07 fatos e curiosidades sobre as impressoras

A impressora é, sem dúvidas, uma das maiores invenções dos últimos séculos. A indústria de impressão tem um impacto profundo em nossas vidas, mesmo para aqueles que não possuem nenhuma impressora em casa ou que não imprimam muitos arquivos durante o dia a dia.

Pare para pensar por um momento. Já imaginou que sem impressoras, você provavelmente não teria nenhum livro, gibi, revista ou jornal em sua casa? Além de facilitar o processo de fabricação em massa desses itens, a impressão industrial ajudou a espalhar o conhecimento em diversas áreas na forma de papel, contribuindo para a evolução da nossa sociedade.

Pensando nisso, separamos esse artigo contendo 07 fatos e curiosidades sobre as impressoras, além de dar uma dica de como adquirir um modelo de alta qualidade por um ótimo preço.

1. Quem realmente inventou a impressora?

Historiadores geralmente creditam o título de inventor da primeira impressora ao alemão Johannes Gutenberg, nascido no século XIV. Embora ele tenha desempenhado um papel importantíssimo na história, ao ser o primeiro a utilizar uma impressora na Europa, algumas evidências mostram que uma impressora móvel já havia sido usada na China quase 200 anos antes, por volta de 1300.

2. Menor impressora do mundo

Criada pela Planon, a PrintStik é uma impressora ultra-portátil. O aparelho possui singelas medidas de 2x2x11 polegadas e pesa apenas 700 gramas, sendo desenvolvida especificamente para empresas e profissionais que viajam ou estão fora do escritório com frequência.

A conexão funciona via Bluetooth ou USB, o que possibilita a impressão a partir de diferentes dispositivos móveis. A impressora utiliza avançada tecnologia térmica, e funciona com o papel A4 em formato de rolo, imprimindo até 3 páginas por minuto.

3. Maior impressora do mundo

Por outro lado, a maior impressora do mundo dificilmente caberia na sua sala de estar. Criada pela Big Image Systems, a Infinitus possui medidas de 12x164 pés, e consegue imprimir uma imagem de aproximadamente 600 metros quadrados. Ao contrário da maioria das impressoras, ela não é usada para imprimir folhas comuns, mas sim cenários para programas de TV, filmes e teatros.

4. Impressora mais rápida do mundo

Já ficou na frente de uma impressora esperando o seu arquivo ser impresso? Com o modelo feito pela RISO, isso não é necessário. A empresa criou a impressora mais rápida do mundo, que consegue imprimir até 150 páginas por minuto.

O número surpreende ainda mais pelo fato das impressões podem ser coloridas. A nível de comparação, um modelo considerado comum de impressora imprime de 15 a 30 páginas por minuto, somente na cor preta na maioria dos casos.

Clique aqui e saiba mais!

5. Cartuchos por toda parte

O que seria das impressoras sem os cartuchos de tinta, não é mesmo? O consumo de suprimentos é tão alto, que se fosse possível juntar em uma fila todos os cartuchos usados em um ano, seria possível dar três voltas em nosso planeta. Descubra como fazer o descarte correto de cartuchos de impressora e colabore com o meio ambiente.

6. Impressora laser ou jato de tinta?

As impressoras a laser marcam um ótimo avanço em relação aos modelos de tinta a jato. Além da velocidade da impressão ser muito mais rápida, os toners tendem a render por mais tempo. Neste caso, se a sua empresa imprime em grandes quantidades, uma impressora a laser se torna a opção ideal.

Em contrapartida, se você está buscando uma opção para uso doméstico e imprime com baixa frequência e volume de folhas, a impressora a jato irá suprir muito bem as suas necessidades. O custo com os suprimentos desse tipo de impressora também é menor, se comparado aos modelos que utilizam toners.

7. Temperatura máxima

Já que estamos falando de impressoras a laser, vale a pena destacar que para o toner fundir em uma folha de papel, os fusores aquecem a uma temperatura acima de 200º C. O papel só não é queimado com o calor do fusor por estar se movendo muito rápido.

Onde adquirir impressoras?

Ficou interessado em adquirir uma nova impressora? Como foi comentado anteriormente, a boa notícia é que existem diversos modelos com preços cada vez mais acessíveis e atrativos no mercado.

Apesar das impressoras e cartuchos de tinta exigirem um certo custo para serem adquiridas, para algumas atividades elas acabam sendo fundamentais, especialmente em um escritório. Por isso, recomendamos você dar uma olhada nas opções disponíveis em nosso site. Com mais de 35 anos de experiência e sendo referência em suprimentos e materiais para escritórios, com toda a certeza podemos oferecer os produtos e suporte que você precisa.

Além de oferecer diversas opções de impressoras de ótima qualidade, você ainda irá encontrar opções de cartuchos de tinta por preços super acessíveis, fazendo que você ou o seu negócio economizem com a impressão de seus documentos e arquivos. Você pode ainda conferir nosso guia completo sobre impressoras e multifuncionais.

Links: Espaço Print, Original Toner