Saiba como conectar a impressora no Wi-Fi

Tem se tornado um padrão entre os novos modelos de impressoras, desde os modelos mais modestos até os mais potentes e tecnológicos, o acesso à rede Wi-Fi. Dessa forma, usuários conseguem ter muito mais praticidade e agilidade na hora de realizar novas impressões.

No entanto, muitos indivíduos possuem dúvidas e enfrentam certa dificuldade na hora de realizar essa conexão. Se você é um deles, fique calmo. Não será preciso chamar um técnico especializado para lhe ajudar. Neste artigo, vamos mostrar como você pode conectar a sua impressora na rede Wi-Fi onde ela está inserida, seja na sua casa ou local de trabalho.

Como saber se a impressora realmente tem acesso à conexão Wi-Fi?

O primeiro passo é certificar que a sua impressora realmente está apta a realizar uma conexão sem fio via Wi-Fi. Apesar da maioria dos modelos fabricados nos últimos anos contar com esse recurso, não são todas as impressoras que conseguem realizar essa conexão.

Para verificar, você pode checar se há um botão ou luz LED que indique este recurso no próprio aparelho. Caso a dúvida persista, dê uma olhada no site da fabricante ou então no manual de instruções do item.

homem-colocando-papel-na-impressora

Conectando a impressora no Wi-Fi

Além de verificar se a sua impressora possui conexão Wi-Fi, é necessário se certificar que o local onde ela está inserida possui acesso a esta rede, tendo um roteador ou modem para enviar o sinal sem fio. Também será necessário ter a senha exigida para acessar esta rede.

Conectar a impressora via internet sem fio pode ser feito de duas formas: via software da impressora ou fabricante ou utilizando o pareamento via função WPS. Vamos ensinar como realizar esses dois processos.

Conexão via software 

Você pode adquirir o software da sua impressora através do site da marca fabricante. Em boa parte dos casos, ele já vem inserido junto com os drivers e recursos adicionais que são instalados quando você configura o aparelho no seu PC ou notebook. 

Para fazer a conexão, acesse este software e siga o passo a passo da configuração da impressora. Encontre a janela de configuração de redes sem fio, selecione a rede usada no local onde o aparelho está inserido, digite a senha da internet e siga os demais passos para concluir com o processo.

Ao realizar a conexão, é possível mudar a impressora para outro lugar, não sendo necessário que ela fique conectada ao seu PC ou notebook via cabo USB. Apenas certifique-se de instalar a impressora em um local que tenha a cobertura do seu Wi-Fi.

Conexão por WPS

Este modo de conexão consegue ser ainda mais simples do que o via software. Porém, antes de iniciar o processo, é preciso se certificar que a sua impressora tenha essa função, além de checar se o modem ou roteador usado para transmitir o WI-Fi no local dá suporte para que novos dispositivos sejam conectados à rede por meio desse processo. Alguns roteadores possuem um botão exclusivo para esta função, enquanto outros realizam a configuração por meio do botão de reset.

É necessário fazer essa checagem pois o WPS opera de forma semelhante ao Bluetooth, onde os dois dispositivos, no caso a impressora e o modem ou roteador, precisam acionar esse recurso simultaneamente.

Após apertar os botões por alguns segundos, a impressora deverá dar algum sinal de indicação de que a conexão foi realizada, seja uma luz piscando ou uma mensagem no display de ajustes, por exemplo.

Adicionando a impressora aos dispositivos da rede

Com a impressora conectada à sua rede Wi-Fi, é necessário configurar o aparelho nos computadores e notebooks do local onde ela está inserida, para que esses dispositivos tenham acesso a ela e consigam enviar ordens para imprimir documentos e arquivos. Para isso, siga esses passos:

Passo 1: em um computador Windows, acesse o Painel de Controle e localize a opção “Hardware e Sons”.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-1

Passo 2: selecione a opção “Dispositivos e Impressoras”.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-2

Passo 3: na nova janela que se abrir, selecione “Adicionar Impressora”.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-3

Passo 4: selecione a sua impressora na nova janela que será aberta. Caso não encontre a impressora, clique em “A impressora que eu quero não está na lista”.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-4

Passo 5: diversas formas para adicionar a impressora serão exibidas, como “Adicionar uma impressora usado um endereço IP ou nome de host”, por exemplo.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-5

Passo 6: clicando nesta opção, selecione “Dispositivo TCP/IP” no campo “Tipo de dispositivo” e adicione o IP da sua impressora no campo “Nome do host ou endereço IP”. Caso você não saiba o IP do seu aparelho, acesse as configurações do seu modem ou roteador e veja quais os dispositivos que estão conectados.

como-conectar-impressora-no-wifi-passo-6

Passo 7: após inserir essas informações, conclua as etapas seguintes de configuração.

Pronto! Se for exigido pela impressora, imprima a página de teste para se certificar que ela está totalmente conectada ao seu Wi-Fi e adicionada ao dispositivo que você usará para imprimir seus documentos e arquivos.

Cuidados na hora de conectar a impressora no Wi-Fi

Independente do processo que seja tomado para conectar a impressora na sua rede Wi-Fi, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que essa conexão seja concluída com êxito. Alguns erros comuns podem acabar prejudicado isso, sendo os principais:

  • Não conectar os dispositivos na mesma rede.
  • Impressora não estar em modo de configuração Wi-Fi.
  • Cabos desconectados ou mal conectados.
  • Drivers e software desatualizados.

Agora que você já sabe como conectar uma impressora na rede Wi-Fi, que tal contar com um novo modelo de impressora moderno, de alta qualidade e que tenha esse recurso de conexão? 

Conheça a Multifuncional Laser vendida em nosso site e tenha um ótimo aparelho para realizar suas impressões por um bom custo-benefício. Ainda oferecemos outros diversos modelos de impressoras aqui.

Caso você já tenha uma impressora de confiança que consiga se conectar com a rede Wi-Fi, não deixe de dar uma olhada nas nossas opções de cartuchos e toners. Aqui você encontra diversos modelos de ótima qualidade que podem fazer você economizar na hora de reabastecer os suprimentos da sua impressora. 

Links:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/09/como-conectar-a-impressora-ao-wi-fi.ghtml

https://canaltech.com.br/produtos/como-conectar-a-impressora-no-wi-fi-206465/