Como o filtro para ar-condicionado protege o seu ambiente?

Se você quer garantir um ambiente mais protegido e livre de poluentes, o filtro para ar-condicionado da 3M é algo para você ficar de olho. Compatível com splits de alta performance, ele é rápido e fácil de ser instalado e, de acordo com a fabricante, pode ser capaz de capturar até 83% das micropartículas em 1 hora.

Além disso, a tecnologia eletrostática garante uma alta taxa de retenção de micropartículas, sem que isso afete o fluxo de ar ou o desempenho do aparelho. Em poucos minutos, a instalação é concluída e seu ambiente fica protegido. Vamos conhecer um pouco mais sobre o filtro para ar-condicionado da 3M?

Dados sobre poluição são alarmantes

A poluição do ar é responsável por 1 a cada 5 mortes causadas por doenças cardiovasculares e pulmonares. Segundo um estudo da The Lancet Commision on Pollution and Health Study, somente no Brasil são mais de 60 mil vítimas por ano em decorrência desse problema.

O que poucos sabem é que o ar dentro de ambientes fechados pode ser até cinco vezes pior do que o ar da rua. Para agravar o cenário, as pessoas passam até 90% do tempo nesses ambientes, o que aumenta o tempo de exposição a condições nada recomendáveis.

A limpeza constante do ambiente não resolve o problema como um todo. Cerca de 99% das partículas que respiramos são invisíveis a olho nu. Diferente daquelas partículas maiores, que saem na hora da limpeza, essas menores permanecem suspensas no ar. Ambientes com ar-condicionado tendem a ter mais riscos, pois há menos tempo de abertura de portas e janelas, o que faz com que o ar não se renove com a constância necessária.

Qual a importância do filtro de ar-condicionado?

O filtro é considerado essencial para o bom funcionamento do ar-condicionado. Ele é fundamental para manter a poeira e outras partículas longe do motor do ar-condicionado. Usando um produto de baixa qualidade ou não realizar a troca periódica, pode prejudicar ou impedir o funcionamento do seu aparelho.

Além disso, o filtro é fundamental para manter o ar limpo e para fazer com que os sistemas de aquecimento e resfriamento do aparelho não fiquem superaquecidos. Caso isso aconteça, seu ar-condicionado pode começar a desligar sozinho, e em alguns casos, estragar complementarmente.E você não vai querer passar calor no seu trabalho, não é mesmo?

Quais os problemas que um filtro de ar-condicionado sujo pode trazer?

Não utilizar ou não trocar periodicamente o filtro ainda pode causar diversos problemas no aparelho, como perda da qualidade do ar e de temperatura, aumento no consumo de energia, proliferação de microrganismos nocivos e até mesmo diminuição da vida útil do aparelho. Vamos explicar o porquê:

Quando muito sujo, o filtro exige que o ar-condicionado precise de mais força do que o normal para ser utilizado, fazendo com que o aparelho possa sofrer com sobrecargas de energia, sem falar no aumento do consumo de luz.

A sujeira ainda prejudica o fluxo de ar, fazendo com que as bobinas da evaporadora obtenham um acúmulo de gelo e superaqueça, levando a falhas do aparelho e em casos mais graves, o risco de incêndios.

Por fim, precisamos ressaltar novamente que um filtro sujo prejudica a qualidade do ar, podendo prejudicar a saúde respiratória de todas as pessoas que estão inseridas no ambiente onde o aparelho está localizado.

Como limpar o filtro de ar-condicionado?

Geralmente, limpar o filtro do ar-condicionado é uma tarefa simples, que pode ser feita pelos próprios usuários do aparelho. O processo pode variar conforme o modelo do ar-condicionado, mas geralmente é necessário somente abrir o aparelho e desencaixar o filtro do seu suporte para retirá-lo.

Para lavar o filtro, é recomendável utilizar água corrente em temperatura ambiente. Caso ele esteja muito sujo, um sabão neutro pode ajudar a retirar todas as sujeiras. Depois de finalizar a limpeza, deixe o filtro secando em uma região onde tenha sombra e espere ele estar completamente seco para colocá-lo de volta no ar-condicionado.

O tempo entre uma limpeza e outra, ou então para a troca por um novo filtro irá depender do modelo que está sendo utilizado. Normalmente é recomendado uma limpeza por mês, e a troca após 3 a 6 meses de uso, de acordo com as orientações de cada fabricante.

Filtro de ar-condicionado da 3M

Compatível com diversos modelos de split, o filtro de ar-condicionado da 3M conta com uma tecnologia 3 em 1, que atrai partículas, captura micropartículas e libera um ar mais limpo.

Para isso, basta seguir as orientações de troca de filtro. Tudo vai depender da frequência de uso do ar-condicionado e das condições do ambiente no qual ele se encontra. O principal indicativo de que é necessário trocar um filtro de ar-condicionado é a cor dele.

Vale lembrar ainda que, de acordo com a Lei 13.589/2018, todo edifício público e privado deverá fazer a manutenção periódica nos aparelhos de ar-condicionado, sob pena de multa. Portanto, esse é mais um motivo para que você se preocupe com a saúde dos seus colaboradores e mantenha a sua empresa dentro do que a legislação preconiza.

Para saber mais detalhes sobre o filtro para ar-condicionado da 3M, basta ver este vídeo:

Como usar o filtro para ar-condicionado da 3M

Como já mencionamos, a instalação do filtro de ar-condicionado da 3M pode ser feita em questão de poucos minutos. O processo é simples e rápido! Confira o passo a passo de instalação:

  1. Abra a tampa do ar-condicionado split.
  2. Remova e limpe com álcool a tela localizada na parte frontal do ar condicionado.
  3. Com a fita dupla face localizada na parte superior, centralize o filtro 3M em posição vertical na tela, deixando espaços iguais nas laterais para otimizar o fluxo de ar. O filtro nunca deve cobrir a totalidade da tela plástica.
  4. Remova a fita protetora da fita dupla face localizada no verso do filtro.
  5. Dobre a parte superior do filtro e fixe-o no verso da tela.
  6. Dobre a parte inferior do filtro no verso da tela e instale a tela com o filtro 3M de volta no ar condicionado.
  7. Utilize a fita dupla face extra disponível na embalagem caso o filtro não seja suficiente para cobrir a tela inteira e ser dobrado no verso.

Viu, só? É simples assim! Acesse agora mesmo o nosso site e garanta agora mesmo o Filtro de Ar Condicionado de Alta Performance 3M e preze pela sua saúde e de todos os que estão à sua volta!