5 acessórios básicos de informática que sua empresa deve ter

Quais são os acessórios de informática mais importantes que todo escritório deve ter? A lista certamente é mais extensa do que a que apresentaremos aqui, mas o fato é que alguns itens precisam sempre estar disponíveis, pois nunca se sabe quando vamos precisar deles.

Independentemente de você trabalhar em um escritório convencional ou fazer home office, saiba que assim como mesas, cadeiras e computadores, há outros itens que precisam ser considerados na hora de montar a sua infraestrutura. Neste artigo, listamos cinco desses itens que devem estar presentes em qualquer companhia.

Dispositivos de armazenamento de arquivos

Como fazer para transferir um arquivo de tamanho grande de uma máquina para outra? Como realizar uma cópia de segurança dos seus arquivos frequentemente? A solução para esses e outros problemas está nos dispositivos externos de armazenamento. A lista inclui pen drives, cartões de memória e HDs externos.

Você nunca sabe quando vai precisar deles. Os cartões de memória são práticos, pois permitem que você salve conteúdos do celular e descarregue-os diretamente no computador. Já pen drives e HDs externos são as melhores soluções para transporte de arquivos e backups, respectivamente.

Fragmentadora de papel

Muitos escritórios não dão a devida atenção para a segurança no descarte de documentos. Páginas inteiras de relatórios vão para o lixo, expondo dados sensíveis dos clientes e da empresa como um todo. Nem todos se lembram de rasgar papeis de forma a tornar suas informações ininteligíveis.

A solução para esse problema é recorrer às fragmentadoras de papel. Além de serem uma forma simples de proteger dados pessoais em papeis para descarte, elas ajudam a organizar o lixo de maneira que você pode encaminhar os papeis devidamente fragmentados para a reciclagem. Esse é um item ainda em falta em muitas companhias.

Nobreak

Em algumas cidades, a rede elétrica pode ser intermitente, estando sujeita a interrupções no fornecimento de energia várias vezes ao longo da semana. Embora equipamentos modernos sejam mais seguros, eletrônicos ligados na tomada estão expostos a sobrecargas elétricas nas idas e vindas da energia.

Um nobreak pode evitar danos aos equipamentos, minimizando riscos de perda de dados. Além disso, evita curtos-circuitos, surtos de tensão e sobrecargas elétricas, permitindo que as máquinas sigam em funcionamento mesmo com a suspensão da energia. Só o fato de haver tempo hábil para desligar computadores com segurança já justifica o investimento.

Impressora multifuncional

Você nunca sabe quando vai precisar de uma cópia de um documento ou da impressão de um arquivo que não é válido apenas no formato digital. Se nos escritórios a aquisição de multifuncionais é comum, ainda há muitas pessoas que fazem home office que se mostram reticentes em adquirir esse tipo de equipamento.

Acredite, esse é um investimento que vale a pena. Há dezenas de modelos no mercado capazes de atender tanto aos profissionais liberais quanto às empresas com maior demanda de impressões. Opte pelo equipamento completo e tenha todas as soluções possíveis em um único eletrônico.

Mouse e teclado

Assim como qualquer eletrônico, mouse e teclado estão sujeitos a apresentar problemas de funcionamento. Acidentes com líquidos, por exemplo, estão entre as principais causas de problemas com esses dispositivos. O que fazer caso um deles simplesmente pare de funcionar de uma hora para outra?

A recomendação é que você tenha um mouse e um teclado reservas sempre. Mesmo aqueles que utilizam notebooks podem ainda salvar seu equipamento se puderem conectar um mouse ou teclado a eles. Por mais simples que sejam os modelos escolhidos, tenha sempre no seu escritório uma alternativa, ainda que seja para testes.

.....

Quais outros equipamentos de escritório você considera essenciais e que não podem faltar em nenhum lugar?