Por que ter um SSD no seu computador é uma excelente ideia?

Existem várias maneiras de armazenar os seus dados digitais. Duas das mais usadas na atualidade são os HDs ou os serviços de armazenamento na nuvem. Contudo, há uma terceira opção em voga a ser considerada: os SSDs. E você sabe por que ter um SSD na sua máquina é importante?

Antes de tudo, é preciso compreender como eles funcionam, de forma que você entenda que nem sempre a quantidade de espaço é o que mais importa com relação ao armazenamento de informações. É preciso observar a velocidade de acesso a esses dados e a segurança que certos dispositivos são capazes de proporcionar em caso de incidentes.

SSD: uma opção mais segura e rápida para gravar dados

Os SSDs, também conhecidos como unidades de estado sólido, são dispositivos de armazenamento não volátil. Na prática, isso significa que se o aparelho for retirado de uma fonte de energia, os dados não serão apagados, assim como ocorre com os HDs. A tecnologia empregada na construção dos SSDs é a de memórias flash.

As principais vantagens do SSD em relação ao HD são o acesso rápido às informações e a remoção das peças mecânicas. Enquanto os HDs conseguem ler e gravar dados a uma velocidade média de 100 Mb/s, os SSDs podem chegar aos 500 Mb/s. Isso faz com que os sistemas sejam iniciados de forma mais rápida, assim como as informações possam ser encontradas com maior facilidade.

Suas características físicas são similares às de uma memória para celular. Por não terem partes móveis ou mecânicas, eles podem ser mais finos, mais leves e menos barulhentos, além de consumirem menos espaço e energia. Ou seja, como você pode perceber, há muitas vantagens associadas a ele.

A forma como os dados são gravados, eletronicamente, é que possibilitam essa acessibilidade maior às informações. Por essa razão, um SSD não precisa ser desfragmentado, como ocorre nos HDs, o que aumenta a sua durabilidade.

Preço é maior, mas relação custo x benefício compensa

Quando se fala em armazenamento de dados, muitas pessoas pensam exclusivamente na capacidade. De fato, o custo por GB armazenado é menor em um HD do que em um SSD. Contudo, os fatores que mencionamos acima precisam ser levados em consideração, pois no conjunto geral eles fazem com que a relação custo-benefício dos SSDs seja melhor. Afinal, muitas vezes trocar um HD por um SSD faz mais diferença do que ter um processador de última geração.

Assim, os SSDs são menores, mais leves, mais finos, mais rápidos e mais seguros do que os HDs. Esses cinco pontos positivos acabam compensando o preço que hoje é um pouco mais elevado. No entanto, você notará de imediato a diferença entre trabalhar em uma máquina apenas com HD e uma máquina com SSD. É como se você tivesse acabado de comprar um PC novo.

Você não precisa abandonar o seu HD

A boa notícia é que quando falamos de PCs, você não precisa abandonar os seus HDs para comprar um SSD. Ambos podem conviver em harmonia perfeitamente, sendo até mesmo indicado que você combine os dois em sua máquina para ter uma relação custo-benefício ainda maior.

O sistema operacional e aqueles programas que você utiliza no dia a dia vão rodar de forma mais eficiente no seu SSD, enquanto aqueles dados de armazenamento utilizados esporadicamente como fotos, vídeos e documentos ficam bem acomodados em um HD. Se você puder ter apenas SSDs na sua máquina, vá em frente. Porém, se você estiver em fase de transição de um para outro, vale a pena conferir os benefícios de cada um deles.

No final das contas, com um investimento baixo será possível deixar o seu PC como se fosse novo. E você encontra várias opções na loja online da Contabilista!