4 dicas para montar um escritório gastando pouco

Quando iniciamos uma nova jornada de trabalho, montar um escritório que nos pareça convidativo para o trabalho no dia a dia é um passo importante. Porém, se você seguir dicas para montar um escritório gastando pouco, isso não significa que você não terá um ambiente confortável e que reflita um pouco da sua personalidade.

Isso significa que comprar os móveis mais caros da loja ou investir pesado em uma decoração muito personalizada pode não ser a melhor ideia. Muitas vezes, itens mais simples, mas de igual bom gosto, e uma decoração mais amena, podem representar um gasto menor, sem que o seu ambiente de trabalho fique sem personalidade.

Nesse artigo, listamos cinco dicas para ajudar você a montar o seu ambiente de trabalho sem que isso represente um grande desfalque na sua conta bancária:

1. Aproveite a iluminação natural

Independentemente das escolhas que você fizer, na hora de dispor os móveis no ambiente opte por formas em que eles sejam banhados pela luz natural na maior parte do dia. Ficar de costas para as janelas ou longe delas pode fazer com que você seja obrigado a acender as luzes com maior frequência, aumentando o consumo.

Por outro lado, aqueles que utilizam a iluminação natural, ainda se beneficiam pelo fato de trabalhar em um ambiente mais agradável. Sempre que possível, desligue o ar-condicionado e deixe também que a ventilação natural se encarregue de refrescar o ambiente. Certifique-se apenas de que os reflexos solares não serão um empecilho para o dia a dia.

2. Escolha uma mesa com gavetas

Comprar uma mesa com design mais arrojado e um gaveteiro móvel à parte é o sonho de consumo de muitas pessoas que projetam um escritório. No entanto, essas peças compradas em separado costumam sair um pouco mais caro e nem sempre cabem no orçamento daqueles que estão começando.

A solução então é optar pelo mais básico: mesas com gavetas. Além de elas ocuparem menos espaço no ambiente, ainda é possível contar com uma variedade enorme de cores e modelos. Em geral, elas são vendidas tendo “kits” inteiros para que tudo fique padronizado, como estantes, armários e até mesmo cadeiras.

3. Conforto: não economize na cadeira

Se você trabalha 8 horas por dia, então é provável que você passará a maior parte do tempo sentado na sua cadeira. Oito horas representam um terço do seu dia e dos colaboradores, ou seja, é muita coisa para que vocês não dêem a devida atenção ao conforto. Por isso, não escolha uma cadeira apenas pela aparência – ou pelo preço.

A melhor cadeira é aquela que parece mais confortável para você. Deixe de lado os modelos mais caros ou aqueles com design mais ousado. A menos que você teste cada um deles e considere que, de fato, são os mais confortáveis, tome essa decisão pensando no seu bem-estar. As cadeiras mais simples, em certos pontos do escritório, podem representar uma falsa economia, fique de olho.

4. Opte por uma decoração minimalista

Muitas pessoas têm por hábito irem preenchendo os espaços com móveis e cadeiras, apenas para não deixar o ambiente “vazio”. É preciso considerar que a maioria das peças presentes em um ambiente deve ter uma função. Se você raramente faz reuniões ou recebe visitas, será mesmo que você precisa de uma mesa de reuniões?

Muitas vezes, um sofá com uma mesa de centro ou uma área na qual as pessoas possam tomar café mais à vontade são mais proveitosas do que seguir “o óbvio”. Lembre-se, cada empresa tem as suas necessidades específicas. Por essa razão, crie um espaço que atenda o que você precisa e não que simplesmente replique conceitos de outros lugares. E se você precisar de suprimentos para o escritório, já sabe que pode contar sempre com a Contabilista!