Como o calor pode afetar a produtividade no ambiente de trabalho?

Nos dias quentes, a sensação térmica dentro do escritório pode tornar o dia de trabalho insuportável. Locais abafados, com janelas fechadas ou sol incidindo diretamente e sem as condições mínimas de circulação de ar podem prejudicar consideravelmente a produtividade no ambiente de trabalho.

Mais do que o desconforto térmico, temperaturas extremas podem resultar em problemas de saúde para o trabalhador, reduzindo a sua produtividade e comprometendo o bem-estar. Se o ambiente de trabalho oferecido pela sua empresa não é o mais adequado, então é hora de reavaliar o local, pois a sua companhia pode estar perdendo dinheiro.

Como o calor afeta a produtividade?

Em ambientes muito abafados, o corpo humano precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal. Esse gasto de energia resulta em perda de líquidos e como resposta às condições adversas o organismo reage. Os principais sintomas são transpiração, dores de cabeça, queda de pressão e sensação de cansaço.

Em um cenário como esse a produtividade vai embora. Em vez de se concentrar nas tarefas que tem pela frente, o colaborador passa a se preocupar em como “sobreviver” por mais algumas horas em meio a um local tão desconfortável. Ter clareza nas ações diante de adversidades como essas fica realmente difícil.

Legislação determina local de trabalho adequado

Não é por acaso que a legislação trabalhista fala sobre a temperatura no ambiente de trabalho. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), locais em que são executadas atividades intelectuais, o que inclui escritórios, salas de reunião e laboratórios, devem ter temperatura entre 20 e 23 graus e a umidade do ar não deve ser inferior a 40%.

Outra norma, a ISO 9241, indica temperatura entre 20 e 24 graus no verão e 23 e 26 graus no inverno, com umidade relativa do ar entre 40% e 80%. Em ambos os casos é responsabilidade do empregador assegurar que as condições climáticas sejam mantidas dentro desses padrões. Portanto, há que se buscar meios para tornar o local de trabalho mais agradável.

3 dicas para manter o ambiente de trabalho confortável durante o verão

Se lá fora não há como fugir das altas, dentro do escritório existem diversas maneiras de refrescar o ambiente. Ar-condicionado com a limpeza em dia, ventiladores bem-posicionados, janelas abertas para ventilação e até plantas podem auxiliar a amenizar o calor.

Abra as janelas ao menos duas vezes ao dia

Independentemente do seu ambiente de trabalho ter ar-condicionado ou não, as janelas devem ser abertas pelo menos duas vezes ao dia para que o ar seja renovado. Prefira abri-las no início da manhã e no final da tarde, para receber uma corrente de ar mais fresca. Lembre-se que ambientes abafados são propícios para propagação de doenças respiratórias.

Ventiladores ligados e bem-posicionados

Os ventiladores devem permanecer ligados em dias quentes. A dica é evitar direcionar a corrente de ar diretamente para a cabeça, pois isso pode causar dores de cabeça e resfriados. Deixe-o no alto e mantenha uma certa distância dele para que o equipamento possa ventilar o ambiente.

Renove a decoração e aposte em plantas

Você sabia que plantas no escritório podem ser capazes de amenizar a sensação de calor? Elas ajudam a melhorar a qualidade do ar e, segundo estudos, podem deixar as pessoas menos estressadas e mais criativas. Colocando-as perto das janelas elas funcionam ainda como uma espécie de filtro da poluição.

Não lute contra os limites do corpo

Embora algumas pessoas sintam mais frio e outras sintam mais calor, o fato é que a temperatura do escritório deve estar sempre dentro da média estabelecida pela legislação. Aqueles que querem ligar o ar-condicionado máximo estão errados, assim como quem não quer abrir as janelas também está.

Um ambiente de trabalho agradável é aquele com temperatura amena, ainda que não ideal para todos. Sabendo das preferências dos seus colaboradores, opte por colocá-los em locais estratégicos nos quais se sintam mais confortáveis. Os friorentos podem ficar longe das saídas de ar e das janelas, por exemplo.

Fonte(s): BBCCoworking BrasilPrimetechRotoplast e G1