5 benefícios de utilizar um teclado gamer para jogar online

Quando o assunto é jogos no PC, contar com bons acessórios faz toda a diferença. Na hora de comprar ou fazer um upgrade na máquina, a grande maioria dos usuários se atenta a produtos como placas de vídeo e processadores, mas esquece que outros itens, como o teclado, também são fundamentais para se ter uma boa gameplay.

De nada adianta ter um computador de última geração, se o teclado demora a executar os comandos ou é pouco ergonômico. Não ter um teclado gamer pode prejudicar o seu desempenho durante uma partida, podendo transformar o seu momento de lazer em uma grande frustração.  

Por sorte, a indústria gamer evoluiu nos últimos anos, com diversos modelos de teclado específicos para jogos sendo criados. Mas o que difere um teclado gamer de um teclado comum? Qual o melhor modelo? Que benefícios ele oferece?

Se essas são as suas dúvidas, fique tranquilo! Iremos te ajudar a se tornar um expert no assunto e a decidir qual teclado gamer comprar para o seu setup.

Quais os principais tipos de teclado gamer?

Atualmente, os teclados gamers podem ser divididos em dois modelos: membrana e mecânicos. Os teclados membrana possuem um design mais plano e contam com teclas que fazem menos barulho quando são apertadas. Isso se deve pelo seu funcionamento ser feito por meio de indução elétrica.

Portanto, se não fazer barulho enquanto joga for uma prioridade para você, este tipo de teclado é o mais recomendável.

Os teclados gamers mecânicos, por sua vez, funcionam por meio de switches que ficam embaixo de cada tecla. O nível de barulho e tempo de resposta varia conforme o tipo de switch usado em cada teclado, com os melhores acabam sendo mais rápidos do que os teclados de membrana, algo que pode ser determinante para os jogadores hardcore.

homem jogando online com um teclado gamer

No geral, os teclados mecânicos também são mais confortáveis, apesar desse critério variar muito de usuário para usuário. Outra vantagem deste tipo de teclado é a sua maior durabilidade e robustez, o que pode fazer o seu maior preço valer a pena em alguns casos.

Quais os benefícios de utilizar um teclado gamer para jogar online?

1. Maior Key Rollover

Key Rollover mede quantas vezes as teclas conseguem ser registradas pelo PC quando são apertadas ao mesmo tempo. Geralmente, teclados comuns possuem entre 1 a 2 Key Rollover. Ou seja, quando mais de duas teclas são apertadas, elas não aparecem no display, ou então acontece o efeito ghosting – quando são registradas teclas que não foram acionadas.

Para usuários comuns, essa quantidade basta. No entanto, algumas situações de jogos online podem exigir o acionamento de mais teclas ao mesmo tempo. Por sorte, teclados gamers possuem um sistema anti-ghosting, sem falar que costumam vir com no mínimo 6 Key Rollover. Pode parecer muito, mas isso pode garantir que você tenha sucesso na sua gameplay.

2. Maior conforto

Conforto nunca é demais, principalmente em jogos que exigem um uso intensivo do teclado. Se você é daqueles que gosta de passar horas jogando, esse quesito se torna ainda mais indispensável.

Os teclados gamers são projetados para oferecer a melhor experiência de uso, não sendo necessário usar força para apertar cada uma das teclas. Com eles, seu desempenho será melhor sem que os dedos sejam afetados.

pessoa usando um teclado gamer confortável para jogar online

3. Digitação rápida

Teclados gamers, sobretudo os mecânicos, possuem um tempo de resposta menor. Ou seja, o PC identifica e registra o comando feito de forma mais rápida. Quem está habituado com os jogos online sabe que em muitos casos uma fração de tempo define o sucesso ou fracasso na partida.

4. Maior customização

Teclados gamers também possuem como vantagem oferecer uma maior customização para os jogadores. Por meio de softwares incluídos no próprio dispositivo, é possível reprogramar o uso das teclas, dando uma maior variedade e personalização na hora do jogo.

5. Retroiluminação

Praticamente todos os teclados gamers possuem retroiluminação, o que os deixam com um design ainda mais moderno e eficiente, principalmente para aqueles que gostam de jogar no escuro, mas não querem perder a visibilidade das teclas. Sem falar que em muitos casos eles podem contribuir para deixar o seu setup gamer ainda mais incrível.

Investir em um teclado gamer vale a pena?

Como foi possível observar, um teclado gamer oferece diversos benefícios em relação ao modelo comum, fazendo o investimento neste dispositivo valer a pena. Ficou interessado em adquirir o seu? Então confira as opções disponíveis em nosso site.

Como última dica, também recomendamos você dar uma olhada no nosso artigo sobre os benefícios que um mouse gamer pode oferecer. Somando os dois produtos, os seus momentos jogando online nunca mais serão os mesmos.

Fonte(s):

Tecnoblog.