Entenda como o descarte incorreto de máscaras e luvas pode causar desastres ambientais

O uso de máscaras e luvas se tornou essencial durante a pandemia, sendo inclusive obrigatório em alguns lugares ou circunstâncias. Apesar de serem grandes aliadas no combate a transmissão do Covid-19, esses itens, quando não descartados corretamente, podem causar grandes impactos no meio ambiente.

Ressaltamos que as máscaras e luvas em si não são as vilãs. Mesmo com o avanço da vacinação, o uso desses itens ainda é recomendado para que possamos diminuir o risco de contágio. No entanto, o descarte incorreto pode causar danos para o planeta que durarão muito além da pandemia.

Neste artigo, mostraremos os problemas causados pelo descarte incorreto de máscaras e luvas e quais ações devem ser tomadas na hora de jogar fora esses produtos após serem utilizados ou perderem sua vida útil.

Pandemia aumenta produção de máscaras e luvas

O isolamento social causado pela pandemia impactou profundamente o modo como indivíduos e organizações realizam suas atividades, inclusive na quantidade de produtos fabricados e utilizados no dia a dia.

Apesar de haver uma queda na produção de diversos bens, houve um aumento exponencial no número de máscaras e luvas produzidas, especialmente as descartáveis. Segundo dados do Instituto Akatu, somente entre março de 2020 até julho de 2021, mais de 12 bilhões de máscaras já foram descartadas somente no Brasil.

Também foi observado um grande aumento na demanda por luvas e outros EPI’s, que chegaram a ficar escassos em algumas regiões do mundo. Apesar do aumento da produção desses itens serem um bom indicativo de que boa parte da população está buscando maneiras de se proteger do contágio do vírus, ela levanta um sinal de atenção sobre como tem sido feito o descarte desses itens.

Por serem produtos usados na “linha de frente” do combate ao vírus, é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar o descarte de máscaras e luvas. Vamos entender quais os principais riscos ao não se fazer esse procedimento de forma correta.

Impacto ambiental do descarte incorreto

A maior preocupação, em relação ao impacto ambiental causado por esses produtos, se dá pelo fato da maioria desses itens serem produzidos com materiais plásticos ou de látex – componentes que demoram para se decompor na natureza.

O descarte incorreto desses itens ainda pode causar grandes impactos nos nossos oceanos – destino de grande parte do lixo que não é coletado e separado de forma correta – e dos animais que neles habitam.

Segundo a Ocean Conservancy, mais de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos todos os anos. Com isso, diversos animais marinhos acabam confundindo itens plásticos com comida, chegando inclusive a morrer ao ingerir esses produtos.

Dessa forma, o descarte incorreto de máscaras e luvas contribui para a degradação dos oceanos e da vida animal, impactando negativamente não apenas o nosso planeta, mas outras áreas como o turismo de praias e a pesca.

Disseminação do vírus também é um problema

Outro dano causado pelo descarte incorreto de máscaras e luvas é que isso contribui para a disseminação do vírus. O plástico é um dos materiais onde o coronavírus consegue se manter ativo por mais tempo, podendo em alguns casos ser transmissível por dias.

Por isso, não é recomendável deixar máscaras e luvas que foram usadas expostas em sacos de lixo abertos ou em demais superfícies, pois esses itens podem acabar contaminando outras pessoas.

Como realizar o descarte correto de máscaras e luvas?

Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), é preciso embalar máscaras e luvas em sacos plásticos na hora de realizar o descarte. Esses produtos não devem ser jogados em lixeiras públicas, sendo uma boa alternativa o uso de lixeiras especiais. Assim, não há risco desses itens acabarem infectando outras pessoas.

Além disso, não deve haver uma mistura desses materiais com outros produtos recicláveis. Recomenda-se que os produtos sejam descartados, junto com outros itens de higiene pessoal, como papel higiênico, por exemplo.

Para diminuir ainda mais o risco de contágio desses materiais, é necessário borrifar as sacolas plásticas com álcool ou soluções desinfetantes, e ocupar a sacola com apenas 2;3 da sua ocupação. Assim, há menores chances de ela estourar e das máscaras e luvas descartáveis acabarem expondo alguém ao vírus.

Uma boa dica para diminuir o acúmulo de lixo é o uso de máscaras reutilizáveis, como as de tecido, que podem ser lavadas após o uso.

Links: Exame, Jornal USP, CNN Brasil