Qual a diferença entre impressora a laser e a jato de tinta?

Por mais que o número de documentos impressos tenha sido bastante reduzido com a digitalização, ainda é impossível pensar em um escritório sem uma impressora. Na hora de comprar ou trocar o seu modelo, surge a dúvida: qual a diferença entre uma impressora a laser e a jato de tinta?

Não se trata de qual delas é a melhor ou mais barata, mas sim de qual é a melhor das escolhas para as suas necessidades. Nesse artigo, vamos explicar a forma como ambas funcionam, quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas, e revelar qual delas é a melhor escolha para garantir mais produtividade para o escritório.

Impressoras a jato de tinta

Como o próprio nome indica, as impressoras a jato de tinta utilizam gotas de tinta para transferir as informações para o papel. A lista de meio de impressão inclui os tradicionais cartuchos de tinta ou até mesmo cera térmica. Há algumas características particulares desses modelos que merecem ser destacadas.

As impressoras a jato de tinta são mais lentas, ou seja, imprimem um número menor de páginas por minuto. Com relação ao preço, essas impressoras costumam ser mais baratas do que os modelos a laser. Da mesma forma, seus cartuchos também custam menos – mas também têm uma capacidade menor de impressão.

Se você precisa de impressões coloridas cujas cores tenham maior fidelidade, as impressoras a jato de tinta se mostram opções mais interessantes.

Impressora a laser

Já as impressoras a laser funcionam de uma forma um pouco diferente. Na prática, o que marca a impressão no papel é um pigmento em pó, obtido a partir dos toners. Esse formato de impressão, por sua natureza, é mais rápido do que o das impressoras a jato de tinta, ou seja, você pode imprimir mais páginas por minuto.

As impressoras a laser também custam um pouco mais caro e também é preciso dispender mais dinheiro para adquirir os toners. Contudo, a durabilidade é maior, já que a carga de um toner é capaz de imprimir uma quantidade maior de páginas do que a carga de um cartucho. Ou seja, ela tem as suas vantagens, mas também apresenta pontos negativos.

Embora seja possível imprimir colorido com alta qualidade, a fidelidade de cor aqui é menor, mas as impressões são mais resistentes, raramente manchando ou desbotando.

E qual das duas é a melhor opção?

Tudo depende do tipo de negócio que você tem e, principalmente, da quantidade de páginas que você imprime por dia. As impressoras a jato de tinta são as mais indicadas para residências, pequenos escritórios ou locais que imprimem uma pequena quantidade de documentos.

Além disso, não é muito recomendado colocar essas impressoras em rede ou, quando muito, você pode compartilhá-las com poucas pessoas. Isso porque para casos em que muitas pessoas demandem impressões de forma simultânea – como as impressoras de um determinado andar ou setor – as impressoras a laser são mais indicadas.

Pensando em termos de custo, o investimento em uma impressora a jato de tinta é bem mais baixo. Por cerca de R$ 200 você já tem acesso a bons modelos. Os preços, entretanto, variam bastante, de acordo com as características tecnológicas que elas apresentam.

Já para locais que trabalham com grandes volumes de impressão ou escritórios em que a impressora precisa ser compartilhada por muitas pessoas, a melhor escolha é uma impressora a laser. Ela pode até significar um investimento inicial mais alto, mas em médio e longo prazo a escolha acaba sendo muito mais compensadora.