Suporte para notebook: quais os benefícios em usar?

Os notebooks, definitivamente, assumiram um papel de protagonismo nas empresas. Mais flexíveis, eles são a primeira alternativa para muitos profissionais que precisam trabalhar no escritório ou em home office com o mesmo equipamento.

Você pode escolher entre diversos modelos para atender a várias necessidades diferentes em sua empresa. Porém, você os tem utilizado com suporte para notebook? Improvisar um suporte com materiais caseiros, como livros ou outros tipos de apoio, pode não ser uma boa ideia.

Diferentemente do que acontece com os desktops, no caso dos computadores portáteis fica mais difícil respeitar as regras de postura, especialmente no que diz respeito a colocar a tela na altura dos olhos. 

É nesse contexto que entram em cena os suportes para notebooks, acessórios capazes de resolver esse problema e, além disso, aumentar a vida útil do seu equipamento. Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância do uso de suportes?

Suportes para notebook: aposta no conforto e na boa postura

Basicamente, existem dois tipos de suporte para notebook no mercado. Os modelos mais simples, destinados a uma única finalidade, e os modelos mais completos, que incluem um cooler na parte superior. Os itens do segundo tipo, além de serem importantes em sua função principal, podem ainda aumentar a vida útil do seu equipamento.

Falemos primeiramente da ergonomia. Essa é a função principal para a qual foram criados os suportes. Eles auxiliam os usuários a manterem uma postura mais ereta na cadeira, evitando dores e lesões na coluna. O grande segredo está na possibilidade de ajuste da altura. Quando o monitor é colocado no nível dos olhos, não há a necessidade de abaixar a cabeça o tempo todo e de ficar curvado diante da tela — lembre-se de que os cuidados com a ergonomia devem ser aplicados também à mesa que você usa para trabalhar.

Além disso, outros fatores interessantes que devem ser mencionados têm relação com a comodidade: eles permitem o ajuste de inclinação e do ângulo do notebook em relação ao usuário. Leves e práticos, a maioria dos modelos têm dimensões adequadas para serem até mesmo transportados junto com o notebook.

Cooler: aumentando a vida útil do seu notebook

Além dos benefícios da ergonomia no trabalho, os suportes para notebook com cooler são capazes ainda de aumentar a vida útil do seu equipamento. A explicação para isso é bastante simples.

O aquecimento excessivo pelo uso do equipamento pode prejudicar os componentes em médio e longo prazo. Os suportes para notebook equipados com coolers contam com uma espécie de ventilador embutido, que contribui para arrefecer a temperatura do seu eletrônico.

A energia fornecida para o cooler é obtida por meio de um cabo USB, conectado ao próprio computador. Com a redução do calor, o equipamento opera por mais tempo em uma temperatura abaixo da sua média, o que contribui para que componentes como o processador e a placa-mãe não fiquem tão quentes.

É o caso, por exemplo, do modelo AC166, da Multilaser. Ele conta com duas portas USB, tem quatro ângulos ajustáveis, LED luminoso e é compatível com notebooks de 9 e 17 polegadas. 

Outros benefícios do apoio para notebook

Já deu para perceber que usar um suporte para notebook tem benefícios extras que, muitas vezes, acabam passando despercebidos. Além da praticidade e de auxiliar na ergonomia, esse acessório é importante também por outros motivos:

Prolonga a vida útil do aparelho

Quando compramos um notebook, o esperado é que ele possa ser usado pelo máximo de tempo possível, não é mesmo? A boa notícia é que o uso de apoio para o aparelho é um diferencial em termos de vida útil.

Como já citamos anteriormente, alguns modelos de suporte contam com um cooler embutido, que serve para que o computador não fique superaquecido, algo que, quando acontece com frequência, prejudica o funcionamento das peças internas do computador e diminui seu tempo de vida útil.

Compacto e versátil, facilitando o transporte e armazenamento

Alguns modelos podem ser utilizados fora da mesa, permitindo que o usuário posicione o notebook da forma que desejar. Além disso, como é uma peça compacta, o armazenamento não é um problema, definitivamente! Qualquer repartição ou gaveta da sua estante pode servir para guardar o suporte depois de sua utilização.

O acessório é ideal também para quem trabalha fora e precisa levar seus próprios equipamentos. Dependendo da bolsa escolhida para transportar o notebook, é bem possível que o suporte caiba junto. Prático, não é?

Oferece suporte para vários tipos de notebooks

Outro ponto positivo está no fato de que a maioria dos modelos de suporte funciona para tipos diferentes de computadores, desde os menores e mais leves até os maiores e mais pesados, então você não precisa se preocupar em comprar um apoio que seja feito especialmente para o seu notebook. 

Como escolher um suporte para notebook?

Agora que você conhece alguns detalhes extras sobre os modelos de suporte para notebook, é hora de aprender algumas dicas úteis para escolher o produto mais adequado para as suas necessidades. Lembre-se: a variedade de modelos no mercado é grande e a diferença de preço entre eles também. Escolher o mais barato ou o mais bonito não significa necessariamente ter o melhor produto em sua mesa.

Observe o tamanho do seu notebook

A ampla maioria dos suportes para notebook acomoda com tranquilidade os modelos com tela entre 11 e 15 polegadas. Porém, notebooks mais modernos, especialmente aqueles focados no público gamer, podem ter uma construção mais robusta, com uma carcaça maior. Antes de comprar, observe as dimensões do suporte e compare-as com o tamanho do seu aparelho. Um suporte inadequado pode não resistir e quebrar ou deixar seu notebook exposto a risco de queda.

Atenção às opções de ajuste de ângulo e altura

Uma das vantagens de utilizar um suporte de notebook adequado está nas opções de regulagem. Os modelos mais interessantes têm de três a cinco opções de ajustes de ângulo e altura, o que os torna mais versáteis na sua mesa. O ideal é posicionar a tela na altura dos olhos.

Cooler é essencial? Depende do seu uso

Como já explicamos, os modelos com cooler são mais indicados para aqueles que moram em regiões mais quentes ou que possuem máquinas que executem aplicativos com maior poder gráfico. Jogos, softwares de edição de imagem ou vídeo são exemplos de aplicações que podem aquecer o computador acima do esperado. Nesses casos, a presença de um cooler é útil para evitar problemas em decorrência disso.

Verifique o material de acabamento

A maioria dos bons suportes para notebook têm acabamento de plástico, metal ou alumínio. Porém, há modelos de outros tipos no mercado, como os de madeira. Eles não são muito indicados pelo fato de serem pesados, o que dificulta o transporte caso você necessite levá-lo de um lugar para outro. 

Conheça os recursos extras

Por fim, há modelos de suporte para notebook que trazem uma série de recursos extras para o usuário. Se você julgar que eles são interessantes, vale a pena investir um pouco mais para tê-los. A lista de funcionalidades pode incluir apoio para celular e compartimento para armazenar objetos como lápis, canetas, blocos de anotações e outros.

Invista na sua postura

Na Contabilista, você encontra uma linha completa de suporte para notebook, voltados para propiciar maior conforto e ergonomia na sua rotina de trabalho. É importante ressaltar ainda que o uso de um suporte para notebook implica ainda em ter teclado, mouse e apoio para punhos.

Independente do modelo de sua escolha, o importante é que você tenha em mente que acessórios como esse são essenciais para quem passa longas horas diante da tela. Seja em casa ou no escritório, não renuncie ao conforto e à boa postura na hora de utilizar o seu notebook.

Acesse o site da Contabilista e confira os diversos produtos que temos para o seu escritório — nós temos um portal dedicado a quem trabalha em home office e precisa de mais conforto e praticidade, veja nossas dicas!