Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos: 4 boas práticas

Cortar gastos, aumentar as receitas e expandir a base de clientes estão entre os maiores desejos de todos os gestores e empreendedores. No entanto, outras metas e fatores precisam ser colocados em prioridade para que um negócio consiga alcançar o sucesso. Entre eles, está a sustentabilidade.

Uma pesquisa feita recentemente pela Union + Webster mostrou que quase 90% dos brasileiros preferem adquirir um produto ou serviço de uma empresa sustentável; outros 70% dos entrevistados estão dispostos, inclusive, a pagar mais para ter a certeza que a empresa com quem estão fazendo negócios se importa e possui esforços para preservar o planeta.

Ou seja, para expandir ainda mais seu ramo de atuação e conseguir melhores resultados, isso terá que ser uma prioridade para você e o seu negócio. Uma boa forma de iniciar esse compromisso é adotar boas práticas para tornar a sua cadeia de suprimentos mais sustentável. Afinal, em muitos casos ela é a espinha dorsal de um empreendimento, tendo contato com diversos setores e demais empresas e indivíduos que se relacionam com a empresa.

Pensando nisso, criamos este artigo para lhe ajudar a tornar o seu supply chain mais ecológico e benéfico para os seus clientes e comunidade em geral.  

1. Escolha fornecedores comprometidos com a causa ambiental

Assim como uma boa estruturação de uma cadeia de suprimentos começa pelos fornecedores que farão parte dela, a adoção de práticas sustentáveis também está ligada a estes parceiros de negócio.

Independente do ramo de atuação do seu empreendimento, é muito provável que ele dependa do fornecimento de matérias-primas e demais produtos e insumos feitos por outras empresas. Por isso, de nada adianta buscar formas de reduzir o impacto ambiental e continuar consumindo produtos e serviços de outras empresas que não compartilham desta causa.

Escolha empresas que também tenham a sustentabilidade como uma de suas prioridades para serem os seus fornecedores. Você pode buscar por companhias que possuem selos ou certificações ambientais, ou então que promovam iniciativas que melhorem a qualidade de vida e preservação ambiental dos locais onde estão inseridas. Como dica, você pode dar uma olhada na seleção de produtos sustentáveis em nosso site.

produtos recicláveis organizados em caixotes

2. Mapeie todas as suas operações

Dependendo do tamanho e área de atuação da sua empresa, é possível que o seu supply chain seja extenso e afete diversas áreas. Por isso, é importante mapear cada uma dessas etapas e verificar quais os possíveis impactos e danos que elas podem causar.

Existe a possibilidade de diminuir o consumo de um insumo poluente na produção dos produtos ou na execução dos serviços que você oferta no mercado? Seu grupo de colaboradores pode reduzir o consumo de determinados materiais? É possível substituir determinado produto por uma opção biodegradável?

Responder essas e outras perguntas que podem gerar boas práticas sustentáveis só será possível quando você tiver um bom entendimento sobre a situação atual da sua cadeia de suprimentos.

3. Atenção para o descarte de lixo e demais materiais

Um fator que todas as empresas possuem em comum é a produção de resíduos. Por isso, realizar a coleta seletiva e descartar o lixo corretamente é essencial para o meio ambiente. Dessa forma, além de gerar renda para catadores que sobrevivem dessa atividade, também contribuímos para a redução da poluição do meio ambiente. Aproveite, conheça e faça parte do ReCiclo, o programa de reciclagem de resíduos de suprimentos de escritório da Contabilista. 

colaborador descartando corretamento o lixo da empresa

4. Aja de acordo com os ODS

Buscar uma maior preservação ambiental é uma ótima forma de tornar a sua empresa mais sustentável, mas este é apenas o primeiro passo. Para expandir ainda mais a sua excelência nesta área, você pode ter como meta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU.

Os ODSs foram criados em 2012, e tem como objetivo estabelecer boas formas de empresas e a sociedade em geral lidar com os desafios ambientais e econômicos do nosso tempo. Entre eles, estão o combate às mudanças climáticas e desigualdades sociais e econômicas, além de promover a inovação e o consumo sustentável.

Buscando formas de incluir esses princípios na sua cadeia de suprimentos, você garante que o seu empreendimento seja capaz de proporcionar uma sociedade mais justa onde haja as condições necessárias para o seu negócio crescer.

Fonte(s):

Linkana e SB Sustainable Business Solutions.