Qual a diferença entre scanner e copiadora?

Copiar e digitalizar documentos é parte da rotina de muitas empresas. Porém, é comum encontramos usuários que ainda têm dúvidas sobre as funções de um scanner e de uma copiadora. Não é raro vermos pessoas comprando um produto achando que estão levando outro.

Além disso, hoje não é mais necessário ter um aparelho específico para cada coisa. Muitas multifuncionais incorporam as duas funções em um só equipamento, o que facilita bastante. Neste artigo, explicaremos os propósitos de cada uma dessas funções para que não reste mais nenhuma dúvida sobre o tema.

Qual a diferença entre scanner e copiadora?

A principal diferença entre ambos está no resultado obtido. Enquanto um scanner faz cópias digitais de documentos, uma copiadora consegue reproduzir uma versão impressa. Em outras palavras, se você busca a digitalização de documentos, opte por um scanner ou uma multifuncional com esse recurso. Agora, se a ideia é tirar cópias de documentos físicos e você precisa deles impressos, então opte por uma copiadora.

Qual equipamento escolher?

Esse é outro aspecto importante a ser considerado. Equipamentos específicos costumam ser mais caros, mas isso se justifica pelo fato de eles conseguirem entregar resultados de melhor qualidade. 

Por exemplo, é o caso do poderoso scanner de mesa ADS-2800W, da Brother. Ele é capaz de digitalizar páginas frente e verso simultaneamente e conta com bandeja que suporta até 50 páginas. Ele entrega ainda digitalizações com resolução óptica de 600 x 600 dpi e, segundo o fabricante, é capaz de digitalizar até 30 páginas por minuto.

Essa seria uma ótima opção para quem digitaliza um grande volume de documentos, mas não seria a escolha mais interessante para um escritório que só utiliza essa função eventualmente. Nesse caso, uma multifuncional como a Ecotank L3150, da Epson, pode apresentar uma melhor relação custo-benefício.

O modelo da Epson funciona como scanner, sendo capaz de digitalizar documentos, porém também tem a função de impressora e copiadora. Assim, ao colocar um documento sobre a mesa do scanner, a máquina é capaz de copiá-lo e entregá-lo das duas formas: seja digital ou impressa. 

Recursos extras que fazem a diferença

Além de saber qual produto tem as características mais interessantes para atender as suas necessidades, é importante ficar atento também aos recursos extras. Alguns prometem facilitar a vida do usuário ao simplificar tarefas enquanto outros podem parecer interessantes em um primeiro momento, mas pouco úteis se não couberem na sua rotina de uso.

É o caso dos dispositivos que se comunicam via Wi-Fi. É cada vez maior a demanda por impressoras e multifuncionais que se conectem à uma rede ou a um PC sem a necessidade de cabos. Esses modelos custam um pouco mais, mas entregam um diferencial de praticidade em relação a aqueles incompatíveis com esse recurso. Em alguns modelos com Wi-Fi até mesmo celulares podem se conectar às impressoras e copiadoras para imprimir.

Já no caso dos scanners alguns se destacam por virem acompanhados por softwares de edição de imagens mais poderosos. Para quem não possui nenhum aplicativo do gênero, a inclusão desse tipo de conteúdo no pacote é bastante útil, mas para quem já trabalha com serviços como o Adobe Photoshop, por exemplo, a utilização será bastante limitada.

Por fim, observe a velocidade de operação. Empresas que possuem altas demandas, seja de impressão, cópias ou digitalização, precisam recorrer a máquinas que automatizem parte do processo. Bandejas com maior capacidade de páginas e opções digitalização e impressão frente e verso entram na lista de itens pelos quais pode valer a pena investir um pouco mais.