Isolamento social: como lidar com a solidão de forma saudável e construtiva

Para aqueles que estão respeitando a quarentena e saindo apenas para atividades essenciais, passar dias e dias em casa, longe dos amigos e dos familiares, tem impacto direto na saúde emocional. Por mais que existam ferramentas online, a solidão é uma sensação constante.

Ainda que o distanciamento social não tenha data para acabar e não seja possível ter uma perspectiva de quando as coisas voltarão à normalidade, é possível encarar esse período com bons olhos. Fazer uma reflexão sobre o seu estilo de vida, planejar os próximos passos e trabalhar a inteligência emocional são algumas das oportunidades. 

Eis aqui algumas dicas de como lidar com o isolamento social e a solidão e sair mais forte dessa fase quando ela terminar.

Aproveite para fazer uma reflexão

Mais do que lamentar pelas atividades que você não está podendo fazer, esse pode ser um momento para refletir sobre as coisas novas que você tem feito. Os dias mais introspectivos podem funcionar como um processo de redescoberta, para que você repense seus gostos, suas prioridades e seus objetivos de vida.

Se antes da pandemia você buscava muito resolver algo e não conseguia, esse pode ser o momento para buscar estratégias de lutar contra esses problemas. Coloque no papel tudo aquilo que você deseja melhorar e comece a traçar estratégias para colocar as coisas em ordem ainda durante o período de quarentena.

Busque ajuda profissional

Mesmo sem sair de casa é possível obter ajuda profissional de psicólogos e terapeutas durante a pandemia. Desde 2012 o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento psicológico online. Porém, é importante que você pesquise as qualificações de quem prestará o atendimento.

Algumas plataformas online, como o Oriente Me, a Psicologia Viva e a Telavita oferecem esse tipo de atendimento. Tenha em mente ainda que não se busca auxílio psicológico apenas quando se está com algum problema. Conversar com profissionais é uma das melhores formas de estimular o seu desenvolvimento pessoal em qualquer contexto.

Fuja dos gatilhos de ansiedade

As notícias que vemos na TV e na internet nos dias de hoje não são positivas. O número de mortos pela Covid-19 segue alto e vivemos um período de incertezas nas mais diversas áreas. Consumir esse tipo de conteúdo durante todo o dia pode ser prejudicial no sentido de nos tornar ainda mais ansiosos com relação ao futuro.

Se por um lado não há como modificar a realidade, e o jornalismo é um espelho dela, por outro é possível se resguardar e evitar passar o dia todo consumindo informações. Adote horários específicos para ler as notícias e procure hobbies desconectados com a profissão, que permitam com que você relaxe pelo menos uma hora por dia.

Não viva para o trabalho: tenha momentos de lazer

Para quem não está acostumado à modalidade home office, passar mais tempo do que o necessário trabalhando acaba se tornando algo comum. Por isso, é importante ter horários definidos para começar e terminar as atividades. Preencher lacunas trabalhando sem parar é uma característica de fuga da realidade.

Seja lá qual for sua atividade preferida, tenha momentos de lazer todos os dias. Desligue o computador e a TV para ler um livro, arrume a casa, faça jardinagem ou um prato saboroso na cozinha. O importante é que você mostre a si mesmo que é possível ir além de qualquer função que dependa do computador. 

Use as videoconferências a seu favor

A experiência de conversar online com alguém não é a mesma do que estar frente a frente. Porém, essa é uma alternativa viável nesses dias de distanciamento social. Aproveite para retomar o contato com amigos e familiares com os quais você não conversa há um bom tempo.

Ainda que por meio do celular, é importante conversar com outras pessoas, especialmente sem uma pauta definida. Quando nos importamos com a saúde de amigos e familiares, de certa forma valorizamos aquilo que está à nossa volta, o que nos dá uma sensação de dever cumprido e nos ajuda a seguir em frente de maneira mais otimista.

.....

Independentemente das circunstâncias em que você se encontra, tenha em mente que a pandemia uma hora vai passar e as coisas poderão voltar à normalidade. Pode ser que o “normal” do futuro não seja aquele com o qual você se acostumou, mas ainda assim haverá muitas oportunidades para ser feliz e aproveitar a vida da melhor maneira possível.