Limpador multiuso: como escolher e usar corretamente na limpeza do escritório

Produtos de limpeza são todos iguais? Há quem ainda acredite que sim e observe apenas o preço final na hora de escolhê-los. Na verdade, não só eles têm diferenças significativas entre si, como também compreender qual é o melhor uso de cada um deles pode representar economia.

Quando um produto de limpeza tem baixa qualidade ou poder de limpeza menor, pode ser necessário usar uma quantidade maior para se obter os mesmos resultados. Além disso, o uso de um produto inadequado pode danificar uma superfície, ocasionando prejuízos ainda maiores em médio e longo prazo.

Você sabe como escolher e utilizar um limpador multiuso no seu escritório? Veja aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a economizar.

Limpador multiuso: o que é e como funciona?

Como o próprio nome indica, um limpador multiuso é um produto destinado a múltiplas utilidades. Ele é apropriado desde à limpeza de superfícies metálicas até eletrodomésticos e partes em aço inox, materiais sintéticos e emborrachados ou porcelana. Sua versatilidade o torna uma espécie de curinga dos produtos de limpeza.

Porém, ainda que ele tenha propriedades desengordurantes, desinfetantes e detergentes, essa substância não deve ser aplicada a todos os lugares. Certos tipos de vidro e materiais como madeira não ficam bem limpos com eles. Aliás, em alguns casos, é possível que os móveis apresentem até mesmo manchas, de acordo com o tipo de utilização.

Ler o manual do produto é o primeiro passo para obter os melhores resultados. Sabemos que a leitura de rótulos e manuais de instrução com atenção infelizmente não é comum entre os consumidores. Porém, se você observar algumas dessas dicas já conseguirá ter resultados mais interessantes com seus produtos de limpeza.

Limpador multiuso na cozinha

A cozinha é um dos ambientes que requerem limpeza mais frequente. Restos de alimentos e gordura nos móveis não só comprometem o aspecto do ambiente como também contribuem para o aparecimento de baratas e outros tipos de inseto. Os limpadores multiuso são a opção mais simples e rápida para limpezas pontuais.

Como o produto possui ação desengordurante, ele remove com facilidade a gordura depositada sobre os locais. Além disso, ajuda a manter o aspecto sempre novo dos eletrodomésticos, como fogões, geladeiras e pias. Utilize panos multiuso para uma melhor limpeza.

Limpador multiuso no banheiro

Embora a limpeza completa de um banheiro requeira também outros tipos de produtos, os limpadores multiuso são essenciais em diversos aspectos. Perfeitos para pisos, azulejos e rejuntes, eles são fáceis de serem aplicados mesmo nas limpezas mais minuciosas, evitando o aparecimento de fungos e mofo.

Se na parte interna do vaso sanitário é recomendável utilizar produtos específicos, como água sanitária, a parte externa pode ser limpa perfeitamente com um limpador multiuso. Se você optar por produtos mais concentrados, é possível aumentar o rendimento adicionando um pouco de água.

Limpador multiuso no escritório e em áreas comuns

Por fim, as demais áreas comuns do escritório ou do home office podem se beneficiar desse tipo de produto. Se por um lado mesas de madeira e certos tipos de vidro devem ser limpos com materiais específicos, como lustra-móveis ou limpador de vidros, móveis de fórmica podem receber limpadores multiuso sem maiores problemas.

Objetos de plástico, porcelana ou cromados também podem se beneficiar desse tipo de limpeza. A dica é aplicar o limpador sempre sobre um pano seco e passá-lo pelos móveis. Evite jogar o produto de limpeza diretamente sobre as superfícies. 

Bancos, mesas, cadeiras, molduras, corrimões e até mesmo o piso: todos esses locais podem ficar perfeitamente limpos com muita facilidade se você souber utilizar o produto da maneira correta.