10 dicas para encontrar oportunidades de estágio em 2021

Dar início à vida profissional é uma experiência muito enriquecedora, e a melhor maneira de conhecer o mercado de trabalho de perto é fazer estágio em alguma empresa do seu interesse. Como encontrar uma vaga de estágio nem sempre é uma tarefa fácil, separamos algumas dicas que podem facilitar a sua busca e trazer excelentes resultados. Confira:

1. Veja em quais empresas você gostaria de trabalhar

Com buscas rápidas na internet, você consegue descobrir quais empresas compatíveis com as suas preferências profissionais existem em sua cidade. Digamos que você queira trabalhar com alguma área de Direito – neste cenário, o ideal é informar-se sobre processos seletivos para estagiar em escritórios de advocacia ou órgãos públicos, por exemplo. 

Dessa forma, você consegue ter uma noção do número de estabelecimentos nos quais você poderia trabalhar e, ainda, das exigências para o cargo que você deseja ocupar. É sempre útil pesquisar o histórico das empresas onde você deixará seu currículo, pois isso pode ser um diferencial no momento da entrevista.

2. Analise as vagas para estagiários

As vagas para estágio costumam exigir algumas competências de acordo com a sua área de atuação. Veja os requisitos solicitados até mesmo em vagas que já foram preenchidas, pois, dessa maneira, você terá uma boa noção do que é preciso fazer em termos de cursos e habilidades para conquistar a sua primeira colocação profissional no mercado de trabalho.

3. Confira quais habilidades serão desenvolvidas no programa de estágio

As vagas costumam listar quais habilidades serão desenvolvidas no estagiário selecionado, e, ao conferir esta relação, você pode analisar se ela vai de encontro ao que você deseja profissionalmente. É a mesma lógica que usamos ao analisar as disciplinas estudadas em um curso de graduação no momento de escolher uma área para se matricular: quanto mais você se identificar com essas habilidades, melhor.

4. Converse com funcionários e outros estagiários

Nada melhor do que obter um feedback com pessoas que já trabalham ou trabalharam no ambiente que você gostaria de trabalhar também. Se possível, converse com pessoas que já tenham feito estágios na mesma empresa e tire suas dúvidas sobre a rotina e o ambiente de trabalho.

5. Veja como seria a sua logística para chegar à empresa

Às vezes você se candidata a uma vaga de estágio em uma fábrica que fica na região metropolitana da cidade, por exemplo. Nesses casos, se você depender de transporte público, a locomoção pode ser um problema, até mesmo pelo tempo gasto em deslocamento. Por isso é interessante checar se há alguma oportunidade perto da região onde você mora ou estuda.

6. Concilie o estágio com seus estudos

É importante conseguir estagiar sem ser prejudicado em relação às aulas da faculdade, por isso, a questão da logística, citada no item anterior, é muito importante. Programe-se em termos de horários e distância para que você consiga dar conta das duas atividades.

7. Veja como a sua universidade contabiliza as horas de estágio

Toda instituição de ensino trabalha com modelos de horas extracurriculares e exigências que precisam ser cumpridas além do comparecimento às aulas. Certifique-se que a sua faculdade irá validar a sua experiência no estágio e como isso deverá acontecer.

8. Converse com seus professores e colegas

É importante que outras pessoas saibam que você está buscando um estágio, pois assim podem avisá-lo caso vejam alguma vaga da qual você ainda não tenha conhecimento. No caso dos professores, que já têm mais experiência e uma boa rede de contatos, muitas vezes é possível que você consiga uma recomendação, o que é sempre um diferencial importante.

9. Crie um bom currículo

Seu currículo é a forma como a empresa entrará em contato com você pela primeira vez, por isso é importante que você escolha um modelo objetivo, simples, direto e de fácil compreensão.

Como estamos falando de um currículo para buscar vaga de estágio, não é necessário mais do que uma página de documento – nela, você deve listar suas competências, experiências e cursos complementares. Não se esqueça de definir seu objetivo no documento, para que a empresa tenha mais facilidade na hora da seleção.

10. Não minta

É importante que você não invente qualificações ou experiências – isso vale tanto para o currículo quanto para o momento da entrevista. Mentiras são facilmente descobertas e, em vez de buscar impressionar, o mais interessante é que você demonstre ser uma pessoa com disposição para aprender, trabalhar em equipe e desenvolver novas habilidades sempre que necessário.

Agora que você tem em mente algumas dicas que realmente fazem a diferença na hora de procurar um estágio, coloque-as em prática, prepare-se e candidate-se assim que encontrar a vaga dos seus sonhos. Boa sorte!