A importância de um planejamento estratégico nunca esteve em tanta evidência nas empresas como na atualidade. Com um mercado cada vez mais competitivo, um simples detalhe passa a ser fundamental para o sucesso de uma companhia.
Mas, afinal, por que elaborar um bom planejamento estratégico é tão importante assim? Quais são as ferramentas e os recursos que esse documento é capaz de acrescentar a um negócio? Dúvidas como essas são comuns mesmo para empresários e gestores mais experientes e, por essa razão, é natural que quem esteja diante do seu primeiro planejamento estratégico tenha ainda mais perguntas.
Detalhando o passo a passo do seu crescimento
Certamente você já deve ter lido em um dos muitos manuais de administração que existem sobre a importância de definir itens como missão, valores e objetivos de uma empresa. Trata-se de um conjunto de regras, que será compartilhado entre os colaboradores, cujo objetivo é nortear a atuação da empresa em todos os momentos.
No entanto, mesmo que a sua empresa tenha objetivos claros definidos, é fundamental que você saiba quais são as ferramentas que serão utilizadas para tentar atingi-los. Em outras palavras, “como”, “quando” e “onde” você fará as coisas passam a ser perguntas fundamentais a serem respondidas e é justamente disso que o planejamento estratégico trata.
Saber para onde ir e como chegar lá
Vamos pensar em um exemplo bastante simples. Suponha que você esteja em Curitiba e deseje chegar em São Paulo. Esse é, portanto, o seu objetivo. Para isso você tem uma série de opções: ir de avião, ir de carro, ir de ônibus ou até mesmo ir a pé. Todas as maneiras que você pensar farão com que você atinja o seu objetivo que é chegar em São Paulo.
No entanto, cada uma delas tem as suas particularidades. Ir de avião é a forma mais rápida, mas também é a mais cara: será que você está disposto a pagar o preço? Ir de carro é mais confortável, mas demora um pouco mais. Ir de ônibus certamente é mais barato, mas você estaria disposto a abrir mão do conforto. E, por fim, é possível ir a pé, mas essa é a forma mais cansativa e menos segura.
São muitas possibilidades, não é? O seu planejamento estratégico entra em cena justamente nesse momento. É nessa hora que você avalia as possibilidades e decide qual delas é mais adequada para a sua realidade. Trazendo essa analogia simples para o mundo empresarial, encontramos as decisões do dia a dia.
Na sua empresa, você terá que decidir se é melhor alugar um gerador ou se é mais viável comprá-lo. Se é mais interessante aplicar o dinheiro em algum investimento ou se vale a pena ampliar o negócio. Se é melhor importar matéria-prima ou adquirir insumos no Brasil. Todas essas respostas poderão ser encontradas em um bom planejamento estratégico.
Qual a importância do planejamento
Mais do que uma ferramenta que pode nortear os seus caminhos, o planejamento estratégico é uma das formas mais certeiras de garantir que a comunicação terá menos ruídos. Quando todos sabem exatamente quais são as regras do jogo, os propósitos da empresa e os meios que ela vai utilizar para alcançar os seus objetivos, fica muito mais fácil fazer com que as equipes trabalhem em prol de um objetivo comum.
O planejamento estratégico nasce do conhecimento dos processos e da forma de atuação de cada setor. É a partir deles que o gestor define um cronograma apontando quando as ações serão tomadas, quanto elas vão custar, quem serão os responsáveis pela implementação e pelo acompanhamento e quais são os resultados que se espera obter.
De nada adianta arbitrar metas irreais para serem atingidas ao final de um período se não há uma resposta clara com relação a quais ações serão tomadas para alcançar os números esperados. O planejamento estratégico trabalha à base de “causa e consequência”, ou seja, as ações a serem tomadas terão um determinado impacto. Se você não sabe quais ações precisa tomar para atingir determinado impacto, então você ainda não tem um planejamento estratégico.
Os mercados mudam, os consumidores também
Empresários devem sempre estar atentos às mudanças de mercado. Flutuações nos indicadores econômicos ou alterações na legislação, por exemplo, podem mudar em poucos dias uma posição favorável para um cenário bastante desfavorável ou vice-versa. Por isso, a análise de mercado é um componente essencial e que deve estar prevista em seus planos sempre.
Da mesma forma, as expectativas dos consumidores mudam. Um produto que hoje é bem-sucedido e tem alta demanda não será, necessariamente, um sucesso amanhã. O planejamento estratégico prevê análises constantes de rota e, em muitas ocasiões, pode ser que até mesmo o rumo dos seus negócios precise mudar radicalmente.
É por meio do planejamento estratégico que podemos identificar quais são os nossos pontos fortes e fracos bem como observar quais são os itens positivos e negativos nos quais os nossos concorrentes se destacam. Toda ação tomada por uma empresa deve ser pensada pelos seus gestores e, de preferência, embasada em argumentos. Sem planejamento, o “achismo” entra em cena e torna as decisões menos assertivas e mais arriscadas.