indivíduos. Segundo ele, os gestores e demais colaboradores precisam estar presentes desde a criação da cadeia de suprimentos assim como das estratégias que serão usadas para modernizá-la e transformá-la por meio de recursos tecnológicos. Somente assim, na visão do empresário, será possível tornar o supply chain mais resiliente.

Fonte(s):

BRInforme e Valor Econômico.