O que é Supply Chain Management? 05 Dicas para implementar na sua empresa

Supply Chain Management (SCM), também conhecido como gerenciamento da cadeia de suprimentos, pode ser definido como o manuseio e gerenciamento de todo o fluxo realizado por uma empresa ou organização para produzir seus bens ou serviços.

Esse conceito tem sido cada vez mais usado no meio empresarial, por ser capaz de mapear e criar uma rede de todas as etapas e membros envolvidos no processo produtivo, desde a aquisição da matéria primeira até o destino final do produto ou serviço em si.

Caso você ainda não esteja muito familiarizado com esse termo, mas deseja aprender mais, esse artigo foi feito para você. Vamos te mostrar como funciona o Supply Chain Management e como você pode aplicá-lo no seu negócio.

 

O que é Supply Chain Management?

O SCM possui como função analisar e realizar todos os processos envolvidos dentro de uma cadeia de suprimentos. Basicamente, esse conceito corresponde a um conjunto de ações voltadas para administrar a movimentação de bens, serviços, informações e recursos financeiros entre a empresa e seus participantes internos e externos, como fornecedores e clientes, por exemplo.

O Supply Chain Management pode ser entendido como uma nova forma de conduzir o negócio, onde as decisões estratégicas da empresa são firmadas conforme o andamento da cadeia de suprimentos.

Ao contrário de um sistema tradicional, que se importa somente com a logística de um negócio, o SCM é usado para compartilhar informações e planejar atividades que vão desde a aquisição da matéria primeira até a distribuição final do produto ou serviço entregue pela empresa.

 

Por que o Supply Chain Management é importante para a empresa?

Por conseguir unir todos os componentes da cadeia de suprimentos, desde a aquisição da matéria primeira até o envio ao cliente final, o Supply Chain Management oferece mais oportunidades de análise de cada etapa do processo produtivo.

Dessa forma, empresas podem verificar e estimular melhorias em todo o processo, podendo reduzir seus custos, aumentar suas margens de lucro e até mesmo acelerar todo o seu processo de produção, conseguindo estipular prazos de entregas melhores para os seus clientes.

Quais os principais recursos da gestão eficaz da cadeia de suprimentos?

Quanto melhor for elaborada e gerenciada a cadeia de suprimentos, mais chances o negócio tem de ter êxito em realizar suas atividades e atrair novos clientes. Para isso, é preciso ficar atento a alguns conceitos que precisam ser aplicados à cadeia de suprimentos do seu negócio. Vamos conhecer os principais.

  • Conexão: acessar os dados de cada etapa da cadeia de suprimentos, além de conseguir disponibilizados de forma que facilite a sua análise. Softwares de gestão e ferramentas de integração ajudam neste processo.
  • Colaboração: estimular a colaboração das outras partes envolvidas no processo, principalmente os fornecedores, que deixam de ser simples empresas para se tornarem parceiras de negócios.
  • Automação: dependendo do modelo de negócios, uma cadeia de suprimentos pode exigir diversas atividades dos colaboradores da empresa. Por isso, investimento em automação pode fazer com que a empresa poupe tempo em tarefas manuais e rotineiras e se dedique ao que realmente importa.
  • Abrangência: os dados coletados sobre a cadeia de suprimentos precisam ser inseridos e compartilhados em tempo real. Assim, todas as partes envolvidas podem compartilhar informações, se adaptando a mudanças inesperadas, além de colaborar para a melhoria do processo como um todo.

 

Quais as dicas para implementar na empresa?

Independentemente do tamanho do seu negócio, implementar conceitos de Supply Chain Management pode trazer diversos benefícios. Para isso, algumas ações precisam ser tomadas. Confira as principais que você pode passar a aplicar hoje mesmo na sua organização.

 

1. Gerenciamento de estoque

Fazer um bom gerenciamento de estoque é crucial, pois evita que a empresa gaste muito na compra de materiais que não são necessários ou tenha de atrasar e até mesmo paralisar suas atividades pela falta de material e insumos.

Produtos sem uso armazenados no estoque acabam gerando custos, mas operar com pouca quantidade de insumos pode fazer com que o seu negócio não consiga concretizar uma grande venda ou encomenda inesperada de algum cliente. Por isso, é preciso estar com um estoque balanceado, repondo os materiais no momento ideal.

 

2. Relacionamento com fornecedores

Ter uma rede de fornecedores já estabelecida e confiável pode acelerar os resultados da sua empresa. Verificou que o seu negócio precisa todo mês de uma quantidade pré-determinada de um material? Automatize a compra desses itens com um fornecedor confiável. Assim, você economiza tempo com orçamentos e concretizações de novas compras.

Além disso, certifique-se que os fornecedores atuais estão correspondendo às suas expectativas, melhorando o seu desempenho. Como comentado anteriormente, um bom fornecedor acaba se tornando um parceiro do seu negócio.

 

3. Controle das despesas operacionais

Reduzir custos e despesas é sempre bom, não é mesmo? Isso é possível ao aplicar SCM. Ao verificar cada etapa da sua cadeia produtiva, você será capaz de identificar oportunidades de melhorias do processo que podem fazer você economizar na hora de desempenhar suas atividades.

 

4. Tenha métricas de avaliação e crescimento

Utilize indicadores de desempenho (KPIs) para incentivar todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos a realizar com êxito as suas atividades. Através desses indicadores, você ainda consegue verificar quais setores estão apresentando falhas ou piores resultados, conseguindo tomar as atitudes corretas para melhorar o processo como um todo.

 

5. Melhore a sua rede de distribuição

A rede de distribuição engloba desde a sua estratégia de vendas e prospecção de novos clientes até o rastreamento da entrega. Conseguindo melhores desempenhos nesse quesito, você terá uma maior satisfação dos seus clientes, conseguindo com isso alavancar ainda mais os resultados do seu negócio.

Gostou deste artigo? Então que tal contar com uma empresa que é referência em suprimentos para escritório? Com mais de 35 anos de experiência, a Contabilista pode te ajudar a facilitar o dia a dia do seu negócio! Clique aqui e saiba mais sobre a nossa empresa.