Conheça as vantagens de utilizar produtos descartáveis em sua empresa

Em um ambiente corporativo, onde todos precisam desempenhar diversas atividades ao longo do dia, o rápido e fácil uso dos produtos descartáveis acaba se tornando uma escolha inteligente. Neste artigo, destacamos alguns motivos para você começar a usar produtos descartáveis na sua empresa de forma consciente e responsável

1. Comodidade e praticidade

Produtos descartáveis, como copos, pratos e talheres, são geralmente feitos de plástico ou papel. Dessa forma, são fáceis de serem manuseados e transportados, ideais para serem utilizados no dia a dia ou em uma confraternização, por exemplo. Após utilizados, basta descartá-los! Mas lembre-se:  definir uma política de reciclagem é fundamental para quem escolhe utilizar materiais descartáveis na empresa. Assim, sua companhia também promove o gerenciamento de resíduos previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

mulher-jogando-copo-descartavel-no-lixo

2. Higiene

Utilizar itens descartáveis demonstra a preocupação da empresa com a saúde e higiene dos colaboradores, clientes e demais pessoas que visitam o espaço. Nos sanitários, por exemplo, é essencial fazer a troca das toalhas de tecido por papéis toalha, principalmente se a sua empresa tem grande fluxo de pessoas. 

Isso acontece porque as toalhas de tecido, quando úmidas, são focos de proliferação de bactérias e germes. Esse item, quando compartilhado com muitas pessoas, pode transmitir doenças através da contaminação cruzada.

A utilização de toalhas de papel traz higiene, economia e limpeza para os usuários e para quem administra a limpeza do espaço. Não esqueça de investir em um dispenser de papel toalha para tornar a reposição do material ainda mais prática e rápida.  

3. Mais economia

Ninguém quer ficar lavando louça acumulada após uma confraternização no escritório, não é mesmo? Além de ser uma atividade que demanda tempo, ela acaba aumentando ainda mais o consumo de água e sabão da empresa. Por outro lado, ao adotar produtos descartáveis, você economiza tempo e dinheiro.

4. Fácil de serem armazenados

Esse benefício é ótimo, especialmente se sua empresa não possui muito espaço livre. Os produtos descartáveis são fáceis de serem agrupados e armazenados, exigindo muito menos espaço do que a utilização de itens convencionais, como pratos, copos e talheres, por exemplo.

produtos-descartaveis-armazenados

Use produtos descartáveis sustentáveis

Como foi possível observar, utilizar produtos descartáveis no dia a dia da empresa oferece diversas vantagens. No entanto, precisamos alertar que o uso desses produtos deve ser feito de forma consciente e responsável, especialmente em organizações que possuem um grande número de colaboradores.

Por só poderem ser usados uma única vez, o uso de produtos descartáveis tende a aumentar a acumulação de lixo de um lugar. Além disso, por serem fabricados em sua maioria com plástico e papel, esses itens podem acabar se tornando prejudiciais ao meio ambiente.

Um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente concluiu que o descarte errado de produtos plásticos é o maior desafio ambiental do nosso século. Estima-se que 13 milhões de toneladas deste produto são jogadas na natureza, boa parte nos oceanos. Quase metade desse volume de lixo foi usado apenas uma única vez. Ou seja, eram oriundos de produtos descartáveis.

Por isso, buscar por produtos descartáveis que sejam reciclados ou sustentáveis é algo essencial. Nesse quesito, apenas 9% de todo o plástico produzido atualmente passou por algum processo de reciclagem, segundo o mesmo estudo.

Apesar dos dados preocupantes, já existem no mercado diversas opções de produtos descartáveis que são sustentáveis e não prejudicam o meio ambiente. Por sermos uma empresa que se preocupa com a pauta ambiental e com a preservação do nosso ambiente, oferecemos diversas opções de produtos sustentáveis em nosso site.

Conheça também o nosso programa de reciclagem de resíduos de suprimentos para escritório: o ReCiclo. Ao ter a Contabilista como sua fornecedora de produtos descartáveis, você garante que a sua empresa poderá usufruir dos benefícios desses materiais sem prejudicar o nosso planeta!

Links:

https://blog.larplasticos.com.br/impacto-do-plastico-no-meio-ambiente/

https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/vantagens-desvantagens-produtos-descartaveis/

https://cglimpeza.com.br/vantagens-em-utilizar-produtos-descartaveis/

https://goldenplast.ind.br/vantagens-de-utilizar-descartaveis/