Aprenda como limpar seu notebook de forma segura e fácil

Manter em dia a limpeza do seu notebook é muito importante para garantir uma vida útil maior ao seu dispositivo. A poeira e outros tipos de sujeira que se acumulam ao longo do tempo nos componentes do notebook, fazem com que as peças superaqueçam, diminuam o desempenho e posteriormente, estraguem. Portanto, não deixe de realizar essa manutenção periodicamente.

Para realizar a limpeza do seu notebook, não há muitos mistérios, principalmente se tratando da parte exterior. Com algumas dicas e cuidados, você manterá seu notebook impecável. Antes de começar a limpeza, certifique-se de consultar o manual do item. No documento, você poderá ter acesso às instruções básicas e dicas para realizar a manutenção adequada do aparelho.

Para a limpeza exterior, tenha em mãos um kit de limpeza especializado para displays, que contém uma flanela de microfibra e uma solução de limpeza para eletrônicos. Já para limpar o interior do notebook, é preciso providenciar uma chave de fenda indicada para abrir o seu notebook, álcool isopropílico, pincel seco, flanela e luvas antiestática.

Limpando o notebook por fora

Passo 1: O primeiro passo é simples, desligue o notebook. Isso evitará que você abra arquivos ou até exclua-os sem querer durante a limpeza do teclado e do touchpad.

Passo 2: Para a limpeza exterior, o indicado é utilizar uma flanela de microfibra. Esse tipo de pano não solta resíduos, como fiapos de algodão, por exemplo. Além disso, esse tipo de flanela não riscará o display LCD e nem a carcaça.

Passo 3: Pegue o produto de limpeza específico para eletrônicos e umedeça levemente o pano, sem encharcar. Passe bem sobre os chanfros e detalhes, porém sem forçar para não correr risco de danificar o notebook. Essa dica deve ser seguida principalmente ao limpar a tela, pois o LDC é frágil e pode quebrar.

Dica: Nunca espirre ou despeje o líquido diretamente no notebook, pois ele pode escorrer e infiltrar na parte interior do dispositivo, danificando os componentes eletrônicos internos. Além disso, não utilize produtos que não são específicos para a limpeza de aparelhos eletrônicos, como lustra móveis, por exemplo.

Fazendo a limpeza interna do notebook

Essa limpeza exige uma atenção maior. Lembre-se que a responsabilidade por qualquer avaria é sua, então seja cuidadoso na hora de realizar esse procedimento.

Passo 1: Abra o notebook. Certifique-se de que desparafusou todos os parafusos antes de puxar a tampa traseira para cima. Para auxiliar na limpeza, algumas empresas produzem um manual de serviço, que é um guia de como abrir e fazer reparos em seu notebook. Você pode encontrar esse documento junto com o manual do usuário na caixa do produto ou no site do fabricante.

Passo 2: A limpeza interna não tem muito segredo, consiste basicamente na remoção da poeira. Localize os pontos de acúmulo de pó, normalmente próximos às saídas de ar e ventoinhas. Limpe com um pincel seco.

Passo 3: Antes de mexer na placa-mãe, certifique-se de desconectar a bateria da placa. Desse modo, você irá evitar um curto-circuito por acidente, o que possivelmente deixaria a placa danificada.

Passo 4: Identificando os pontos de poeira, remova-os com cuidado utilizando o pincel. Caso encontre uma boa quantidade de pó sobre a placa-mãe, o ideal é assoprá-la antes, facilitando a limpeza. Você poderá utilizar um secador de cabelo na temperatura fria ou um soprador de pó.

Jamais, em hipótese alguma, assopre com a boca, pois junto com o vento é emitido partículas de saliva, o que pode oxidar os componentes, danificando-os. Após retirar a poeira grossa, limpe o restante com o pincel.

Passo 5: Ao finalizar a limpeza, não esqueça de conectar novamente o cabo da bateria à placa-mãe. Depois, feche a tampa traseira, parafuse tudo novamente e volte a usar o seu notebook.

Fique atento! Limpar o interior do seu notebook não é algo simples e demanda conhecimento sobre o hardware, além de certa habilidade técnica. Portanto, se você não se sentir seguro o suficiente para fazer isso sozinho, procure um profissional da área para te auxiliar.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse, e fique por dentro das nossas novidades por meio das redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.