Processador para notebook: Conheça as melhores opções

Quando se escolhe um notebook, não basta apenas escolher qualquer modelo de uma marca favorita. É preciso avaliar se todos os componentes presentes serão capazes de suprir sua necessidade de uso, que caso contrário, te deixará frustrado.

Um dos principais componentes a ser observado é o processador, que funciona como o cérebro do seu notebook. Ele é uma peça essencial e insubstituível em computadores portáteis, o que significa que você não poderá trocar por um processador melhor assim como faz com pentes de memória RAM ou HD/SSD, por exemplo.

A principal fabricante de processadores para laptops é a Intel, que disponibiliza modelos de diversas linhas como a Core, Pentium e Celeron. Dentro da linhagem, também há uma ampla variação de gerações e de núcleos, podendo apresentar versões dual-core, quad-core e até octa-core. Confira a seguir os principais modelos do mercado e suas funcionalidades.

Celeron e Pentium

Os modelos de processadores Intel Celeron e Intel Pentium são um pouco antigos, entretanto ainda continuam bem presentes no mercado. Por serem modelos de entrada, os dois processadores possuem velocidade e tecnologia inferior comparado aos modelos mais poderosos da linha Core. Entre as versões disponíveis, há modelos que não contam com o sistema de turbo, pouca memória cache, um número bem limitado de núcleos e recursos mais básicos.

No entanto, os processadores Celeron e Pentium atendem bem a função que foram designadas. Eles são ótimos para situações de navegação na internet e no uso de aplicativos de escritório, como o Word, Excel, Powerpoint, entre outros.

Na hora de optar por um computador com algum desses processadores é importante saber que, apesar do preço bem mais atrativo, ele não poderá oferecer muito além do que citamos anteriormente. Se for necessário utilizar algum programa mais pesado ou precisar de uma maior velocidade, é melhor investir um pouco mais e aderir algum notebook portando processadores da linha Core.

Core i3: Primeiro passo para a modernidade

Os processadores Intel Core i3 revolucionaram o mercado de processadores pela ampla diferença de desempenho comparado às versões Pentium e Celeron. O i3 chegou ao mercado trazendo mais tecnologia e uma melhora significativa de velocidade de processamento.

Um notebook que traz consigo um processador Intel i3 é dedicado ao mesmo perfil de público que o Pentium e Celeron. Os consumidores poderão utilizar os mesmos serviços, porém usufruirão de uma maior performance. O i3 é ideal para quem precisa realizar funções do dia a dia e que não tem paciência para lidar com demoras no carregamento e na inicialização do sistema como nos processadores inferiores.

Além disso, o Core i3 até permite que você jogue alguns jogos medianos e use alguns programas mais pesados, como o Adobe Photoshop.

Core i5 e i7

Os processadores i5 e i7 são chips capazes de atender as necessidades dos usuários que procuram uma maior performance. Ele atende tarefas mais pesadas que dependem de uma maior quantidade de núcleos, como a execução de programas com alto processamento e jogos. Além disso, esses processadores contam com uma maior memória cache, função turbo e velocidades maiores, tendo os modelos i7 com desempenho superior aos i5.

Se tratando desses dois modelos, é possível encontrar processadores dual-core, quad-core e octa-core. Quanto mais núcleos o processador tiver, melhor será sua performance.

Core i9 e Xeon

Os dois processadores de maior desempenho da Intel para notebooks são as versões Core i9 e Xeon. Eles estão presentes em pouquíssimos dispositivos portáteis devido ao seu alto custo. É possível encontrar processadores i9 em notebooks gamers de circulação restrita, enquanto o Xeon pode ser encontrado em versões poderosas de worksations, algo dificilmente adquirido por usuários domésticos.

As letras após o modelo do processador

Os processadores Intel Core contam com um sistema de letras para identificação de suas versões. Essa informação está localizada logo após o valor que indica qual geração o processador pertence. Ela pode ser identificada principalmente pelas letras U, Y, T, Q, H e K, tendo cada uma um significado, como no modelo i7 7700 U. Confira a seguir o que cada letra quer dizer.

U - Ultra Low Power: Sendo exclusiva para notebook, a letra U indica que o processador é o mais econômico, o que proporciona uma maior duração da bateria;

Y - Low Power: Processadores mais antigos utilizados em computadores e dispositivos móveis. Também de baixo consumo de energia;

T - Power Optimized: Processador com alta eficiência energética;

Q - Quad-Core: Utilizado para dizer que o processador conta com 4 núcleos;

H - High-Performance Graphics: Indicam processadores de alto desempenho;

K - Unlocked: Processador passível de overclock (processo responsável por aumentar o desempenho dos componentes e, por consequência, a potência da máquina).

E a AMD?

A AMD é uma concorrente direta da Intel se tratando de processadores, entretanto são poucos os modelos de notebook que contam com processadores da empresa. No passado a AMD até chegou a abandonar esse segmento devido aos seus processadores serem mais lentos e consumirem mais energias comparados ao da Intel, porém voltaram após o lançamento da linha Ryzen.

.....

Então, agora que você já sabe as diferenças entre os processadores, não deixe de visitar o nosso site e escolher o notebook que mais se adequa às suas necessidades. Temos preços imperdíveis, possibilidade de parcelamento em até 10x sem juros e entrega rápida para todo o Brasil, aproveite!