Como escolher o copo descartável ideal para a sua empresa?

O copo descartável está bastante presente em nosso cotidiano, principalmente em empresas, comércios e escritórios. Dentre todas as opções disponíveis no mercado, fica até confuso saber qual a melhor opção para o seu negócio, não é mesmo? 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você entenda as principais características e diferenças quando se trata de copo descartável.

Qual a diferença entre copo PP e PS?

copo descartável de plástico

À primeira vista, os copos plásticos descartáveis parecem ser todos iguais, contudo eles possuem algumas diferenças substanciais que os distinguem, sobretudo quando levamos em conta a sua finalidade de uso.

Existem dois tipos mais comuns de copos descartáveis disponíveis no mercado: o polipropileno (PP) e o poliestireno (PS). Como são feitos de matéria-prima diferentes, eles possuem determinadas características únicas que os diferenciam.

Os copos descartáveis feitos de polipropileno (PP) possuem propriedades como:

  • boa resistência térmica;
  • elevada resistência química e a solventes;
  • maior durabilidade (mais difícil de rachar);
  • aparentam um aspecto brilhante;­
  • 100% reciclável.

Já o copo descartável produzido com poliestireno (PS) é:

  • trata-se de um material mais barato e menos resistente que o PP, sendo muito mais fácil de romper;
  • baixa tolerância a altas temperaturas;
  • visualmente, tendem a ser mais opacos;
  • 100% reciclável.

Isolamento térmico

Se atentar às orientações de uso relacionadas a bebidas quentes em copos descartáveis é de extrema importância, já que está intrinsecamente ligada à nossa segurança, evitando riscos de queimaduras e acidentes. Além disso, o plástico em contato com altas temperaturas libera uma substância chamada bisfenol, que pode ser prejudicial à saúde.  

Resistência

A resistência diz respeito a quanto o copo descartável suporta a choques, compressão e demais deformações.

Os copos descartáveis resistentes geram menos descartes e, por consequência, menos lixo e mais economia. Além disso, são os mais indicados e funcionam melhor quando há uso de dispenser no local.

Portanto, verificar se a marca passou por testes do INMETRO e possui selos que certificam sua qualidade é uma maneira de assegurar uma boa compra.

Opções sustentáveis

O copo plástico descartável é um dos maiores vilões do meio ambiente, pois polui rios, mares e oceanos, quando não é descartado da maneira correta para a reciclagem.

Com isso em mente, diversas alternativas ao plástico tradicional utilizado em copos descartáveis surgiram nos últimos anos, sendo uma delas a criação de copos biodegradáveis e copos de papel.

copos descartáveis de papel

Uma das vantagens mais evidentes dessas opções é o curto período – se compararmos com os copos plásticos convencionais – que ele leva para se decompor: aproximadamente 2 anos para copo biodegradável e cerca de 18 meses para copos de papel. Para efeito comparativo: há estimativas de que os copos de plástico convencional tendem a ficar até 50 anos no ambiente até se decompor completamente.

Atenta às questões ambientais e sociais, a Contabilista sempre busca entender a necessidade de cada cliente para orientar na compra de produtos sustentáveis, que apresentam menores impactos ao planeta.

Conta com a gente para fazer escolhas que atendam às necessidades da sua empresa!