Como limpar corretamente os fones de ouvido?

Com que frequência você limpa os seus fones de ouvido? Se você nem se lembra quando foi a última vez que fez uma limpeza adequada nos seus fones, então saiba que talvez a qualidade de áudio esteja comprometida em função de sujeiras que se acumulam em frestas.

Independentemente do modelo que você utiliza, saber como limpar fones de ouvido e adotar esse hábito pode aumentar a vida útil do seu produto. Fones do tipo headphone ou intra-auriculares requerem técnicas específicas de limpeza. Neste artigo, mostraremos como fazer a limpeza correta de cada um dos modelos.

Com que frequência devo limpar meus fones de ouvido?

Tudo vai depender da incidência de uso. Se você os utiliza diariamente, programar uma limpeza a cada quinze dias é suficiente para mantê-lo sempre bem conservado. Fones de ouvido que são utilizados apenas em casa também sujam menos do que aqueles que vão para a rua ou ficam na mochila e no bolso durante boa parte do tempo.

Gorduras, resíduos de cera de ouvido, poeira e fiapos de tecido são apenas alguns dos itens que podem aderir à superfície e deixá-lo desgastado. Além disso, orifícios também são propensos ao acúmulo de sujeiras. Por essa razão, limpar o seu fone com frequência contribui para que a qualidade de som se mantenha em alto nível.

Como limpar fones de ouvido auriculares?

Os fones de ouvido auriculares podem ser do tipo auricular (earbuds) ou intra-auricular (in-ear). Esses fones costumam ser amplamente utilizados em deslocamentos e, por conta disso, passam boa parte do tempo em contato com o corpo ou guardados na mochila. O acúmulo de cera de ouvido nas pontas é natural, mas a limpeza deve ser feita com uma frequência maior justamente por conta disso.

  1. Primeiramente, retire qualquer parte removível do fone, tais como espumas, borrachas ou pontas se silicone utilizadas para proteger a saída de som.
  2. Essas peças devem ser limpas de forma individual. Você pode colocá-las em água morna com sabão, deixando-as de molho por 15 minutos.
  3. Para remover sujeiras grudadas na superfície, esfregue-as com uma esponja.
  4. Antes de recolocar as partes removíveis no fone de ouvido, seque-as com papel toalha.
  5. Já no caso dos fios, utilize uma flanela ou um pedaço de algodão embebido em álcool, de preferência do tipo isopropílico.
  6. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias, específica para limpeza, para esfregar devagar o fone de ouvido em si. Faça isso até remover todas as impurezas, mas tome cuidado para não forçar a malha metálica da saída de áudio.
  7. Não aplique líquidos diretamente no fone de ouvido. Molhe um cotonete com álcool e passe-o suavemente sobre a superfície.

Como limpar headphones?

Os headphones podem ser do tipo supra-aural (on-ear) ou circumaural (over-ear). Eles são utilizados com menos frequência em áreas externas, por serem maiores e mais potentes. Por essa razão, a limpeza pode ser feita com intervalos maiores, mas também há cuidados especiais para esse tipo de produto.

  1. Remova os auscultadores, se possível. Eles são aquelas partes emborrachadas e estofadas que protegem a orelha do contato direto com os fones de ouvido. 
  2. O material de limpeza escolhido deve ser adequado à construção do produto. Evite água e álcool, por exemplo. No caso de peças em couro, utilize produtos de limpeza adequados para esse material.
  3. Já no caso dos fios, utilize uma flanela ou um pedaço de algodão embebido em álcool, de preferência do tipo isopropílico.
  4. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias, específica para limpeza, para esfregar devagar o fone de ouvido em si. Faça isso até remover todas as impurezas, mas tome cuidado para não forçar a malha metálica da saída de áudio.
  5. Por fim, utilize uma flanela ou um pedaço de algodão embebido em álcool para limpar as hastes e o restante da superfície do headphone. Antes de encaixar as peças novamente, certifique-se de que todas estão completamente secas.