Maneiras simples, mas úteis de usar um pen drive

Todo escritório que se preze deve ter pelo menos um pen drive guardado em suas gavetas. Este pequeno acessório é tão útil que muitos profissionais optam por manter um deles sempre por perto, seja no bolso da mochila ou até mesmo no chaveiro.

Porém, você já parou para pensar que o uso de um pen drive vai muito além do que um simples transportador de arquivos? Neste artigo, listamos algumas utilidades que esses dispositivos podem ter, mas que talvez você ainda não tenha se dado conta.

É claro, transportar arquivos

Mover arquivos de uma máquina para outra ainda é a principal função executada por um pen drive. Eles são a forma mais acessível de se fazer isso quando máquinas não estão em rede ou mesmo quando você precisa levar alguns arquivos para casa.

Há também quem mantenha arquivos essenciais sempre por perto. Um currículo, cópia dos seus documentos ou mesmo livros inteiros, tudo pode ser carregado nesses dispositivos multiuso. As capacidades se iniciam em 8 GB, passando por 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB, 256 GB, 512 GB e até 1 TB.

Faça backup de arquivos

Você não precisa necessariamente levar um pen drive para algum lugar para que ele tenha utilidade. Como dispositivos de armazenamento você pode fazer backup de suas informações e deixá-lo guardado para uso em eventuais emergências.

Muitas empresas optam por salvar grupos de arquivos em pen drives e mantê-los organizados e etiquetados em caixas de arquivo. Essa pode ser uma forma simples e barata de manter um pequeno volume de dados seguro, sem precisar recorrer a outras soluções mirabolantes.

Solução rápida de problemas

Muitos softwares podem ser instalados e executados diretamente a partir de um pen drive. Além de poder levá-los para qualquer lugar, você pode resolver pequenos problemas em qualquer PC com um companheiro de bolso. Aqui vão algumas sugestões para o seu kit de “primeiros socorros” em PCs.

  • Malwarebytes – antivírus, anti-spyware e anti-adware.
  • TDSSKiller – elimina rootkits quando o antivirus não está funcionando.
  • CCleaner – otimiza RAM e faz limpeza de arquivos de cache.
  • AppCrashView – exibe detalhes de aplicativos com mau funcionamento.
  • Recuva – recupera arquivos deletados permanentemente do PC.
  • WirelessNetView – detecta redes sem fio nas proximidades. 

Execução de sistemas operacionais

Você sabia que pode executar um sistema operacional a partir de um pen drive, sem precisar fazer modificações no HD de um PC? O sistema operacional Linux permite esse tipo de comodidade. Você pode instalá-lo em um dispositivo removível e, a partir disso, testar uma das dezenas de distros disponíveis.

As mais conhecidas, como o Ubuntu e o Elementary OS, funcionam tranquilamente dessa maneira. Outra opção é o antigo Windows XP. Pode ser útil tê-lo em um pen drive sempre por perto caso seu computador apresente algum problema de inicialização. 

Cache de memória adicional

Esse é um recurso que pouca gente sabe, mas que pode ser muito útil em PCs mais antigos. Usuários do Windows Vista ou do Windows 7 podem transformar um pen drive em um cache de memória adicional. Basta conectar o dispositivo removível ao PC e ativar o Windows ReadyBoost.

A Microsoft recomenda que o espaço de armazenamento disponível no pen drive seja pelo menos três vezes superior à quantidade de RAM da sua máquina. Por exemplo, se o seu PC tem 2 GB de RAM, utilize um pen drive com no mínimo 6 GB de espaço de armazenamento. Você verá que esse truque pode fazer diferença especialmente na hora de iniciar aplicativos.