Post-it: Saiba como usar para melhorar a sua organização e produtividade

O tempo é o nosso recurso mais escasso. Por isso, estamos sempre em busca de alternativas para nos organizar, e com isso, produzir mais em menos tempo.

É fato que existem diversas ferramentas que nos ajudam a melhorar nossa organização e produtividade, como agendas, planners e aplicativos, por exemplo, mas nenhuma é tão simples e eficaz quanto o Post-It. Essas pequenas notas de papel podem se tornar o seu maior aliado rumo a uma rotina mais produtiva e organizada. Quer saber como? Continue lendo esse artigo!

1. Lembretes

Você já deixou de entregar alguma tarefa importante ou não compareceu a um evento por que simplesmente se esqueceu? Temos tantos afazeres durante a semana que é simplesmente impossível se lembrar de tudo. Que tal usar Post-It como lembretes dos seus compromissos?

Uma vantagem que este item possui em relação a outras formas de anotação, como agendas, por exemplo, é a sua fácil mobilidade e compactabilidade. Você pode usá-los em calendários, quadros de tarefas, agendas e planners, na mesa do seu escritório ou em praticamente qualquer lugar que tenha visibilidade constante. Desde que você consiga ver quais os compromissos que precisam ser feitos, está valendo! 

post-its sendo usados para lembretes em uma mesa de trabalho

2. Mensagens de motivação e gatilhos de comportamento

Há dias que acordamos super dispostos a encarar nossos compromissos e sermos super produtivos. Já em outros, é normal sentir um desânimo. Para esses dias, nada melhor do que ver uma mensagem motivacional ou um lembrete do por que precisamos cumprir com as nossas obrigações.

Você não precisa de um grande quadro ou cartazes para isso. Um Post-It já basta! Você ainda pode usá-lo para fazer lembretes para você mesmo de alguns hábitos ou comportamentos que deseja adquirir ou se livrar, como por exemplo “faça uma pausa às 15h para se alongar”.

3. Crie fluxogramas

Se você trabalha na área de logística, sabe o quão importante é estabelecer um bom fluxograma. Isso porque diversas atividades dependem da conclusão de outras tarefas para poderem ser realizadas. Mas, não são somente os profissionais desta área que podem se beneficiar desta ferramenta.

É possível criar um fluxograma de afazeres com Post-Its para as mais diversas tarefas do seu trabalho ou vida pessoal. Uma das dicas é usar fluxogramas de gerenciamento de tempo, marcando em quais períodos as tarefas precisam ser feitas e quando você pode descansar.

fluxograma feito com post-its

4. Brainstorm de ideias

Está enfrentando um dilema sobre como resolver uma determinada situação, ou falta criatividade para dar andamento a um projeto? O Brainstorm, também conhecido como tempestade de ideias, é um método que pode lhe ajudar!

Nele, você deve anotar as mais variadas ideias que você e seus colegas tiverem sobre uma questão específica. Por mais que a maioria das sugestões possam parecer algo inviável ou sem muito sentido naquele momento, é possível que você encontre a solução ao deixar a sua imaginação fluir.

Usar Post-Its durante esse processo é excelente! Uma vantagem ao anotar as ideias neles é que você pode movê-las livremente em um quadro ou na parede, não precisando apagar e escrever tudo de volta assim que as melhores sugestões forem selecionadas.

5. Aprendizado de novos idiomas

Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender novos idiomas pode lhe abrir diversas portas. Por isso, use e abuse do uso de Post-Its na sua caminhada para se tornar fluente em uma nova língua.

Você pode usá-los para realizar lembretes e anotações nos livros e apostilas que usar como material de estudo. Ou então, caso tenha liberdade, escreva o nome dos objetos que estão à sua volta em outro idioma e cole um Post-It em cada um deles. Isso irá te ajudar na memorização do vocabulário.

Viu só como um bom Post-It pode lhe ajudar de diversas maneiras para aumentar a sua organização e produtividade? E você nem precisa sair de casa para comprar esse item! Basta entrar em nosso site e conferir as opções disponíveis!

Fonte(s):

Foca na Vaga e Post-it.

Tags: post it