Mouse: conheça a história desse acessório de computador

Pode até ser que você não utilize mais o mouse no seu PC, pois as opções de notebook com trackpad hoje são bastante populares. Porém, graças à genialidade de quem inventou o mouse para computador é que hoje temos uma ferramenta complementar essencial para o manuseio dessa máquina.

Até chegarmos ao trackpad ou ao mouse sem fio, muita coisa precisou evoluir. E isso nos remete à década de 50. Foi há aproximadamente 70 anos que o primeiro embrião do que viria a ser o mouse foi conceito. Você sabia, por exemplo, que ele nasceu com fins militares? Isso e muito mais você descobrirá agora nesse artigo.

Como surgiu a ideia do mouse?

Vamos voltar um momento à época do Ensino Médio. Você se lembra daqueles gráficos nos quais era indicado um ponto no eixo X e outro no eixo Y? Pois foi para facilitar esse tipo de interação com a tela que surgiu o mouse. Em sua patente inicial ele é descrito como um “indicador de posição X-Y”. Ou seja, ele permite a indicação com precisão de um determinado ponto cuja referência seja os eixos horizontal e vertical.

O termo mouse foi uma consequência. Devido ao seu formato, que se assemelhava ao de um rato, com o fio que ligava o acessório ao computador fazendo o papel do “rabinho”, as pessoas começaram a chamá-lo por esse nome – e o termo acabou se tornando mais popular do que o original “indicador de posição X-Y”.

O primeiro protótipo de um mouse nasceu no Canadá. Na época, o Comando Marítimo das Forças Canadenses, em parceria com empresas de tecnologia e universidades, criaram uma máquina que compartilhava dados de sonares e de radares em tempo real.

Para mover o cursor pela tela e indicar um determinado ponto, os operadores utilizavam uma espécie de bola de boliche com uma trackball. Aquela bolinha que existia dentro dos mouses mais antigos nada mais era do que uma adaptação desse primeiro embrião, que foi batizado de DACAR.

®Time - protótipo do "pai dos mouses"

Baseado nesses protótipos, coube a Douglas Engelbart, um pesquisador do Instituto de Pesquisa de Stanford, nos Estados Unidos, criar o protótipo definitivo, considerado hoje o “pai dos mouses”. Era uma caixa de madeira com um botão vermelho na parte superior. Isso ocorreu por volta de 1963, mas na época não se viu muita utilidade no produto.

A era dos mouses comerciais

O primeiro modelo de mouse chegou às lojas somente em 1970 – e isso ocorreu pelas mãos da empresa alemã Telefunken, que comercializava o item junto com os seus computadores. O nome dele era “Rollkugel”, termo que em tradução direta significa algo como “bola deslizante”.

®Old Mouse - Rokullgel Telefunken

Ainda nos anos 70, a Xerox também incluiu um dispositivo similar em suas máquinas. Já nos anos 80 foi a vez da Apple incluir no seu Apple Lisa um mouse com apenas um botão – padrão que até hoje se mantém nos produtos da companhia. Dali em diante, o conceito de mouse veio para ficar e está presente até hoje em nossas vidas.

Os primeiros mouses ópticos chegaram ao mercado pelas mãos da Microsoft. Aliás, a empresa é hoje uma referência na fabricação desse tipo de dispositivo, uma vez que os mouses sem fio da Microsoft são visto hoje com um dos produtos que apresenta a melhor relação custo-benefício da sua categoria.

Graças a um LED infravermelho, o mouse IntelliEye podia ser utilizado sobre qualquer superfície – aposentando os mouses de rolamento. Os modelos atuais refinaram esse conceito. Graças à tecnologia Bluetooth, os mouses se tornaram sem fio. Alguns modelos ganharam botões extras – há mouses feitos especificamente para gamers que chegam a ter até 20 botões.

®Integrated - Mouse Ótico Micrsoft IntelliEye

O valor de um mouse no mercado é o mais variado possível. Há modelos mais simples, que custam pouco menos de R$ 30, e há modelos com alta tecnologia, cujo valor pode ultrapassar os R$ 1 mil. Tudo vai depender, é claro, do seu bolso e das suas necessidades de uso.

O fato é que esse acessório criado há mais de 50 anos ainda continua em sua plenitude de uso. Mesmo as telas touch não foram capazes de substituí-los por completo – e é bem provável que isso não aconteça na próxima década. Portanto, vida longa ao mouse, uma das criações mais úteis e incríveis que o mundo da tecnologia já viu.

Na loja online da Contabilista, você pode escolher entre diversos modelos de mouse para seu uso. Aproveite!