5 melhores scanners para advogados e escritórios de advocacia

A digitalização de documentos é uma realidade nas mais diversas áreas. Entretanto, segmentos como a advocacia passam hoje por um processo de transição: como muito do trabalho se baseia em provas físicas, o uso de um scanner se mostra essencial. Mas quais são os melhores scanners para advogados?

A lista de opções é extensa e a faixa de preço é bastante variável. Há os scanners que estão inclusos nas impressoras multifuncionais e há também modelos específicos, sejam eles portáteis ou de maior resolução. Nesse artigo, listamos cinco modelos de scanner que podem fazer a diferença no dia a dia do seu escritório de advocacia. Afinal, esse é um equipamento indispensável, sem o qual um advogado não consegue viver hoje em dia.

1. Scanner portátil Brother DS620

A primeira sugestão da nossa lista é o modelo portátil DS620, também da Brother. Ele é certamente um dos aparelhos com valor mais acessível do mercado, mede menos de 30 centímetros de comprimento e pesa pouco menos de 400 gramas — muito fácil de se levar numa bolsa ou mochila. Para se conectar ao computador ele utiliza um cabo USB comum.

A versatilidade desse modelo é um dos seus diferenciais. Ele é indicado para digitalização de faturas, fotos, documentos e recibos. Segundo informações do fabricante, ele o DS620 tem um ciclo diário de até 100 páginas digitalizadas, podendo entregar digitalizações com resolução máxima de 600 x 600 dpi ou 1.200 x 1.200 dpi com interpolação.

2. Scanner portátil Brother DS720D

Outro modelo interessante e fácil de carregar a todo lugar, seguindo a mesma linha, é o DS720D, da Brother. Ele tem características muito similares à versão anterior, mas com um diferencial que pode fazer você ganhar um bom tempo: ele tem a capacidade de scanear documentos frente e verso simultaneamente.

Tanto o tamanho, quanto o peso e os detalhes técnicos são os mesmos. O DS720D conta ainda com softwares dedicados, desenvolvidos pela empresa para dar mais agilidade ao trabalho. São eles: Nuance PaperPort 12 SE, Presto PageManager 9, Presto BizCard 6, DSMobile Capture, Button Manager V2 e BR-Receipts. 

Um modelo perfeito para o profissional dinâmico, que precisa de um scanner poderoso que caiba perfeitamente em uma pasta ou uma maleta executiva.

3. Scanner de mesa Brother ADS-1000W WiFi

Já para quem busca um modelo mais robusto, o melhor caminho é recorrer aos scanners de mesa. O ADS-1000W WiFi, da Brother, é a versão que apresenta a melhor relação custo-benefício nesse sentido. Para começar, ele conta com um alimentador de documentos que suporta até 20 páginas.

Além disso, ele se comunica com mais de um dispositivo simultaneamente graças à compatibilidade com WiFi. Segundo a fabricante, o ciclo diário de trabalho pode chegar às 500 páginas. As dimensões são de 28,5 cm (largura) x 8,4 cm (altura) x 10,4 cm (profundidade) e o peso é de 1,5 quilo.

4. Scanner de mesa Brother ADS-1500W WiFi

A usabilidade de um scanner é um dos aspectos que mais geram reclamações entre os usuários. Nem todos apresentam uma interface simples e intuitiva e, por essa razão, ter opções de atalho diretamente no aparelho pode facilitar bastante o trabalho. Esse é o caso do scanner de mesa ADS-1500W WiFi, da Brother.

Em relação ao modelo anterior, ele conta com um display LCD touch de 2,7 polegadas. Isso permite o controle de múltiplas ações a partir do próprio aparelho, sem a necessidade de usar softwares específicos diretamente em um notebook ou PC. Os arquivos digitalizados podem ser enviados automaticamente para um FTP, para uma rede, para um servidor de e-mail ou para um pendrive USB, além de aplicativos na nuvem e até mesmo celulares.

5. Scanner de mesa Brother ADS-2200

Fechando a nossa lista, temos como sugestão o scanner de mesa ADS-2200, da Brother, um dos mais poderosos do mercado na atualidade. Além de digitalizar documentos, ele também consegue fazer backups de forma rápida e segura. Seu sistema de digitalização permite scanear páginas frente e verso simultaneamente.

Conectado ao PC via cabo USB, segundo a fabricante ele tem um ciclo máximo de trabalho de até 3 mil páginas por dia. Esse modelo é voltado para escritórios maiores, nos quais há uma grande demanda por esse tipo de tarefa. O aparelho pesa cerca de 2,5 quilos e suas dimensões são de 29,9 cm (largura) x 20,6 cm (altura) x 17,8 cm (profundidade).