Entenda mais sobre a importância da inclusão de PCD nas empresas

No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. A data é de suma importância, pois ajuda a conscientizar a população a respeito da inclusão deste grupo em todas as áreas da nossa sociedade, incluindo o ambiente profissional.

Segundo a ONU, cerca de 10% da população mundial se enquadra neste perfil. Portanto, mesmo que você não seja portador de deficiência, você provavelmente conhece ou deve ter contato com outras pessoas portadoras de deficiência.

Portanto, vale a pena ficar por dentro desse assunto para saber como contribuir para a inclusão e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho – algo que é inclusive previsto por lei no Brasil em alguns casos. Siga com a gente para saber mais! 

Qual a origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência?

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 1992, durante uma Assembleia Geral da ONU. A data de 3 de dezembro não foi escolhida por acaso, visto que desde 1982 esse dia era marcado como o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência.

No Brasil, os PCDs ainda possuem outro dia para chamar de seu: 21 de setembro. Neste dia, desde 2005, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Quais são os objetivos?

A principal razão para a criação da data é trazer reflexão e conscientização para a população em geral, em relação aos desafios que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia.

Por meio delas, é possível inserir esse grupo na sociedade, incentivando todos a buscar maneiras de proporcionar um estilo de vida mais digno para essas pessoas.

Qual a importância da inclusão de PCDs nas empresas?

As empresas que se empenham em disponibilizar oportunidades para pessoas portadoras de deficiência demonstram que estão buscando por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. A iniciativa também garante que o seu negócio esteja dentro das conformidades da Lei, evitando possíveis transtornos com fiscalizações.

pessoa com deficiência participando da reunião da empresa

Além disso, o ambiente corporativo interno também tende a ter um clima mais motivacional, afinal, outros colaboradores se inspiram com a vontade de superar os desafios que os novos colegas transmitem! 

O que diz a lei de inclusão de PCDs?

Como mencionado anteriormente, a inclusão de PCDs no quadro de funcionários é prevista em lei, em alguns casos específicos. Segundo a legislação que regulamenta o assunto (Lei Nº 8.213/1991 e Decreto Nº 3.298/1999), a obrigatoriedade da contratação se dá de modo progressivo para as empresas com mais de 100 colaboradores, na seguinte proporção:

  • De 101 a 200 colaboradores - 2% do número de empregados;
  • De 201 a 500 colaboradores - 3% do número de empregados;
  • De 501 a 1000 colaboradores - 4% do número de empregados;
  • acima de 1000 colaboradores - 5% do número de empregados. 

A intenção dessa lei é garantir que mais pessoas com deficiência tenham acesso a empregos, e também fazer com que a estrutura das empresas e a cultura sejam capazes de incluir esse grupo. Dessa maneira, mais pessoas têm a oportunidade de conviver com PCDs e se conscientizar sobre a importância de incluí-los. É válido lembrar que as empresas que não cumprirem a legislação estão passíveis de sanções e multas.

Como implementar a inclusão de PCDs de forma adequada?

Mesmo que sua empresa não possua mais de 100 funcionários, nada impede que parte das vagas disponibilizadas sejam preenchidas por pessoas com deficiência. De fato, para os mais variados cargos, pessoas deste grupo são plenamente capazes de cumprir com êxito as suas obrigações.

homem com síndrome de down sendo instruído sobre seu trabalho na empresa

Dessa forma, o seu negócio pode ganhar não apenas com mão de obra qualificada, mas também em promover um melhor ambiente social. Porém, alguns cuidados precisam ser tomados antes de incluir PCDs ao seu quadro de funcionários, confira abaixo:

Determine vagas exclusivas para PCDs

Por mais que pessoas com deficiência sejam capazes de concorrer igualmente a uma vaga com outros grupos de pessoas, destinar vagas exclusivas para este grupo ajuda a criar melhores estratégias de recrutamento e contratação. Sem falar que isso irá atrair mais candidatos, já que muitos PCDs buscam por empresas e vagas inclusivas.

Prepare a estrutura física da empresa

Pessoas com deficiência só poderão desempenhar suas obrigações na empresa se a mesma estiver apta para recebê-las. Por isso, avalie a estrutura física do seu local de trabalho para saber quais adaptações ou melhorias precisam ser realizadas para dar suporte aos PCDs, como vagas de estacionamento, rampas de acesso, estações de trabalho e sanitários adaptados, entre outros. 

Lembre-se de usar as placas de sinalização para demarcar os espaços exclusivos de uso para pessoas com deficiência física. 

Fonte(s):

Calendarr, Meta RH e WeCont.